02/05/2012 às 22h52min - Atualizada em 02/05/2012 às 22h52min

Distribuição de livro promove a disseminação do conhecimento visando à construção de caminhos e práticas para o desenvolvimento sustentável

Publicação “Os 50 mais importantes livros em sustentabilidade”, do Instituto Jatobás, chega a diversos setores da sociedade, como poder público, empresas e sociedade civil

Lead

O Instituto Jatobás e a Editora Peirópolis lançaram recentemente na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, a publicação “Os 50 mais importantes livros em sustentabilidade”. Após o lançamento, o livro foi distribuído para diversos formadores de opinião, autoridades governamentais e especialistas que atuam na área da sustentabilidade. Além disso, todos os participantes do evento receberam um exemplar da obra. Esta distribuição faz parte da estratégia de disseminação do conhecimento em sustentabilidade do Instituto Jatobás, cujo objetivo é democratizar o acesso à publicação e promover as ideias presentes no livro, contribuindo assim com novas propostas para o desenvolvimento sustentável. Ao todo, serão 4 mil exemplares, das 6 mil cópias impressas, distribuídos gratuitamente para entidades educacionais, terceiro setor e poder público. Os outros 2 mil são comercializadas a preço de custo, por R$ 30,00, nas principais livrarias do país. Os livros também podem ser encomendados pelo site da Editora Peirópolis, em www.editorapeiropolis.com.br, ou pelo email vendas@editorapeiropolis.com.br. Com o sucesso do livro, o Instituto Jatobás pretende imprimir uma nova tiragem.

Entre as autoridades que receberam o livro, está Eduardo Jorge, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA), que participou da mesa de abertura do evento de lançamento. A SVMA é um dos apoiadores institucionais do livro e da campanha “O que é Sustentabilidade?”, da qual o livro faz parte, idealizada pelo Instituto Jatobás para propagar o conceito de sustentabilidade para toda população. Além dele, a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, já receberam a publicação.

O prefeito da Cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também receberão o livro, o que acontecerá durante a 11º Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, no próximo dia 8 de maio, no Memorial da América Latina. O Instituto Jatobás é apoiador institucional do evento. Além deles, Gilberto Natalini, vereador pelo PV/SP, que é proponente e presidente da Conferência; José Police Neto, presidente da Câmara Municipal de São Paulo; e Bruno Covas, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo receberão a publicação no mesmo evento.

Empresas interessadas pela temática têm comprado parte das 2 mil cópias para distribuição para funcionários e outros públicos de relacionamento, praticando assim o incentivo à leitura sobre sustentabilidade e a incorporação do conceito nas práticas corporativas. Entre as empresas que adquiriram o livro, estão Natura, Braskem, Unimed e Odebrecht. Mais informações sobre a publicação pelo site www.institutojatobas.org.br/sustentabilidade/os-50-mais-imporantes-livros-em-sustentabilidade-detalhes ou email institutojatobas@institutojatobas.org.br.

Faça download de alguns capítulos do livro em:
http://www.4shared.com/folder/Yy2UXl14/Captulos_Livro.html

Sobre o livro
O livro “Os 50 mais importantes livros em sustentabilidade” é a versão em português da obra The Top 50 Sustainability Books, de Wayne Visser, que em 2008 iniciou o ambicioso projeto de identificar os livros mais influentes sobre sustentabilidade de acordo com 3 mil líderes e ex-alunos do Programa de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge (Cambridge Programme for Sustainability Leadership - CPSL). Além da sinopse dos 50 livros, a obra traz ainda entrevistas, biografias dos autores e a compilação de suas descobertas em uma resenha acessível. Entre os importantes pensadores mundiais presentes no livro, estão Aldo Leopold, Rachel Carson, Joseph Stiglitz, Herman Daly, Jeffrey Sachs, Buckminster Fuller e E.F. Schumacher.
A iniciativa faz parte da campanha do Instituto Jatobás "O que é Sustentabilidade?", que visa contribuir para a difusão e discussão dos principais conceitos e práticas sobre o tema, aproximando das pessoas e promovendo a educação para a sustentabilidade. Mais informações no site www.institutojatobas.org.br/sustentabilidade.

Parceiros da iniciativa
Coedição:
Instituto Jatobás e Editora Peirópolis
Patrocínio: Braskem
Copatrocínio: WWF e UNIP - Universidade Paulista
Apoio Institucional: Universidade de Cambridge, FGV LabIES – Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, PROGESA – Programa de Gestão Estratégica Socioambiental da Universidade de São Paulo, Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo, Governo de Minas Gerais, Consulado Britânico, Global Footprint Network, TNC - The Nature Conservancy, Greenovation Initiative, Instituto EcoFuturo, Instituto Verdescola, Praça Victor Civita, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Instituto EcoAnima, IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, Mercado Ético, Palas Athena, Fórum de Líderes, Shift agentes transformadores, Fundação Estadual do Meio Ambiente, ABCDE Ambiente Brasil, Ambientação – educação ambiental em prédios público de MG e Virada Sustentável.

Sobre o Instituto Jatobás
O Instituto Jatobás é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é influir para a ampliação da consciência e oferecer conhecimento para a construção de um caminho coletivo solidário e sustentável. Após um longo período de pesquisa e estudo da região onde está situado, no município de Pardinho, interior de São Paulo, o Instituto desenvolveu, implantou e operacionaliza programas e ações para promover o desenvolvimento sustentável. Para isso, faz uso de diversas estratégias para implantar o “Sistema Ecopolo de Desenvolvimento Sustentável”, que acontece na Fazenda dos Bambus, a fim de melhorar o desempenho e a vocação econômica e socioambiental de municípios, hoje e no futuro. Com isso, pretende replicar o conhecimento adquirido e a experiência acumulada para beneficiar outros municípios, a médio e longo prazo.
O Instituto Jatobás (www.institutojatobas.org.br) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é influir para a ampliação da consciência e oferecer conhecimento para a construção de um caminho coletivo solidário e sustentável. Atua com base na ética humanista e ocupação de espaços de modo sustentável, estando fortemente ancorada no entendimento de Desenvolvimento Sustentável pelo uso equilibrado de recursos econômicos, ambientais e sociais, por tempo indeterminado. Tem como referência especial os centros urbanos, de onde emerge a maior parte dos problemas econômicos, ambientais e sociais da atualidade e que nos afligem, hoje e no futuro próximo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »