20/03/2015 às 16h54min - Atualizada em 20/03/2015 às 16h54min

Fotógrafo Ricardo Hantzschel lança o livro

Fotos expostas no Instituto Tomie Ohtake compõe a obra

Tudo em Pauta
Ricardo Hantzschel

Ricardo Hatzschel, que está com uma exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, até o dia 29 de março, vai lançar o livro Sal, que apresenta as imagens do ensaio fotográfico e documenta o percurso criativo/empírico do autor.

Datas dos lançamentos:

- 21 de março às 17h no Festival de Fotografia de Tiradentes, MG.

- 28 de abril às 19h30 na DOC Galeria em São Paulo.

- 06 de maio no Museu José de Dome em Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

 

Em 2014, Ricardo Hantzschel recebeu o Prêmio Marc Ferrez pelo ensaio Sal, que também está em exposição no instituto Tomie Ohtakie, em São Paulo, até o dia 29 de março.

Com textos do artista e fotógrafo luso brasileiro Fernando Lemos, da curadora de fotografia Rosely Nakagawa e da curadora de arte contemporânea Paula Braga, o livro SAL apresenta as imagens do ensaio fotográfico e documenta o percurso criativo/empírico do autor.

O ensaio retrata o processo de extração manual de sal realizado na região dos lagos no Rio de Janeiro, mais especificamente nos municípios de Araruama e Arraial do Cabo. 

Ricardo Hantzschel explica exatamente a quantidade de soluções utilizadas no processo de revelação, inclusive aquelas testadas por ele até chegar ao efeito desejado na fotografia. É muito interessante saber que entre os materiais utilizados, teve o próprio sal retirado das salinas que visitou e o cloreto de ouro.

Na parte final, visando a propagação do conhecimento, a pesquisa de materiais com o papel salgado é descrita e ilustrada minuciosamente.

 

Sobre Ricardo Hantzschel

Jornalista formado pela PUC São Paulo e com pós-graduação em Fotografia e Mídia pela Centro Acadêmico Senac, Ricardo Hantzschel é fotógrafo profissional há trinta anos e professor da Faculdade de Fotografia do Senac, desde 2000. Em 2003 venceu o Prêmio Porto Seguro de Fotografia “São Paulo 450 anos” com um trabalho que integra também o acervo do Museu de Arte Moderna MAM-SP. Em 2014 recebeu o Prêmio Funarte Marc Ferrez pelo ensaio Sal. Concebeu e coordena o projeto educacional em linguagem visual Cidade Invertida com a atuação em entidades da periferia, escolas, faculdades, instituições públicas e privadas e eventos fotográficos.

www.fotopositivo.com.br / cidadeinvertida.com.br

enciclopedia.itaucultural.org.br/#/q=ricardo%20hantzschel

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »