23/07/2012 às 23h08min - Atualizada em 23/07/2012 às 23h08min

Praça Victor Civita recebe projeto musical que homenageia o escritor José de Alencar

Bandas cearenses, que se destacam no cenário da música instrumental contemporânea brasileira, como Fóssil e Gil Duarte & Sistema Asimov de Som, se apresentam no próximo dia 29

Baobá Comunicação

Neste domingo, 29 de julho, a Praça Victor Civita recebe o projeto “Encontros Musicais Alencarinos” – criado com o objetivo de prestar homenagem ao escritor José de Alencar, nascido em Messejana/CE. A ideia do projeto é reunir artistas cearenses radicados na capital paulista utilizando sua produção criativa e promovendo o diálogo musical com outras áreas e linguagens, como literatura, cinema, cordel e fotografia. Por isso, entre às 15h e 17h, os grupos cearenses Fóssil e Gil Duarte & Sistema Asimov de Som irão dividir o palco.

A apresentação começa com a banda Fóssil, que tem repertório focado nas canções do álbum Mocumentário, lançado no dia 19 de março de 2012, dia de São José padroeiro do Ceará. As sonoridades das músicas deste segundo disco refletem as experiências vividas pelo grupo na cidade de São Paulo (SP).

Formado por Vitor Colares (guitarra, efeitos, texturas), Eric Barbosa (guitarra, efeitos e texturas), Rodrigo Colares (teclado, synths), Victor Bluhm (bateria, percussão) e Klaus Sena (baixo), o grupo mostra seu lugar na inventividade da música instrumental contemporânea brasileira – trafegando por diversos nichos e arqueologias musicais.

Logo após, Gil Duarte & Sistema Asimov de Som apresenta uma síntese da construção de seu estilo musical, onde se pode notar a riqueza da musicalidade e a preocupação com a poesia cantada. Os temas são variados, e misturam referências regionais com toques de ficção científicas e cotidianos, em especial o cotidiano urbanóide de São Paulo, na visão de um nordestino em meio ao concreto cinza da metrópole. O grupo é composto por Gil Duarte (voz, flauta, trombone e efeitos), Demétrius Carvalho (baixo), Eric Barbosa (guitarra), Marcos Maia (bateria e percussão) e Rodrigo O’Reilly (synths).

"O Sistema Asimov de Som não é apenas uma junção de elementos eletrônicos e acústicos. Vem junto no protocolo o magnetismo das pessoas que realizam essa façanha de transmitir pensamentos transmutados em sons. As bases e samplers com efeitos são produzidos a partir dos sons da cidade, carros, filmes de ficção científica, buzinas, cantos dos quase extintos "vendedores de porta-em-porta" (amoladores de faca, vendedores de remédios, mascates, de pamonha, peixe), gritos urbanos que permeiam o cotidiano e memória coletiva”, esclarece Gil Duarte.

Os shows serão realizados no palco da Praça, que conta com arquibancada coberta para 300 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.

- SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Museu da Sustentabilidade, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 300 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

SERVIÇO:
“Encontros Musicais Alencarinos” - Grupo Fóssil e Gil Duarte & Sistema Asimov de Som
Dia 29 de julho, domingo das 15h às 17h
Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580, Pinheiros
Tel: (11)3031-3689
Entrada Franca      
                                         


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »