11/03/2015 às 14h43min - Atualizada em 11/03/2015 às 14h43min

Livro apresenta resgate histórico e registro atual do movimento negro no Paraná

Resultado de quase dois anos de pesquisas,

NCA Comunicação
Heloisa Rego

A trajetória do movimento negro no estado é tratada no livro "Paraná Preto", lançado nesta segunda-feira (9), pelas jornalistas Aline Reis e Maria Carolina Scherner. A obra, publicada pela Editora Íthala, é um resgate histórico e registro atual da luta das organizações e líderes contra o racismo e a invisibilidade social no estado. 

"Trata-se de um documento inédito que traça perfis de pessoas afro-brasileiras que vivenciam ou militam no movimento negro paranaense. Figuras emblemáticas que contam suas histórias. Histórias que se entrelaçam, formando um cenário que mostra a questão da negritude em todas as suas nuances", descrevem as autoras.

As jornalistas, num bate-papo com os presentes na sessão de autógrafos na Livrarias Curitiba, criticaram a falta de documentação histórica e de estudos relativos ao movimento negro no Paraná. "Nossa maior dificuldade foi a carência de bibliografia sobre o assunto. Por isso, que colocamos que nosso livro é pioneiro. É nossa contribuição".

O livro é resultado de quase dois anos de pesquisas. Foi finalizado em 2012 como trabalho de conclusão da graduação em jornalismo. Para contar a história do movimento negro no estado as autoras utilizam a técnica da reportagem e de entrevistas. "Percorremos cidades fazendo grandes entrevistas. São histórias de vida e de luta que demonstram a relevância do tema, que ainda precisa ser muito debatido", afirmam. 

Aline e Maria Carolina esperam que o livro se torne uma fonte de consulta e de pesquisa para estudantes, professores, estudiosos das lutas sociais e militantes do movimento negro.

Editora Íthala - Rua Aureliano Azevedo da Silveira, 49 - São João - Curitiba - PR - (41) 3093 - 5252 - 3093-5257 -www.ithala.com.br - editora@ithala.com.br

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »