17/03/2022 às 13h01min - Atualizada em 17/03/2022 às 21h08min

Microlearning: Microaprendizagem como nova tendência para treinamentos corporativos

Metodologia se destaca por possibilitar maior flexibilidade, resultados mais rápidos e custos menores

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
Voxy

Microlearning: Microaprendizagem como nova tendência para treinamentos corporativos

Treinamentos corporativos são parte essencial da estratégia de crescimento de uma empresa. O World Economic Forum estima que até 2025 o ensino dentro das empresas deve ser oferecido a mais de 70% de seus funcionários, crescimento que segue alinhado à tendência de ensino online que ganhou força nestes últimos dois anos.

No entanto, aplicar treinamentos corporativos não é tão simples. De acordo com uma pesquisa feita pelo LinkedIn em 2021, 79% dos profissionais preferem treinamentos online como forma de desenvolver habilidades para o trabalho, motivados, principalmente, pelas possibilidades de adaptar o momento de aprendizado entre as demais tarefas do dia-a-dia. Além disso, o tempo de dedicação disponível para um curso é menor, o que influencia a necessidade de criar metodologias mais compactas de ensino.

O que é o Microlearning?

É uma metodologia que faz parte de programas de e-learning corporativo e está entre as principais tendências para treinamentos. Basicamente, o microlearning fornece informações em um formato menor e mais fácil de assimilar. 

No entanto, não se trata apenas de um treinamento de tamanho compacto, mas uma atividade altamente focada que oferece a quantidade certa de informações em um período de tempo adequado para ajudar os alunos a alcançarem objetivos específicos.

Além disso, esse método pode ser combinado com um treinamento personalizado para cada colaborador, focando o aprendizado em pontos importantes do desenvolvimento que podem ser aplicados imediatamente no trabalho, aumentando em pouco tempo a produtividade do funcionário e contribuindo para uma melhor retenção do conteúdo.

Impacto sobre colaboradores e empresas

Um dos benefícios mais significativos de oferecer conteúdos baseados em microlearning é a necessidade de poucos recursos e tempo para estudar. Além disso, a disponibilidade de materiais de estudo em plataformas digitais permite que os alunos acessem e revejam materiais de pouco em pouco, mas repetidas vezes. De acordo com um estudo, a repetição espaçada do aprendizado garante que o aluno se lembre de 80% do conteúdo mesmo após 60 dias.

Segundo a Eliane Iwasaki, Head of Revenue Growth da Voxy, Edtech de conteúdo 100% personalizável que usa o microlearning para ensinar inglês adaptado às diferentes áreas de atuação das empresas, “com essa metodologia aplicada em modelos de treinamentos digitais o aluno pode estudar conforme sua própria rotinae e o profissional de RH pode focar em acompanhar e otimizar os orçamentos de T&D, cortando custos desnecessários e reduzindo até 55% do valor empenhado em treinamentos”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »