18/05/2015 às 12h26min - Atualizada em 18/05/2015 às 12h26min

Profissionalização de publishers traz maturidade para o mercado

Plataformas e anunciantes investem em parcerias para aproveitar o potencial destes profissionais e aumentar vendas

Vivian Giuzio

A velocidade de mutação da internet impactou diretamente na atuação dos publishers (blogueiros e empreendedores digitais) no mercado digital. Com a evolução do setor, os empreendedores digitais ganharam mais oportunidades e podem explorar, além dos blogs, ferramentas como mídias sociais, portais e sites. A profissionalização trouxe credibilidade e os anunciantes já enxergaram o poder de persuasão dos publishers e cada vez mais apostam neste novo formato de negócio, o marketing de afiliação, como complemento às estratégias de divulgação convencionais.

Para a diretora da Afilio, plataforma de afiliação que participará da 3ª edição do Afiliados Brasil, evento pioneiro do setor, Nathália Righi, o mercado de performance está crescendo no Brasil e um dos pontos evidentes é a especialização dos publishers, que contribuem para tornar o segmento mais maduro e ativo com o uso de melhores ferramentas e práticas.

“Algumas pesquisas mostram que nos Estados Unidos 23% das vendas passam por redes de afiliação, enquanto que no Brasil o número é de aproximadamente 5%, fica claro, que o mercado ainda tem muito potencial para crescimento. E um dos fatores que contribuem significativamente para isto é a profissionalização dos publishers. A criação de campanhas personalizadas, considerando toda a vivência do usuário e todos os dispositivos utilizados do primeiro momento de impacto, até o momento da compra, também já começam a ser uma realidade”, explica a diretora.

O diretor da rede de afiliação CityAds, Vladimir Prestes, também enxerga as mudanças dos publishers e acredita que esta é uma consequência do amadurecimento do mercado de afiliação. “Já existem no Brasil plataformas tecnológicas de ponta para ajudar os afiliados a desenvolverem suas atividades e há um grande potencial de expansão para as lojas online e também para os afiliados”.

O aperfeiçoamento das ferramentas é outra questão levantada por Prestes. Para ele, suportes atualizados, com boas ofertas de anunciantes e os avanços tecnológicos das ações de retargeting, ou abandono de carrinho por e-mail, podem ajudar os afiliados a criar um vínculo lucrativo com campanhas ativas.

Já a diretora da Afilio acredita que o ponto chave é sempre aprimorar os recursos e melhorar a comunicação com os afiliados. “Muitas vezes o publisher não sabe qual o melhor formato de campanha ou quais as campanhas mais interessantes de acordo com o site/blog dele. Nessa hora, a plataforma de afiliação ganha destaque porque pode analisar caso a caso e assessorá-lo na otimização das campanhas. Um relacionamento mais próximo e humano entre os afiliados, a rede e os anunciantes também é essencial para o desenvolvimento de uma campanha de boa performance e de crescimento saudável”, completa.

Esta e outras discussões acerca do mercado digital serão debatidas no Afiliados Brasil, que acontece de 28 a 30 de maio, em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças. O evento é pioneiro no setor e tem o objetivo de mostrar o potencial deste mercado e reunir empreendedores digitais, plataformas, anunciantes, agências, publicitários e todo o tipo de usuário que busca conhecer melhores práticas e estratégias de sucesso.

Sobre o Afiliados Brasil - www.afiliadosbrasil.com.br
Pioneiro, o Afiliados Brasil - Congresso Brasileiro de Marketing de Afiliação tem o objetivo de  mostrar o potencial deste mercado e reunir empreendedores digitais, plataformas, anunciantes, agências, publicitários e todo o tipo de usuário que busca conhecer melhores práticas e estratégias de sucesso. No Afiliados Brasil, os participantes têm acesso a profissionais que detém estratégias e produtos de alta performance e que inspiram os empreendedores digitais; assistem cases de marketing digital e internet que servirão como ferramenta de capacitação para a criação de produtos, monetização de projetos e, até mesmo, para a abertura de novos programas de afiliados. Além de palestras educativas e promoção sistemática de networking, a programação inclui a Expo Afiliados, área com estandes de produtos e serviços relacionados ao marketing de afiliação. Em 2015, o Afiliados Brasil acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

Sobre o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados - www.ibmafiliados.com.br
O Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados - IBMAfiliados é uma entidade representativa e catalisadora para o setor. Tem como missão promover educação e pesquisa para o desenvolvimento do mercado digital. Na sua linha de frente estão ações, tais como,  treinamentos presenciais e à distância, eventos de aprimoramento profissional, criação de oportunidades para networking, geração de conteúdo, pesquisa e aproximação entre os três principais atores deste segmento: afiliados, anunciantes e plataformas.

Assessoria de Imprensa – Afiliados Brasil/ IBMAfiliados
Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada
www.conteudoempresarial.com.br
11 - 3230-7434 / 13 – 3304.7437 - 3304.7438

Atendimento à Imprensa:
Vivian Giuzio
vivian@conteudoempresarial.com.br
13- 9 9621-6622
SKYPE: vivian_giuzio


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »