18/05/2015 às 11h33min - Atualizada em 18/05/2015 às 11h33min

Perspectivas para o mercado de cartões co-branded e private label em 2015

Segundo dados da Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), em 2022, os negócios gerados por estes cartões devem atingir juntos a marca de R$ 293 bilhões

Dezoito Comunicação

Em um primeiro momento, associamos os cartões a apenas duas modalidades: crédito e débito. No entanto, nos últimos anos, duas expressões passaram a fazer parte do dia a dia deste universo: Co-branded e Private Label. Mas, se você acha que não sabe do que se trata, elas estão mais presentes na sua vida do que você imagina.

Cartões Private Label são aqueles concedidos pelo varejista e destinados às compras feitas em uma determinada loja, que os emite em parceria com um banco ou financeira. Entre os benefícios por eles oferecidos estão descontos, parcelamentos com prazos maiores, ofertas especiais, podendo ser de uso restrito ao estabelecimento, dentre outros. Já o Co-branded é um produto financeiro que não se restringe à uma loja em especial. Ele pode incluir benefícios do próprio banco ou da financeira emissora e pode estar afiliado a outras lojas ou instituições, além de oferecer vantagens relacionadas ao próprio parceiro emissor como: descontos, programas de pontos e milhagem e maior abrangência na utilização.

Os números chamam a atenção. Em 2010, a estimativa de faturamento para o mercado brasileiro de cartões de crédito e débito era de R$ 444 bilhões. Para 2015, este número pode chegar a R$ 1,1 trilhão.

Dados da Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) mostram que, em 2022, os negócios gerados pelos cartões Private Label e Co-branded devem atingir juntos a marca de R$ 293 bilhões. “Nos últimos cinco anos, este segmento teve um crescimento médio de 17%. Com isto, percebemos que o setor apresenta um grande potencial de mercado e deve seguir em expansão”, comenta a diretora de Cartões e Adquirência da Sorocred, Marcela Vertuan.

Ainda de acordo com a ABECS, os cartões Private Label estão em crescimento no segmento do varejo e representam 12% do faturamento total dos cartões de crédito no Brasil. “A título de comparação, aqui na Sorocred, os Private Labels representam 50% da nossa carteira. Somos especialistas em atender o pequeno e o médio varejo nas suas necessidades de crédito e no aumento do poder de compra dos seus consumidores. Apesar das incertezas econômicas, o crescimento em 2014 foi mais do que o dobro do mercado e 2015 já abriu com números bem acima do ano anterior. Posso afirmar que estamos com um portfolio de produtos mais completo para o atendimento ao varejista”, complementa Marcela.

Segundo a executiva, lojistas de todos os portes têm vantagens ao optar tanto por um quanto por outro tipo de cartão. “A loja que opta pela emissão de um cartão de crédito pode gerar aumento do poder de compra e do prazo ao consumidor final, além de aumentar o faturamento, criar maior fidelização dos clientes (ao decidirem fazer novas aquisições, como eles já possuem o cartão da loja, têm a preferência pela marca) e, ainda, antecipar as suas vendas ou investir os recebíveis a taxas acima do mercado. O varejista também consegue oferecer parcelamento e financiamentos com taxas mais baixas e prazos mais longos, independentemente de parcerias ou da autorização de agentes financeiros, e ainda consegue atender uma parcela da população que não é bancarizada”, contemporiza a executiva.

E para os clientes da Sorocred? “Em ambas a modalidades, os portadores têm até 40 dias para pagar sem juros; parcelamento das compras em até 18 vezes; não há anuidade, apenas a cobrança de uma taxa nos meses em que houver utilização; recarga de celular (opcional); crédito rotativo, parcelamento do saldo devedor, pagamento de contas pelo celular, consultas de SMS, seguros para atender a necessidade dos clientes e, também, o cartão mesada (adicional com valor limitado e utilização restrita conforme escolha do cliente)”, finaliza a diretora.

Sobre a Sorocred

Fundada em 1990, a Sorocred é especializada em produtos e serviços voltados para a nova classe média brasileira. São mais de 30 modalidades entre cartões, linhas de crédito, investimentos e seguros.

Saiba mais contatando a nossa central de relacionamento pelo telefone 0800 55 55 15 (24 horas por dia, 7 dias por semana) ou no site www.sorocred.com.br.


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