18/05/2015 às 17h41min - Atualizada em 18/05/2015 às 17h41min

SYSTAX REALIZA 2ª EDIÇÃO DE PESQUISA INÉDITA COM 1087 EMPESAS PARA IDENTIFICAR NÍVEL DE MATURIDADE NO GERENCIAMENTO DE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS

Fernanda Monteiro

São Paulo, 18 de maio de 2014 – Com o objetivo de alertar as empresas sobre a importância de processos que automatizem as validações de notas fiscais eletrônicas e para entender como é conduzido este cenário a Systax, empresa de inteligência fiscal e única detentora de um acervo de mais de 2 milhões de regras tributárias, pesquisou minuciosamente 1087 empresas para realizar esse estudo.

            Os resultados chamam a atenção, nessa segunda pesquisa sobre o “Recebimento e gerenciamento de Nf-e”. As notas fiscais ainda não estão tendo o tratamento adequado e o risco de se receber uma penalização imposta pelo Fisco é grande, bem como pagar impostos de forma errônea, além de deixar de obter créditos quando possível. Mesmo as questões mais básicas, ligadas à obrigação do armazenamento de documentos eletrônicos, pouco evoluíram com base na primeira edição da pesquisa, realizada em 2013. Além disso, foi possível detectar problemas críticos como a falta da validação e o cuidado com a integridade das notas fiscais.

            A questão da qualidade da informação tributária, objetivo do SPED, também continua como um grande problema para a maioria das empresas pesquisadas, “além daqueles que não conferem as informações das NF-e recebidas, há um grande percentual de erros detectados pelas empresas que executam esta tarefa – apenas 4,37% das empresas não encontraram problemas nas NFe que recebem!”, alerta o diretor da Systax, Fábio Rodrigues.

            A pesquisa aborda também a preparação das empresas para a Manifestação do Destinatário, cruzamentos entre XMLs e escrituração fiscal, adoção do CT-e, Eventos da NF-e, erros de NCM nas NF-e recebidas, multas já recebidas, dentre outros problemas observados.

            Tendo em vista a importância das notas fiscais eletrônicas, uma vez que serão utilizadas para geração dos SPED’s, é fundamental que as empresas avaliem seus processos de forma a garantir a guarda, validade, integridade e qualidade das informações. Segundo a pesquisa, esses pontos ainda não são vistos como relevantes por uma parcela das empresas que contribuíram com a pesquisa.

            Cerca de 59,83% das empresas realizam ainda procedimentos manuais para validação e armazenamento de suas NF-e. 66,38% afirmam já terem recebido alguma NF-e inválida, cancelada, denegada ou com algum problema. “Quase 1 ano e meio da data em que realizamos a primeira edição dessa pesquisa, constatamos que o quadro pouco evoluiu, as empresas ainda não se deram conta das preocupações que devem ter com seus documentos fiscais eletrônicos”, finaliza Rodrigues.

Veja a pesquisa na íntegra:http://www.systax.com.br/info-obter?opcao=inf_08

 

Sobre a Systax

A Systax Sistemas Fiscais acompanha diariamente as mudanças da legislação tributária para garantir a atualização constante dos parâmetros fiscais nos diversos ERPs e sistemas fiscais. Também valida as informações tributárias constantes da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), permitindo a correta geração do SPED. Para tanto, mantém uma base de dados com mais de 2 milhões de regras fiscais estaduais, federais e municipais, abrangendo ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS e IPI. Veja mais: www.systax.com

Para maiores informações

Assessoria de imprensa:

Ideia da Coisa Comunicação

11 3713-8160

Juliana Garcia

11 9 8209-8903

juliana@ideiadacoisa.com.br

 

Fernanda Monteiro

11 9 8532-4411

fernanda@ideiadacoisa.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »