17/03/2022 às 12h11min - Atualizada em 17/03/2022 às 21h08min

Conheça a Nutax Digital: startup com o propósito de empoderar as equipes de gestão de impostos de grandes empresas com ferramentas da era digital

Empresa conta como vem transformando seu ecossistema e divulga expectativas internas e externas - dentro do setor - para 2022

SALA DA NOTÍCIA comunicação
https://nutax.digital/
divulgação
A Nutax completou pouco mais de 1 ano e meio de operação no final 2021, e ao longo do período obteve conquistas importantes na sua jornada para transformação da gestão de impostos nas empresas. As tecnologias de big data e analytics vêm tendo sua utilização ampliada pelas empresas, e a Nutax foi criada para facilitar a adoção dessas tecnologias para a gestão de impostos.  
Ao longo do ano a startup de big data para tributos executou mais de 35 projetos em 23 clientes. De 2020 para 2021 foram 15 novos clientes que procuram a empresa para acelerar ou iniciar sua jornada de tax transformation e para entender o potencial das novas tecnologias para a área. O crescimento de 285% no número de clientes se refletiu em um crescimento de 450% na receita. 
Mais de 60% de seus clientes faturam mais de 1 bilhão de reais e 30% são empresas de capital aberto - que vem ampliando a adoção de tecnologia e análise de dados para combater os efeitos perversos da complexidade da legislação tributária e da alta carga suportada pelos negócios. 
Dia a dia do processo
“O processo de transformação digital da gestão de tributos não é simples, principalmente em empresas de atuação nacional. Para tornar o processo decisório orientado por dados (data driven) é preciso se construir uma arquitetura de dados. E para isso é preciso primeiro obter os dados corretos, normalizá-los e estabelecer suas relações, com foco nos indicadores necessários para o negócio”, destaca Fernando Silveira, CEO-Fundador da Nutax. 
Depois de passar por este processo, é preciso tornar tudo isso compreensível para os executivos das diversas áreas da empresa, para possibilitar que passem a considerar a carga tributária na hora de tomarem uma decisão. Além de facilitar esse processo, a Nutax atua junto com a equipe do cliente para tirar as ideias do papel, que pode acabar sendo a parte mais difícil do desenvolvimento.
Para isso,  a empresa desenvolveu um software que permite extrair, classificar e relacionar dados fiscais enviados pelas empresas ao governo, proporcionando uma visão simplificada e executiva dos efeitos tributários sobre as diversas decisões de negócio das empresas (compras, vendas, logística, etc). Sua equipe de experts de dados e negócios atua com os dados para facilitar a jornada de análise e identificação das hipóteses.
“Os mercados em que a Nutax opera dão pistas sobre os setores que enfrentam os maiores desafios tributários: alimentos, comércio eletrônico, agroindústria, food service, moda, químicos, energia elétrica, medicamentos e educação. E os desafios vão desde simplesmente garantir o atendimento correto às exigências da legislação, até a definição dos fornecedores que resultarão na menor carga tributária para a empresa”, destaca Fernando. 
Expectativas 2022 
Em 2022 a Nutax continuará investindo para ampliar seu portfólio de soluções e os mercados atendidos. A empresa deve lançar versões de seu software, que hoje atende ao ICMS, para outros tributos como PIS/COFINS e Imposto de Renda das empresas. Além disso, novas usabilidades da solução já estão sendo exploradas, assim como novas capacidades de big data e analytics vêm sendo adicionadas. 
A empresa vem crescendo com o próprio caixa gerado pelas operações, mas não descarta a possibilidade de receber investimentos de risco para acelerar seu crescimento e investir em voos mais altos como uso de inteligência artificial.  
O uso de dados vem sendo ampliado, mas a inteligência artificial ainda parece distante.  "A nossa realidade tributária no Brasil é tão complexa que o uso de inteligência artificial na a tomada de decisões nessa área ainda está no início da jornada", afirma o CEO da Nutax, Fernando Silveira. "Acredito que a evangelização da gestão data driven deve gerar resultados e estimular investimentos (inclusive de risco) em ferramentas mais avançadas, como a inteligência artificial", completa. 
Eleições e seus impactos no setor
“As turbulências políticas de um ano eleitoral somadas às disputas milionárias travadas no judiciário prometem não deixar como sono empresários, executivos e gestores quando o tema é tributação. Isso tudo sem falar na possibilidade de retomada de discussões sobre a reforma tributária. Nesse cenário, as empresas que vêm investindo em tecnologia para entender sua carga tributária e possuem um processo ativo de monitoramento, têm tudo para atravessar a tempestade e alcançar o outro lado na frente”, destaca Fernando.   
Sobre a Nutax
A Nutax Digital nasceu em 2020 com o propósito de empoderar as equipes de gestão de impostos de grandes empresas com ferramentas da era digital. Por meio de novas tecnologias + análise de dados + conhecimento humano, a Nutax garante insights estratégicos para melhorias de processos, e geração de ganhos de eficiência.
À frente dessa revolução e com toda expertise de mercado vinda do seu Fundador e CEO, Fernando Silveira, a Nutax vem ganhando o mercado com seu time de experts, inteligência de dados e gestão de impostos que usam a experiência do usuário como alavanca para entregar uma melhor performance, a menor carga tributária e o compliance ideal para seus clientes.
Além disso, a Nutax é a única empresa especialista em business intelligence para gestão de impostos que suporta os clientes na desenvolvimento, análise e implementação das decisões no Brasil. Entre seus clientes estão: Duratex, Centauro, Arco Educação, CPFL Energia, entre outros.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »