19/07/2012 às 00h46min - Atualizada em 19/07/2012 às 00h46min

O homem que que engarrafava nuvens

Filme, que resgata a trajetória do poeta e compositor Humberto Teixeira, traz depoimentos de Alceu Valença, Gilberto Gil, Chico Buarque, Lenine e Caetano Veloso

Sylvio Novelli

A história do baião contada por meio da ascensão e queda do seu principal proponente, o poeta e compositor Humberto Teixeira, conhecido como “O Doutor do Baião.” Em síntese, esse é o tema do documentário “O Homem que Engarrafava Nuvens” (Brasil, 2009, 35mm, cor, 105 min.) que o Centro Cultural Banco do Brasil – SP vai exibir a partir de 2 de agosto, dando prosseguimento à mostra Brasil – Tela Para Todos.

O projeto, que ocupa de quinta a domingo o horário das 13h do cinema do CCBB-SP, tem o objetivo de levar ao público filmes nacionais que ficaram abaixo dos 50 mil espectadores nas salas comerciais de cinema. Com curadoria de Maria do Rosário Caetano, a mostra pretende dar visibilidade a uma produção diversificada recente do Cinema Brasileiro que apesar da qualidade reconhecida pela crítica especializada, não obteve a bilheteria esperada.

Em sua primeira edição, “Brasil - Tela para Todos” teve início em dezembro de 2011 e já exibiu oito longas. No próximo mês, fechando a programação do ano, a mostra exibirá No Meu Lugar, de Eduardo Valente.

 

O Homem que Engarrafava Nuvens - Dirigido por Lírio Ferreira, diretor de filmes premiados como “Arido Movie”, “Cartola” e “Baile Perfumado”, o documentário devolve a vida a uma década esquecida da música brasileira, por meio da história de Humberto Teixeira, um dos compositores mais prolíficos da música popular brasileira e precursor de um dos estilos mais importantes: o Baião. Responsável por clássicos como “Asa Branca”, uma das canções mais populares do Brasil, sua subida ao estrelato nos anos 50 foi meteórica, porém eclipsada pelo seu parceiro, Luiz Gonzaga, o ícone que imortalizou suas canções e tornou-as conhecidas na cultura brasileira.

O documentário acompanha a produtora e filha de Humberto Teixeira, a atriz Denise Dummont, em uma viagem de pesquisa sobre a vida e música de seu pai. “O Homem Que Engarrafava Nuvens” é uma celebração da obra artística de Humberto Teixeira e de sua contínua influência, pois Teixeira tem expressiva importância não somente no seu trabalho como advogado, lutando pela proteção de direitos autorais dos artistas no Brasil, como também pela sua devoção à divulgação da música brasileira no resto do mundo.

A produção traz ainda a participação de importantes nomes da MPB como Alceu Valença, Gilberto Gil, Chico Buarque, Lenine, Caetano Veloso, Os Mutantes, entre muitos outros.

 

FICHA TÉCNICA:

O Homem que Engarrafava Nuvens (Brasil)

Ano de Lançamento: 2009

Gênero: Documentário

Duração: 105 minutos

 

Roteiro e Direção: Lírio Ferreira

Produtora: Denise Dummont

Produção Executiva: Iafa Britz

Produção: Good Ju-Ju

Co-Produção: Total Entertainment & Asylum Films

Co-Produtores: Matthew Chapman e Daniel Filho

Diretor de Fotografia: Walter Carvalho

Montagem: Mair Tavares e Daniel Garcia

Videografismos: Gringo Cardia e Fabio Arruda

Pesquisa de Imagem: Antonio Venâncio

Direção Musical: Guto Graça Mello

Produção Musical: Vinícius França

Som Direto: Zezé d’Alice

Edição de Som: Waldir Xavier

Mixagem: Rodrigo Noronha

Produtores Associados: Ana Jobim, Cynthia Wainwright, Stephen Berger, Brooke Neidich e Lereby

 

SERVIÇO

MOSTRA BRASIL – TELA PARA TODOS

 

O Homem que Engarrafava Nuvens

Reestreia dia 2 de agosto (quinta-feira), às 13h

Datas de exibição em agosto: dias 2, 3, 4, 5, 9, 10, 11, 12, 16, 17, 18, 19, 23, 24, 25, 26, 30 e 31

Quinta a domingo, às 13h.

Cinema: 70 lugares (Sujeito a lotação).

Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada).

 

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo

Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô

Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652

www.bb.com.br/cultura

www.twitter.com/ccbb_sp

 

Acessos: Estações Sé e São Bento do Metrô. Praças do Patriarca e da Sé.

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física// Ar-condicionado // Loja // Café Cafezal

Estacionamentos: Opções de estacionamentos particulares na Rua Boa Vista, Rua Senador Feijó e Rua Libero Badaró. Confirmar dias e horários de funcionamento.

 

Acompanhe as promoções e novidades da mostra no Facebook: https://www.facebook.com/BrasilTelaparaTodos


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »