13/04/2012 às 22h39min - Atualizada em 18/04/2012 às 22h39min

UP3, traz no elenco 45 atores com síndrome de down

Montagem será encenada no Teatro Dias Gomes, aos domingos

Sylvio Novelli e Fausto Cabral

O objetivo parece simples: fazer as atividades teatrais acessíveis a qualquer pessoa. Porém, reunir num mesmo palco grupos de atores formados por 45 alunos com Síndrome de Down é um desafio que raros grupos de teatro encaram. E foi há cerca de nove anos que a Oficina dos Menestreis – criada no início dos anos noventa e dirigida pelos atores Deto Montenegro e Marco André Brandão de Magalhães, o Candé, seguindo o método de treinamento artístico dos musicais de Oswaldo Montenegro – decidiu fazer dessa atividade inclusiva uma marca registrada de seu trabalho.
Nos dias 22 e 29 de abril e 6, 20 e 27 de maio o público terá a chance de conferir o resultado desse trabalho com temporada do espetáculo, UP3, que traz em seu elenco jovens atores com Síndrome de Down, além de menestréis convidados. Todas as sessões acontecem no Teatro Dias Gomes, com direção assinada por Deto Montenegro.

Concepção e Sinopse
UP 3 é o terceiro musical do Projeto UP, da Oficina dos Menestréis e traz um elenco formado por um grupo de 45 alunos com Síndrome de Down, com idade entre 14 e 24 anos. Depois de oito meses de treinamento e ensaios, o grupo vai mostrar o resultado artístico deste processo criativo, repleto de descobertas, risadas, experiências, arte e muito afeto.
No musical, o grupo encenará diversas esquetes e coreografias com música ao vivo e convidados especiais. Diversão, encantamento, autenticidade são a marca deste musical que há três anos inova com informações e reflexões sobre inclusão da pessoa com deficiência por meio do teatro musical feito pelos menestréis.

Cenas:

Projetos sociais – Além do UP 3, em 2012 Oficina dos Menestréis conta com outros três trabalhos voltados para inclusão por meio da arte. Good Morning Mixturéba, que estreou no início de abril e econtinua em cartaz no Teatro Dias Gomes foi o primeiro. Em cena, elenco formado por cadeirantes e deficientes visuais. No segundo semestre serão mais duas estreias: “Juntos”, que possibilita que jovens em situação de risco sejam incluídos por meio de treinamento artístico e “Maturidade”, somente com atores com idade acima de 50 anos. Desde 2009, estes Projetos Sociais recebem o apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo Fiscal - Rouanet.

OFICINA DOS MENESTRÉIS
Em 1981, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro passou a trabalhar com um novo método para dirigir seu elenco de atores, cantores e bailarinos, a fim de atingir maior agilidade, maior noção de conjunto e atenção redobrada dos atores. Desta maneira, ele criou alguns exercícios baseados no método do reflexo e atenção para o treinamento de seus elencos.
Deto Montenegro, irmão e ator de suas peças, desenvolve e adapta para profissionais de todas as áreas este treinamento artístico, acreditando que o desenvolvimento do reflexo, da percepção e da capacidade intuitiva melhora as condições de vida do indivíduo. Em 1986, monta sua primeira turma de Teatro Musical no Rio de Janeiro, estabelecendo um trabalho de sucesso nos anos seguintes. Em 1991, desembarca em São Paulo junto com a Companhia Oswaldo Montenegro, criando sua primeira turma na cidade, que resultou no musical “Noturno”, em cartaz até hoje na cidade de São Paulo.
Em 1993, Deto Montenegro estabelece sociedade com o ator Marco André Brandão de Magalhães, o Candé, que desde 1987 acompanha-o e estuda o treinamento, como aluno, até 1990 e, como professor, a partir de 1991. Cria-se dessa sociedade a Oficina dos Menestréis, foca em teatro musical linguagem original e vocabulário próprio, contribuindo para a formação de público para o gênero..

FICHA TÉCNICA
Direção e Concepção:
Deto Montenegro
Textos incidentais: Igor Pires
Músicas: Oswaldo Montenegro
Assistente de direção: Anne Ramos
Elenco: alunos do Projeto UP da Oficina dos Menestréis
Convidados: Paulinho Dias, Juliana Caldas, Eric Tanaka, Yan Montenegro

SERVIÇO
Dias 22 e 29 de abril e 6, 20 e 27 de maio
Domingos, às 16h30
Classificação: 10 anos
Duração: 60 minutos
Ingressos
promocionais no valor de R$20,00, com apresentação da carteirinha da Oficina dos Menestréis, que pode ser impressa pelo site: www.oficinadosmenestreis.com.br

TEATRO DIAS GOMES
Rua:
Domingos de Morais, 348, Vila Mariana. Estação Ana Rosa do Metrô
Tel: 5575-7472


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »