02/05/2012 às 22h40min - Atualizada em 02/05/2012 às 22h40min

DICAS E TRUQUES DE COMO CONSERVAR AS FLORES BONITAS E SAUDÁVEIS POR MAIS TEMPO

Cuidados essenciais para que as flores de corte durem até 15 dias

E-Mídia Comunicação

Maio é mês das mães e flores são ótimos presentes para esta data: embelezam e oferecem vida aos ambientes, alegrando e aumentando a auto-estima das pessoas. Presentear com flores é umas das maneiras mais nobres de demonstrar carinho com quem se ama, seja em datas especiais ou em momentos difíceis. Porém, o prazer de dar e receber flores vêm acompanhado de certa preocupação: a de saber que, em pouco tempo, elas murcharão.

Existem, no entanto, maneiras de conservar suas flores frescas por mais tempo, prolongando a alegria que os belos arranjos e buquês trazem. A seguir, algumas dicas de como conservar as flores vivas e bonitas por mais tempo.

No caso das flores frescas cortadas, o primeiro passo é retirá-las da embalagem. Elas devem ser usadas para decoração de interiores, isso porque não devem ser colocadas diretamente ao sol. Devem permanecer em local arejado e com iluminação indireta.Vale a pena destacar também algumas dicas essenciais para a sobrevivência e beleza das flores por mais tempo. Seguindo-as, suas flores permanecerão bem conservadas por cerca de 5 a até 15 dias, dependendo da espécie. Algumas flores tropicais como antúrios e helicônias, mesmo depois de cortadas podem chegar a durar todo esse tempo. Confira as dicas:

 

  • Use vasos ou recipientes limpos. A água também tem que estar limpa;
  • Adicione conservante floral à água do vaso. Eles estão disponíveis em forma de saches ou líquido em gardens e floriculturas;
  • Corte de forma longitudinal o extremo do caule, de preferência mergulhado em água para facilitar a absorção da água;
  • Retire todas as folhas que por ventura ficarem submersas na água, impedindo assim a proliferação de bactérias;
  • Troque a água todos os dias quando não for usado conservante;
  • Para que as flores não pereçam mais rápido, não as coloque expostas diretamente a luz do sol e nem próximas ao ar condicionado. Mantenha-as em local fresco e ventilado;

Diferente das flores frescas, os arranjos não precisam ser colocados em um vaso assim que recebidos. Geralmente os arranjos já possuem uma base, uma espuma floral que mantém a unidade na base do arranjo por um tempo determinado. Neste caso, ao receber o arranjo, coloque-o em um local fresco e arejado e adicione um pouco de água fresca diariamente (cuidado para não colocar água sobre as flores principalmente de orquídeas e crisântemos). Rosas, hortênsias e folhagens verdes gostam de ser borrifadas com água, outras flores não devem ser borrifadas.

SOBRE A MBFLORES
A Mbflores é o braço virtual da Morumbi Flores, tradicional floricultura paulistana fundada em 1º. Maio de 1974 por Jacob Napoleão Brancher,localizada no bairro do Morumbi em São Paulo. Atualmente a Morumbi Flores atua em três segmentos: venda e entrega de flores e arranjos, decoração de flores e jardinagem. Possui três lojas físicas e uma virtual denominada Mbflores. Emprega entre floristas, motoristas, jardineiros e pessoal administrativo e de vendas cerca de 50 colaboradores. O atual diretor administrativo e representante legal da empresa é Marcos Brancher, filho do fundador, que entrou na Morumbi Flores em 1994.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »