23/07/2012 às 11h32min - Atualizada em 23/07/2012 às 11h32min

Nhoque da Fortuna, dia 29

Nhoque vira sinônimo de Fortuna

Rosângela Matos

O Nhoque é uma das massas mais antigas na história. Ainda na época romana eram fabricados com semolina e servidos como prato principal nos banquetes e nas festas, acompanhados de um molho a base de peixe fermentado, chamado Garum.

Quando o italiano Cristóvão Colombo trouxe da América as batatas, a semolina foi substituída com este tubérculo e, juntos, Gnocchi e Polenta (ambos americanos) tiraram a Itália da carestia. O Nhoque virou um produto bendito, bom, econômico, fácil de preparar em casa.

Surgiram então várias lendas que ligam o nhoque a sorte. Na Roma de hoje é sagrado comer gnocchi na 5ª feira e, freqüente, no domingo. Em Milano tem um ditado famoso quando alguém é alegre “Ridi Ridi Che la Mamma Há Fatto i Gnocchi”.

A tradição mais forte é do sul da Itália que desenvolveu a simpatia do nhoque do dia 29. Quem come um prato neste dia, coloca uma moeda abaixo do prato e segura o dinheiro no bolso até o sucessivo dia 29, terá felicidade e riqueza em seu lar. E é o que a Piazza Zini Brasil, fundada em Milão, na Itália, em 1956 e atuante no Brasil desde 1992, propõe ao colocar sob os pratos de seus clientes, neste dia especial, uma moeda para cumprir o ritual.

 

Aí, definitivamente, o Nhoque vira sinônimo de Fortuna.

Comemore com os amigos e familiares este Dia de Sorte na Cantina Piazza Zini.

Rua Francisco Rodrigues Nunes 131 – Bairro do Limão em São Paulo

E tenha uma grande Surpresa! Fone: (11) 3931-7993

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »