21/01/2022 às 18h02min - Atualizada em 23/01/2022 às 16h20min

Pesquisa aponta que 95% das pessoas têm intenção de comprar carro

Dentre os modelos mais desejados para a compra, destacam-se os SUVs

DINO
https://www.comprecar.com.br/carros-usados/jundiai


Seja adquirindo carros à venda em Jundiaí e região, ou em qualquer outro local do Brasil, o interesse em adquirir um veículo é alto entre os brasileiros. É o que mostra a pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e pela Webmotors. De acordo com o levantamento, 95% das pessoas possuem interesse em comprar carro. Na comparação com o último ano, o interesse em adquirir ou trocar um veículo permanece estável em 2022 - tendo apenas um ponto abaixo, em 2021. Ainda, a intenção de comprar carros usados e seminovos continua crescente.

A pesquisa foi feita com 2.426 consumidores da Webmotors espalhados por todo o Brasil (89% homens, com idades entre 36 e 45 anos). Alguns outros números sobre os participantes da pesquisa são: a maioria é da região Sudeste (59%), Sul (18%) e Centro-oeste (11%). O público feminino, na comparação com o último ano, aumentou 2 pontos percentuais (10%).

Durante a pesquisa, 77% dos entrevistados possuíam um ou mais veículos e 23% não tinham carro. Dentre os donos de veículos, a intenção de compra de um usado, neste ano, cresceu 4 pontos percentuais, chegando a 85%. Para o público que respondeu não possuir veículo, 93% tinha intenção de compra, um avanço de 5%. Além disso, a pesquisa ainda revelou que apenas 16% dos entrevistados realizaram uma compra ou troca de veículo.

"Acompanhamos, durante o ano, o aumento na compra de veículos usados e seminovos em resposta à falta de abastecimento de peças para as montadoras. Acreditamos que esse setor deva se manter aquecido até, pelo menos, o fim do primeiro semestre de 2022, quando as montadoras esperam normalizar a produção", afirma o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic.

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, salienta a importância da realização da análise, para identificar como o consumidor se comporta atualmente. "Buscamos entender quais são as necessidades do consumidor e identificar as tendências ou padrões. Acompanhamos de perto todas as movimentações no setor para termos um melhor entendimento do comportamento dos consumidores", diz.

Formas de pagamento

No momento da compra, 84% dos respondentes têm a intenção de oferecer o carro atual como forma de pagamento. Outros números e alternativas de pagamento que surgiram foram: financiamento parcial (57%) e total (8%) em destaque (65%), em comparação ao 31% dos que pagariam à vista; na sequência, 4% fariam um consórcio ou leasing. Em relação àqueles que não possuem carro, 41% escolhem o crédito parcial, 27% à vista e 26% optam pelo crédito total.

"Embora haja diferenças entre as formas de pagamento desejadas por usuários que têm ou não um carro, ainda vemos um cenário de desconfiança quanto à economia, com aumento de até 4 pontos percentuais na intenção de comprar o carro à vista - no caso daqueles que têm carro - para não acumular dívidas longas", comenta Jurcevic.

SUVs são os preferidos

Quando o assunto são veículos, de acordo com a Pesquisa de Intenção de Compras 2022, desenvolvida pela Webmotors e publicizada no evento on-line Conexão Anfavea, os SUVs são os preferidos entre os consumidores que querem trocar de veículo neste ano. Além disso, a pesquisa ainda mostra que os hatches são os mais buscados entre as pessoas que não possuem carro, mas querem comprar um. O estudo contou com a participação de 2.439 usuários da Webmotors, entre os dias 20 e 24 de novembro de 2021.



Website: https://www.comprecar.com.br/carros-usados/jundiai
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp