12/04/2022 às 15h40min - Atualizada em 12/04/2022 às 15h59min

A casa ecológica ECOLar, de Passo Fundo (RS), aprova o biodigestor Homebiogas

O equipamento transforma resíduos orgânicos sólidos em biogás para cozinhar e em biofertilizante para o preparo do solo

SALA DA NOTÍCIA Yara Lucia Provatti de Lima
www.homebiogas.com.br
ECOLar
Construído, em 2018, por entre as bergamoteiras do terreno doado pelo avô, na cidade de Passo Fundo, RS, o ECOLar é uma casa sustentável, desenvolvida a partir dos conceitos de reutilização, reaproveitamento e reciclagem de materiais, que atrai a atenção das escolas, universidade e interessados em sustentabilidade.

O idealizador do projeto, o biólogo Alexandre Giusti, desenvolveu um telhado feito com embalagens Tetra Pack; aterrou o solo com pneus e garrafas e utilizou madeira de reaproveitamento na construção. Utilizou, também, cerca de oito mil garrafas nas paredes, criando um sistema térmico que reduz gastos com aquecimento.

Em 2019, o espaço passa a contar com o biodigestor Homebiogas que, por meio da biodigestão de resíduos sólidos orgânicos por organismos vivos (bactérias anaeróbicas), produz biogás, composto principalmente de metano, e um resíduo líquido natural (biofertilizante) rico em matéria orgânica para a preparação do solo para o plantio.

Giusti explica que usa o biogás para o aquecimento do ambiente. “Fizemos algumas experiências com o biodigestor Homebiogas, que recebe os resíduos sanitários e rejeitos orgânicos da moradia. Testamos diferentes volume de resíduos, deixamos o equipamento um período sem ser abastecido e, a cada etapa desses testes, sempre tivemos uma pronta resposta, com o reinício dos seus processos de biodigestão na produção de biogás e biofertilizante sem problemas”, conta o biólogo.

Ele conta que a região de Passo Fundo enfrenta grandes e fortes variações de temperaturas e, mesmo que o equipamento esteja instalado ao relento, em nada alterou o seu bom funcionamento.

O ECOLar nasceu como o projeto de conclusão de curso de Alexandre e hoje ganha novas perspectivas. “Em breve, terá um salão anexo seguindo a mesma filosofia ambiental da primeira construção e contando com aproximadamente 50 mil garrafas, além de vários outros materiais reaproveitáveis. E completa: “com o salão, espero promover oficinas de bioconstrução e das técnicas que atendo - yoga, Reiki, meditação, Shiatsu e outras. Nossa intenção é que esse conhecimento sustentável adquirido no ECOLar possa chegar a mais e mais pessoas a cada dia”.

A Biomovement Ambiental - firmada sobre os pilares da tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável – é a representante exclusiva no Brasil da tecnologia Homebiogas. O biodigestor Homebiogas chegou ao ECOLar por meio do apoiador da empresa, Carlos Eduardo Sander que fica em Passo Fundo. “Em Passo Fundo, a parceria com o ECOLar acaba sendo uma vitrine para que as pessoas ligadas à educação e à sustentabilidade tomem conhecimento sobre as vantagens do biodigestor Homebiogas no que tange à gestão dos resíduos orgânicos, da economia na geração do biogás e do biofertilizante e, inclusive, como ferramenta para a Educação Ambiental”, diz Sander, que já tem também um biodigestor em funcionamento em Goiás, na propriedade Rural Palmares.

Ao optar por implementar no Brasil a inovação e a tecnologia Homebiogas, a Biomovement Ambiental focou na microgeração, buscando atender a sociedade com soluções ambientalmente corretas, mas que também são reconhecidas como socialmente justas e economicamente viáveis. “Seguindo os princípios da escalabilidade, queremos cada vez mais contribuir para o desenvolvimento sustentável, de modo a diminuir a vulnerabilidade da população e aumentar a qualidade da saúde e do bem-estar das pessoas de forma economicamente viável e ambientalmente correta”, afirma Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental.

Para saber sobre o ECOLar, acesse o Instagram @ecolar307
Para saber mais sobre a Homebiogas no Brasil, acesse www.homebiogas.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp