13/05/2015 às 11h41min - Atualizada em 13/05/2015 às 11h41min

Exposição Ramón Cáceres

Com entrada gratuita, a mostra de artes visuais pode ser vista pelo público entre 7 de maio e 7 de junho

Baobá Comunicação

Entre 7 de maio e 7 de junho, a Praça Victor Civita recebe a exposição “Ramón Cáceres – 55 Anos de Pintura”, no piso térreo do Prédio do Incinerador. O artista paraguaio chegou a São Paulo no início dos anos 70. Depois de estudar artes visuais e canto em Assunção, aos poucos foi atraído pela pintura de configuração construtivista, que impressionou, à época, o então diretor do MASP, Pietro Maria Bardi, o qual programou uma exposição individual de sua obra no museu, em 1984, assinando o texto introdutório do catálogo.

Entre os artistas originários do construtivismo e do concretismo em particular, Cáceres ocupa no Brasil um lugar especial por sua sensibilidade refinada e por sua notável qualidade de harmonização de formas, cores e ritmos na superfície plana.

 

Com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, esta exposição ocorre em comemoração aos 55 anos de atividade do artista e do centenário de nascimento do crítico Theón Spanudis, que se comemora em 30 de maio. Spanudis foi um dos mais importantes críticos ativos no Brasil na segunda metade do Século 20, contribuindo, de forma decisiva, para o reconhecimento da obra de Alfredo Volpi, da qual foi o principal colecionador. Sua última crítica foi dedicada à obra de Ramón Cáceres, ditada para Bárbara Spanudis no leito do hospital, do qual só saiu para o sepultamento.

SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso via transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A praça divulga suas atividades pelo site www.pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais Twitter (@pracavc) e Facebook (www.fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

SERVIÇO

Exposição Ramón Cáceres – 55 Anos de Pintura

Data: 7 de maio a 7 junho

Horário: das 8h às 18h

Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580, Pinheiros

Ingresso: gratuito

Classificação: livre

Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

 

*A exposição acontece no piso térreo do Prédio do Incinerador.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »