11/05/2015 às 13h59min - Atualizada em 11/05/2015 às 13h59min

Volvo Cars é a nova parceira da Associação Viva e Deixe Viver

Acordo contempla implantação de voluntariado corporativo e realização de cursos e oficinas, sobre a técnica de contar histórias.

Oficina da Palavra

Muito em breve, uma nova turma, formada por funcionários da Volvo Cars do Brasil, vestirá os aventais coloridos que caracterizam os voluntários contadores de história da Associação Viva e Deixe Viver. Este será apenas um dos resultados da parceria que as duas organizações acabam de firmar – e que vem se somar a outras iniciativas de Responsabilidade Social que a Volvo abraça no Brasil. Além da implantação do projeto do voluntariado corporativo, o acordo contempla a realização de encontros e oficinas ao longo do ano, voltados principalmente ao treinamento e capacitação destes voluntários.

“Estamos muito entusiasmados com esta nova parceria, pelo crédito que nos é dado e principalmente pela responsabilidade que teremos de incentivar os funcionários a também abraçar a nossa causa”, afirma Valdir Cimino, fundador e presidente da Associação Viva e Deixe Viver. Com 17 anos de atuação, a entidade se destaca por levar educação e entretenimento a crianças e adolescentes hospitalizados, por meio da leitura e do brincar, contribuindo para transformar a internação num momento mais alegre, agradável e terapêutico.

O apoio ao trabalho do Viva está em sintonia com a atuação da montadora na promoção de atividades relacionadas ao voluntariado ou a programas educacionais para crianças carentes, como os projetos com o Instituto Olga Kos e o Volvo Adventure. “Sempre fui embaixador deste tipo de atividade”, afirma Luís Rezende, presidente da Volvo Cars.

Segundo Rezende, as razões que levaram a Volvo a firmar parceria com o Viva e Deixe Viver estão no fato de ambas as organizações elegerem as pessoas como base para todas as suas ações. “Em 1927, os fundadores da Volvo diziam que carros são dirigidos por pessoas e é por isso que eles devem ser seguros. Assim como o Viva, a nossa preocupação é genuína”, assegura ele, que já atuou como contador de histórias da entidade.

O projeto Viva e Deixe Viver desenvolvido para os voluntários corporativos da Volvo tem como objetivo a Contação de Histórias na saúde e educação. A capacitação terá início em abril e culminará na formatura, em agosto. Os formandos se tornarão aptos a atuar em hospitais, asilos, casas de apoio, escolas e creches.

Por meio da contação de histórias, a Volvo Cars espera contribuir para uma sociedade mais humana. “Nossos funcionários, que já possuem uma preocupação genuína com as pessoas, poderão ampliar sua atuação não apenas através de nossos produtos e serviços, mas também pela contação de histórias. Melhor ainda, poderão convidar amigos e familiares para fazer parte deste projeto”, destaca o presidente da companhia.

Atividades

O Curso de Formação de voluntários contadores de histórias para a saúde e educação Viva e Deixe Viver contempla cinco encontros, o primeiro deles realizado em 8 de maio, com palestra de Valdir Cimino sobrePrincípio e Diretrizes da Atuação do Voluntário na Saúde e Educação; Associação Viva e Deixe Viver e projetos desenvolvidos em prol do idoso, jovem e educação” e a apresentação “Com Uma História na Cabeça“, por Violeta Dib Cimino

 

2º Encontro

Planejamento Pessoal e Administração do Tempo; Formação de Leitores e Contação de História – com Sueli Passerini

O Poder das Histórias : Diário do Contador de Histórias – com Tony Silva

Data: 22 de maio de 2015

 3º Encontro

A Descoberta do Brincar Educacional; Administração de Conflitos, Lidando com as Perdas – com Nathalia Mazzonetto

Dinâmica que propõe a reflexão sobre questões emocionais que surgem durante a atuação junto às crianças, adolescentes e idosos – com Any dos Santos e Antônia Ambrosio

Data: 12 de junho de 2015

 4º Encontro

Entendendo a Ambiência da Saúde e Educação; Sarau e Viva Futebol Clube (Mãos Limpas ) – com Francisco Ivanildo

Case Contação de Histórias no IPq HC / Pesquisa – com Violeta Dib

Data: 3 de julho de 2015

 5º Encontro

Formatura: Celebrando a Arte de Ler, Brincar e Contar Histórias.

Data: 16 de agosto de 2015

 Sobre a Associação Viva e Deixe Viver - www.vivaedeixeviver.org.br - Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, visando transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e terapêutico, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da entidade. Hoje, além dos 1.131 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 82 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Mahle Metal Leve, Pfizer, Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr. e Quiroga Advogados, Pernambucanas e Volvo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »