07/05/2015 às 18h36min - Atualizada em 07/05/2015 às 18h36min

Fotógrafo Ricardo Hantzschel lança o livro

o evento ocorre no dia 9 de maio, no Museu José de Dome - Charitas

Tudo em Pauta
Ricardo Hantzschel

No dia 9 de maio, às 15h, no Museu José de Dome - Charitas, vai ocorrer o lançamento do livro Sal, de Ricardo Hantzschel, com as imagens que estiveram expostas na mostra de mesmo nome no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A publicação também documenta o percurso criativo / empírico do autor e sua pesquisa com o papel salgado, processo do século XIX.

Nessa tarde de autógrafos, haverá distribuição do livro para os convidados. Para os que tiverem interesse em adquirir uma das fotos que estão na obra, estarão disponíveis alguns exemplares acompanhados de uma fotografia no tamanho 28x22cm em papel fine art, ao custo de R$ 150,00.

Em 2014, Ricardo Hantzschel recebeu o Prêmio Funarte Marc Ferrez pelo ensaio Sal, que esteve em exposição no instituto Tomie Ohtakie, em São Paulo, até o dia 29 de março.

Com textos do artista e fotógrafo luso brasileiro Fernando Lemos, da curadora de fotografia Rosely Nakagawa e da curadora de arte contemporânea Paula Braga, o livro SAL apresenta as imagens impressas em papel salgado, emulsão precursora da fotografia, criada pelo inglês William Fox Talbot. 

Na parte final, visando a propagação do conhecimento, a pesquisa de materiais com o papel salgado é descrita e ilustrada minuciosamente. É muito interessante saber que entre os materiais utilizados, teve o próprio sal retirado das salinas que visitou, além da tonalização das imagens com cloreto de ouro. 

O ensaio retrata o processo de extração manual de sal realizado na região dos lagos no Rio de Janeiro, mais especificamente nos municípios de Araruama e Arraial do Cabo. 

 

Serviço

Local: Museu José de Dome - Charitas  

Endereço: Av. Assunção nº 855 – Centro - Cabo Frio - RJ

Data: 09/05 (sábado)

Horário: 15h

 

Sobre Ricardo Hantzschel

Jornalista formado pela PUC São Paulo e com pós-graduação em Fotografia e Mídia pela Centro Acadêmico Senac, Ricardo Hantzschel é fotógrafo profissional há trinta anos e professor da Faculdade de Fotografia do Senac, desde 2000. Em 2003 venceu o Prêmio Porto Seguro de Fotografia “São Paulo 450 anos” com um trabalho que integra também o acervo do Museu de Arte Moderna MAM-SP. Em 2014 recebeu o Prêmio Funarte Marc Ferrez pelo ensaio Sal. Concebeu e coordena o projeto educacional em linguagem visual Cidade Invertida com a atuação em entidades da periferia, escolas, faculdades, instituições públicas e privadas e eventos fotográficos.

www.fotopositivo.com.br / cidadeinvertida.com.br

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »