19/07/2012 às 00h59min - Atualizada em 19/07/2012 às 00h59min

Perder peso no inverno é mais fácil

A baixa temperatura da estação favorece as dietas e as práticas esportivas

N8 Comunicação

No frio o corpo tem um gasto calórico maior. Isso se deve ao gasto de energia para manter a temperatura corporal. No entanto, isso não quer dizer que o frio é a solução para quem quer emagrecer. A falta de atividade física e a ingestão de alimentos mais calóricos colaboram para que as pessoas compensem a perda e engordem mais nessa época do ano.

Segundo Rafael Raposo Santana, coordenador da Academia Equilíbrio ABC, a estação mais fria do ano é a ideal para quem procura uma academia com o objetivo de entrar em forma. “No período o corpo gasta mais calorias, então com a atividade física e uma boa alimentação é possível perder peso mais facilmente nessa estação”, conta o coordenador.

Apesar da vantagem em perder peso, durante o inverno, a frequência de alunos nas academias diminui. Os motivos são variados: preguiça, baixa temperatura, doenças típicas desta época do ano, como gripes, resfriados e problemas respiratórios, e também por coincidir com o período de férias.

O coordenador físico da Academia Equilíbrio ABC explica que entre os desistentes a maioria é mulheres, crianças e idosos. “As mulheres e as crianças param de frequentar a academia por causa do período de férias escolares, já os idosos sofrem mais com as doenças típicas do período”.

Outro motivo para interromper a atividade física é a vaidade. Durante os períodos mais frios do ano, não usamos roupas que revelam muito da nossa forma física. Sendo assim, muitas pessoas interrompem as atividades físicas e quando chega o verão correm para as academias para tentar recuperar o tempo perdido e acabam exagerando nos treinos.

Segundo Rafael, esse é um erro muito comum, “os alunos ficam sem praticar atividade física e quando voltam querem recuperar o tempo perdido, exagerando na intensidade e volume dos exercícios ou utilizando produtos proibidos para atingirem seus resultados, o que pode prejudicar a saúde”. 

A dica para quem quer chegar em forma no verão é aproveitar a época do frio para começar a praticar as atividades físicas, pois assim há tempo hábil para que as mudanças possam ser notadas. O importante é ter consciência que cada pessoa responde diferente a prática de exercícios. “Na musculação não existe receita de bolo pra pessoa atingir seus objetivos”, conta Rafael Santana da Academia Equilíbrio ABC.

Existem mudanças que começam a aparecer nos primeiros dias de atividade física como: a melhoria do sono e a disposição. A melhora do condicionamento físico, o aumento da massa muscular e a redução de percentual de gordura irão surgir de acordo com a frequência semanal e o tipo atividade física praticada.  

Não há modalidades próprias para cada época do ano, mas alguns cuidados devem ser tomados no frio. “No inverno precisamos nos atentar ao aquecimento antes da prática das atividades físicas, alongamento, enfatizando a musculatura que serão mais utilizadas, hidratação, e usar roupas que ao mesmo tempo proteja do frio e não limite os movimentos”.

É necessário tomar alguns cuidados com a alimentação. “No frio costumamos deixar de lado as verduras e os legumes e ingerimos alimentos mais calóricos, isso aliado à diminuição na prática de exercícios. O resultado é um ganho de peso, por isso, mesmo no inverno, devemos manter uma alimentação equilibrada”, conclui Rafael.

Sobre a Academia Equilíbrio ABC

A Academia Equilíbrio ABC foi fundada em 2002. Ela era restrita a apenas algumas modalidades de atividades físicas. Em 2005, mudou de dono e passou por uma reformulação. Hoje a academia é referência no seu segmento, conta com profissionais qualificados e equipamentos modernos. Os seus serviços são voltados para o corpo e para a mente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »