17/07/2012 às 01h08min - Atualizada em 17/07/2012 às 01h08min

Praça Memorial 17 de Julho homenageia as 199 vítimas do voo JJ 3054

Memorial em memória das 199 vítimas de acidente aéreo ocorrido há cinco anos será entregue nesta terça-feira

SECOM - Prefeitura de São Paulo - foto: Fábio Arantes/Secom

A Prefeitura fez a última vistoria nesta segunda-feira (16) à Praça Memorial 17 de Julho, projetada em homenagem às vítimas do desastre aéreo do voo JJ 3054 da TAM, que ocorreu em 17 de julho de 2007. A praça, que fica no ponto exato da colisão do Airbus A320 com um prédio da mesma companhia de aviação, na Avenida Washington Luiz, próximo ao aeroporto de Congonhas, Zona Sul, será entregue nesta terça-feira, data que marca o quinto ano desde o acidente, com a presença de familiares e autoridades.

Construído em uma área de 8.318 metros quadrados, o equipamento tem um espaço de lazer e convivência para a população. Marcos Cartum, arquiteto que desenvolveu o projeto, explicou que a praça está ao redor de uma amoreira, a única árvore que resistiu ao acidente. “Nós a encontramos entre os escombros e ela foi transformada em uma escultura viva de celebração da vida. Ela é o elemento central desse espaço e a síntese do projeto, que é, ao mesmo tempo, um lugar de memória e convívio”, disse.

O projeto inclui pedidos da Afavitam (Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ3054), que participou de todas as etapas de seu desenvolvimento. “Nós fizemos algumas solicitações, entre elas, o nome Memorial 17 de julho visível da Avenida Washington Luís e que os nomes das vítimas estivessem escritos no local, como acontece normalmente em outros memoriais do mundo. Todos os pedidos foram atendidos”, afirmou o vice-presidente da associação, Archelau de Arruda Xavier, que perdeu a filha Paula, então com 24 anos, no acidente.

No centro da praça está instalado um espelho d’água, no qual estão inscritos os nomes das vítimas, e 199 lâmpadas de LED lembram o número das vítimas. As obras tiveram início em dezembro de 2011, com um investimento de cerca de 3,6 milhões de reais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »