03/08/2012 às 13h50min - Atualizada em 03/08/2012 às 13h50min

FESTIVAL DE CINEMA JUDAICO TRAZ DESTAQUES DA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS INÉDITOS NO BRASIL

Realizado pela Associação A Hebraica de São Paulo, Festival terá exibição de filmes inéditos em sete salas da cidade

DEA - imprensa


O Festival de Cinema Judaico de São Paulo chega a sua 16ª edição e será realizado entre os dias 6 e 12 de agosto reunindo as melhores produções do mundo sobre o universo judaico. Entre obras de ficção e documentários, serão mais de 40 filmes de diversos países, como Israel, EUA, Canadá, Alemanha, França, República Tcheca, Croácia, Polônia, Ucrânia, Argentina e Brasil.

Como todos os anos, o Centro de Cultura Judaica integra a programação do projeto encabeçado pelo clube A Hebraica, e apresenta filmes que conversam com o tema central do Festival, buscando sempre refletir a cultura judaica. A parceria não vem de hoje. O Centro possui, ao longo de sua trajetória, a tradição de promover festivais de cinema que abordam a temática judaica, sendo responsável pela Mostra Audiovisual Israelense, que teve sua 5ª edição realizada em junho de 2012 e que privilegia as produções contemporâneas de Israel.

Este ano, o Centro destaca dois recortes dentro da programação oficial: uma retrospectiva da obra dos irmãos Heymann e filmes onde a temática é o olhar para a memória, como por exemplo, “O Apartamento” (The Flat), de Arnon Golfinger, e “Os Fantasmas do Terceiro Reich” (The Gosts of the Third Reich), de Claudia Erlich Sobral. Após as exibições programadas para os dias 11 e 12/08, a diretora conversa com o público do Centro de Cultura Judaica.

Entre irmãos

Os filmes dos irmãos Tomer e Barak Heymann retratam temas de forte orientação política e social, sempre explorados a partir de sua dimensão pessoal. Premiados em diversos festivais internacionais, seus filmes despertam a inquietude, “algo que esteve sempre presente ali, bem ao nosso lado, mas de que não falamos, que não queremos ver”, nas palavras de Hugo Casarini, programador da seleção.

Da intolerância presente já na tenra infância entre os moradores de Israel e da Palestina às paixões da terceira idade, do amor homossexual entre jovens alemães e israelenses à exclusão proposta por determinados grupos religiosos, os documentários dos irmãos Heymann mostram uma realidade que está à margem da nossa visão cotidiana. Quem for ao Centro de Cultura Judaica poderá conferir, entre outras produções exibidas, “O Samaritano Solitário” (Lone Samaritan), que ganhou, este ano, o prêmio de melhor filme de Direitos Humanos no Festival de Cinema The Best of Fest, nos Estados Unidos, e de filme mais criativo em 20 11 no festival de Cinema de Direitos Humanos de Paris. Outro destaque é o premiado “I Shot My Love”, coprodução Israel/Alemanha que narra uma história do diretor Tomer Heymann e seu romance com um dançarino alemão. No dia 10/08, os irmãos diretores estarão no teatro do Centro para debater com o público.


Documentários da memória

Os outros cinco documentários apresentados pelo Centro dentro do 16º Festival de Cinema Judaico têm em comum propor reflexões sobre a forma como atribuímos sentido à herança que trazemos do passado. Produções de qualidade indiscutível trabalham a memória por diversos meios como a investigação que o diretor Arnon Goldfinger realiza em busca dos rastros da sua avó em um apartamento de Tel Aviv, ou pela tentativa do diretor Daniel Edelstyn em restabelecer a destilaria de vodka de seu bisavô, na Ucrânia, ou, ainda, pelas angústias e traumas que trazem os descendentes de oficiais nazistas, em “Os Fantasmas do Terceiro Reich”, de Claudia Ehrlich Sobral.

O Festival tem exibições em sete salas – A Hebraica (duas salas), Cinemark Higienópolis, CineSesc, Centro de Cultura Judaica, Teatro Eva Herz e Museu da Imagem e do Som (MIS) – e traz para o público diversas produções que apresentam temas, idiomas e estilos, que evidenciam a heterogeneidade do cinema e, principalmente, dos documentários.

GRADE CENTRO DA CULTURA JUDAICA
*Presença de diretores estrangeiros após a exibição dos filmes:
10/08 – Irmãos Heymann
11 e 12/08 - Claudia Ehrlich Sobral

4ª f - 8/8

5ª f - 9/8

6ª f - 10/8

sáb - 11/8

dom – 12/8

     

A vida através
das Fotos

Sobre Futebol
e Barreiras

O Samaritano
Solitário

Alfonso
Dançante

Como
Reestabelecer o
império da Vodka

I Shot my Love

Os Fantasmas
do Terceiro Reich*

O Apartamento

Minha Vila
+
Ponte Sobre Wadi

O Fim da História*

Os Fantasmas
do Terceiro Reich*

 

  GRADE CENTRO DA CULTURA JUDAICA
*Presença de diretores estrangeiros após a exibição dos filmes:
10/08 – Irmãos Heymann
11 e 12/08 - Claudia Ehrlich SobralGRADE CENTRO DA CULTURA JUDAICA
*Presença de diretores estrangeiros após a exibição dos filmes:
10/08 – Irmãos Heymann
11 e 12/08 - Claudia Ehrlich SobralGRADE CENTRO DA CULTURA JUDAICA
*Presença de diretores estrangeiros após a exibição dos filmes:
10/08 – Irmãos Heymann
11 e 12/08 - Claudia Ehrlich SobralABAIXO, LEIA AS SINOPSES E VEJA OS TRAILERS DE TODOS OS FILMES EXIBIDOS NO CENTRO DA CULTURA JUDAICA.ABAIXO, LEIA AS SINOPSES E VEJA OS TRAILERS DE TODOS OS FILMES EXIBIDOS NO CENTRO DA CULTURA JUDAICA.ABAIXO, LEIA AS SINOPSES E VEJA OS TRAILERS DE TODOS OS FILMES EXIBIDOS NO CENTRO DA CULTURA JUDAICA.ABAIXO, LEIA AS SINOPSES E VEJA OS TRAILERS DE TODOS OS FILMES EXIBIDOS NO CENTRO DA CULTURA JUDAICA.ABAIXO, LEIA AS SINOPSES E VEJA OS TRAILERS DE TODOS OS FILMES EXIBIDOS NO CENTRO DA CULTURA JUDAICA.ABAIXO, LEIA AS SINOPSES E VEJA OS TRAILERS DE TODOS OS FILMES EXIBIDOS NO CENTRO DA CULTURA JUDAICA.ABAIXO, LEIA AS SINOPSES E VEJA OS TRAILERS DE TODOS OS FILMES EXIBIDOS NO CENTRO DA CULTURA JUDAICA.ABAIXO, LEIA AS SINOPSES E VEJA OS TRAILERS DE TODOS OS FILMES EXIBIDOS NO CENTRO DA CULTURA JUDA

ABAIXO, LEIA AS SINOPSES E VEJA OS TRAILERS DE TODOS OS FILMES EXIBIDOS NO  CENTRO DA CULTURA JUDAICA.

 

PARA CONSULTAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL, CLIQUE AQUI.

_______________________________________________________________________________________________________

RECORTE DE DOCUMENTÁRIOS 1 - SELEÇÃO

O APARTAMENTO (THE FLAT) - Veja o trailer

 

 

 

 

 

 

De Arnon Goldfinger
Israel, 2011, documentário, 97’
Exibição Digital
Legendas em português
Academia de Filmes Israelense 2011 – melhor documentário
Festival de Tribeca 2012 – melhor edição
Festival de Jerusalém 2011 – melhor diretor documentarista

Sucesso de público em Israel, esse documentário do diretor Arnon Goldfinger, leva a cabo uma investigação sobre sua própria história. Os avós de Arnon se mudaram da Alemanha para a Palestina, indo morar em um apartamento Bauhaus no meio de Tel Aviv, nos anos 30. O filme lida com os rastros deixados por sua avó no apartamento, trazendo uma impactante aventura, envolvendo inesperados interesses nacionais, uma amizade que cruza as linhas inimigas e emoções familiares profundamente reprimidas.
Data: 08/08
Horário: 20h30
Idade: a partir de 14 anos
Local: Teatro
Capacidade: 297 pessoas

COMO RESTABELECER O IMPÉRIO DA VODKA (HOW TO RE-ESTABLISH A VODKA EMPIRE) - Veja o trailer

De Daniel Edelstyn
Ucrânia e Reino Unido, 2011, 75’, documentário, cor
Exibição digital
Legendas em português
Festival de Cinema Judaico de Toronto 2012
Festival de Cinema Judaico do Reino Unido 2011
Festival de Cinema BFI Londres 2011

Documentário de destaque em que o cineasta Daniel Edelstyn se depara com os surpreendentes diários de sua avó, Maroussia Zorokovich, e se interessa por redescobrir as origens de sua abastada família judaica-ucraniana, encontrando uma antiga destilaria de vodka pertencente a seu bisavô.  O filme é uma viagem pelos tempos e pela memória, que propõe uma fina reflexão sobre a história dos judeus na Europa a partir de uma inesperada decisão de Daniel em recriar aquele que uma vez fora o glorioso império de vodka de seu bisavô.
Data: 10/08
Horário: 17h30
Idade: a partir de 14 anos
Local: Teatro
Capacidade: 297 pessoas

A VIDA ATRAVÉS DAS FOTOS (LIFE IN STILLS) - Veja o trailer

De Tamar Tal
Alemanha e Israel, 2011, 60’, documentário, cor
Exibição digital
Legendas em português
Prêmio de Melhor Filme – Festival Internacional de Cinema Docaviv 2011
Prêmio de Melhor Edição - Festival Internacional de Cinema Docaviv 2011
Grande Prêmio – Festival de Cinema TV Bar Montenegro 2011
Prêmio “Talent Dove” - Festival Leipzig DOK 2012
Festival de Cinema Judaico de Toronto Toronto 2012
Festival de Cinema Judaico de Bucareste 2012
Festival de Cinema Judaico de Berlin & Potsdam 2012

Aos 96 anos de idade, Miriam Weissenstein nunca imaginou que precisaria enfrentar um novo e duro capítulo em sua vida. Recebe, porém, uma noticia inesperada: a loja de fotografia onde trabalhara durante toda sua vida junto a seu falecido marido estava destinada a ser demolida. Decidida a batalhar pela loja e pelo quase um milhão de negativos que documentam os momentos decisivos da historia de Israel, Miriam estabelece uma relação de proximidade com seu neto, Ben. Nesta parceria, ambos embarcam numa emocionante viagem ao passado e numa luta pela memória.
Data: 11/08
Horário: 15h00
Idade: a partir de 14 anos
Local: Teatro
Capacidade: 297 pessoas

OS FANTASMAS DO TERCEIRO REICH (THE GHOSTS OF THE THIRD REICH) Veja o trailer


De Claudia Ehrlich Sobral
Italia, Austria, 2011, 52’, documentário, cor,
Exibição digital
Legendas em Português

Em que medida o legado do nazismo continua a nos assombrar hoje? Certamente, para filhos e netos de oficiais nazistas esse legado toma a dimensão de um trauma pessoal único. Nesse documentário, Claudia Sobral investiga, através de entrevistas, as angustiantes histórias dos descendentes de nazistas, a maneira como se confrontam com o passado de suas famílias e o sentimento de culpa que trazem consigo, bem como a tentativa em estabelecer uma distância com relação aos atos cometidos por seus antepassados.
Sessão de sábado será seguida de debate com Claudia Sobral e videoconferência entrevistado do filme
Data: 11/08 (as 20h30) e 12/08 (as 17h30)
Idade: a partir de 14 anos
Local: Teatro
Capacidade: 297 pessoas

SOBRE FUTEBOL E BARREIRAS - Veja o Trailer

De Arturo Hartmann/ Lucas Justiniano/ José Menezes/ J. Carlos Assumpção
Brasil, Israel e Palestina, 2011, 110’, documentário, cor,
Exibição digital
Em português
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2011
Mostra Internacional do Filme Etnográfico - Rio de Janeiro 2011
Festival Internacional de Cinema de Paraty 2011

Filmado durante a Copa do Mundo da África do Sul, o documentário retrata o cotidiano de judeus e palestinos tendo o futebol como pano de fundo. O filme trata de questões sobre identidades nacionais mostrando como o principal esporte do mundo influencia os conflitos da região.
Data: 12/08
Hora: 15h
Idade: a partir de 14 anos
Local: Teatro
Capacidade: 297 pessoas

RECORTE DE DOCUMENTÁRIOS 2 - OS IRMAOS HEYMANN – CASTING OUTCASTS

 

O SAMARITANO SOLITÁRIO (LONE SAMARITAN) – Veja o trailer

De Barak Heymann
Israel, 2010, 50’, documentário, cor
Exibição digital
Legendas em português
Prêmio de melhor filme de Direitos Humanos – Festival de Cinema The Best Of Fest
USA 2012
Prêmio de Documentário Mais Criativo – Festival de Cinema de Direitos Humanos Paris 2011
Prêmio de Melhor Documentário - FCJ Toronto 2010
Festival de Cinema PUFF Portugal 2012

Na pequena seita religiosa dos samaritanos, a assimilação de seus membros a outras crenças é duramente combatida. A atriz Sophie Tzedaka, de origem samaritana, e suas três irmãs são uma a uma excomungadas dessa pequena comunidade. Nesse documentário, o diretor Barak Heymann explora a comovente viagem de pai e filha, transcendendo todas as crenças: explora questões de fé e modernidade, o papel das mulheres na religião e o direito individual de forjar uma identidade independente, especialmente quando isso significa violar uma tradição.
Data: 08/08
Hora: 17h30
Idade: a partir de 14 anos
Local: Teatro
Capacidade: 297 pessoas

ALFONSO DANÇANTE (DANCING ALFONSO) – Veja o trailer

De Barak Heymann
Israel, 2007, 52’, documentário, cor
Exibicao digital
Legendas em português
Prêmio de Melhor Direção – Festival de Cinema e Documentário Chronograph Moldova 2010
Prêmio de Prata - Asiático – Festival de Cinema de Shanghai TV Festival 2008
Festival de Cinema e Documentário Israelense Estocolmo 2012
Festival de Cinema Judaico de Boston 2008

Alfonso é o dançarino líder de um grupo de flamenco, que ensaia nos subúrbios de Tel Aviv. A idade média do grupo passa dos 75 anos. Depois da morte de sua mulher, Alfonso começa a se interessar por Sima, uma dançarina do grupo, para o desprazer de seus filhos, que não conseguem aceitar o interesse do pai por outra mulher. Pouco após uma grande apresentação do grupo, Alfonso começa uma busca por uma nova mulher, tendo terminado com Sima. O documentário oferece um olhar novo para o mundo interior e desconhecido das pessoas mais velhas, e um olhar fresco sobre a busca sem fim de alguém para amar.
Data: 09/08
Hora: 17h30
Idade: a partir de 14 anos
Local: Teatro
Capacidade: 297 pessoas

MINHA VILA (MY VILLAGE) – Veja o trailer

de Tomer Heymann, Barak Heymann e Erez Heymann
Israel, 2006, 32’, documentário, cor
Exibição digital
Legendas em português

Na ocasião do aniversario de 70 anos da vila de Kfar-Yedidya, na qual nasceram e cresceram Tomer, Barak e Erez Heymann, eles foram convidados para fazer um documentário rendendo-lhe homenagem. Contrariamente às expectativas do comitê de organização, os irmãos Heymann escolheram mostrar a vila a partir do ponto de vista de seus anti-heróis. Assim, durante o processo de filmagem, depararam-se com o acirramento do conflito entre seu comprometimento com as ambições dos clientes e seu desejo artístico em retratar personagens cuja voz normalmente não é ouvida.
Data: 09/08
Hora: 20h30
Idade: a partir de 14 anos
Local: Teatro
Capacidade: 297 pessoas

PONTE SOBRE O WADI (BRIDGE OVER THE WADI) – Veja o trailer

De Tomer Heymann e Barak Heymann
Israel, 2006, 55’, documentário, cor
Exibição digital
Legendas em português
Prêmio da Audiência –FC One World Praga 2007
Prêmio de Ouro de Documentário Asiático - Shanghai TV Festival 2007
Festival de Cinema de Istambul 2011
Festival de Cinema Israelense de Montreal 2011
Festival de Cinema e Documentário Israelense de Budapeste 2011
Festival de Cinema Judaico de São Francisco 2008

Pela primeira vez em Israel um grupo de árabes e judeus decidem estabelecer em conjunto uma escola binacional e bilíngue em uma aldeia árabe. O filme acompanha o primeiro ano da escola e retrata, através de histórias pessoais, o quão complicado é criar um ambiente de coexistência contra a realidade conflituosa na qual essas crianças estão inseridas.
Data: 09/08
Hora: 20h30
Idade: a partir de 14 anos
Local: Teatro
Capacidade: 297 pessoas

O FIM DA HISTÓRIA (END OF THE STORY) – Veja o trailer

De Barak Heymann
Israel, 2011, 30’, com 2 episódios, documentário, cor,
Exibição digital
Legendas em português

Na serie de documentários Fim da História, o diretor Barak Heymann segue a historia de três divórcios, cada um em um diferente estágio do processo. Os heróis da série, Nili, Moti, Ilan e Liat, cada um em uma idade diferente, lidam com as mudanças dramáticas que afetam a eles e a suas famílias: o turbilhão de relacionamentos, a solidão e o amor.
Data: 10/08
Hora: 20h30
Idade: a partir de 14 anos
Local: Teatro
Capacidade: 297 pessoas

I SHOT MY LOVE – Veja o trailer

De Tomer Heymann
Israel e Alemanha, 2010, 70’, documentário, cor
Exibição digital
Legendas em português
Prêmio de Melhor Documentário – Festival de Cinema de Astra 2011
Prêmio de Melhor Documentário – Festival de Cinema de Zinegoak 2011
Festival de Cinema de TV Israelense Inglaterra 2012
Festival de Cinema Judaico de Barcelona 2011
FD Londres 2011

Setenta anos depois de seu avô escapar da Alemanha nazista para a Palestina, o diretor Tomer Heymann retorna ao país de seus ancestrais para apresentar seu filme Paper Dolls, no Festival Internacional de Filme de Berlim, e conhece um homem que vai mudar sua vida. Esse caso amoroso relâmpago se desenvolve em um relacionamento significativo entre Tomer e Andreas Merk, um dançarino alemão. Quando Andreas decide se mudar para Tel Aviv, tem que lidar não apenas com seu novo parceiro, mas também com complexa realidade da vida em Israel, seus sentimentos pessoais como cidadão alemão, e com a mãe de Tomer.
Sessão seguida de debate com os irmãos Heymann
Data
: 11/08
Hora: 17h30
Idade: a partir de 14 anos
Local: Teatro
Capacidade: 297 pessoas

[+] O CENTRO EM POUCAS PALAVRAS

• Está localizado na Rua Oscar Freire, 2.500. Fica aberto de terça a sábado, das 12h às 19h, e, aos domingos, das 11h às 9h.

• Oferece uma programação gratuita e articulada, em diferentes linguagens (artes cênicas e visuais, música, cinema e literatura), que busca instigar a reflexão sobre o que é a cultura judaica.

• Sua curadoria criteriosa seleciona atividades artísticas e cursos que evidenciam a face contemporânea de Israel.

• Promove a integração entre as culturas judaica e brasileira, além de contribuir para a diversidade cultural de São Paulo.

• Trabalha em sintonia com os conceitos de Cultura de Paz, definidos pela ONU, e Coexistência, que busca a igualdade, o respeito e a união entre povos e religiões.

• Com uma arquitetura marcante que remete à Torá (o livro sagrado do judeus), a sede do Centro foi projetada pelo renomado arquiteto Roberto Loeb e integra o corredor cultural da Avenida Paulista.

• Tem localização privilegiada (ao lado da estação Sumaré, do metrô), sendo um ótimo espaço de convivência, com cafeteria, biblioteca e ambientes com conexão wi-fi gratuita.

• Para mais informações, acesse www.culturajudaica.org.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »