04/01/2022 às 15h22min - Atualizada em 07/01/2022 às 20h48min

Quando o assunto é a saúde do seu pet, prevenir pode sim ser o melhor remédio

Além de evitar o agravamento de doenças, os exames de rotina geram economia

SALA DA NOTÍCIA Juliana Bolson
Pexels
As mudanças que a pandemia provocou na relação entre os tutores e seus animais de estimação são evidenciadas nas pesquisas realizadas pelas entidades do setor. Um levantamento divulgado recentemente pela Comissão de Animais de Companhia, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), o Radar Pet 2021, mostrou que cerca de 30% dos pets do estudo foram adquiridos durante o período de isolamento social e 23% dos tutores buscaram pela primeira vez um pet durante a pandemia. Afinal, é fácil comprovar na prática o que os estudos mostram: o contato com os animais faz bem à saúde mental das pessoas. 

O protagonismo dos bichinhos de estimação nas famílias fez aumentar também os cuidados com o bem-estar e a saúde desses companheiros tão especiais. De acordo com o Radar Pet 2021, 65% dos veterinários entrevistados afirmam que o número de atendimentos se manteve ou aumentou durante a pandemia, a maioria foram consultas preventivas e para aplicação de vacinas. E os especialistas aprovam o comportamento dos tutores, uma vez que os animais de estimação, podem não demonstrar que estão doentes, e os exames de rotina são capazes de proporcionar um diagnóstico precoce de diversas doenças. Descobrir logo um problema aumenta muito a chance de sucesso no tratamento e pode diminuir o tempo de internação, o que representa economia. 

Tecnologia como aliada

Para prolongar a expectativa de vida e manter os pets mais saudáveis, a medicina veterinária tem avançado muito e a tecnologia é uma grande aliada. Exemplo disso é o aparelho de ultrassom que pesa apenas 120 gramas e é menor do que alguns modelos de celulares. Totalmente portátil permite que os exames sejam feitos em qualquer ambiente e garante a mobilidade tão importante no meio veterinário. Basta acessar o aplicativo via smartphone, tablet ou notebook e fazer a conexão por meio de plug-in Wi-Fi ou USB. Facilidades que permitem um diagnóstico rápido e preciso, além de um tratamento mais eficaz.

O aparelho de ultrassom portátil foi desenvolvido para atender, exclusivamente, animais. Isso significa mais conforto para o bichinho, afinal, não é possível pedir a eles, por exemplo, para prender a respiração ou relaxar determinada parte do corpo. As vantagens da tecnologia estão presentes em toda a linha de equipamentos veterinários da Imex Medical Group, que oferece também detector digital de raio-x, além de arcos cirúrgicos, aparelhos de ressonância magnética, tomografia computadorizada, impressoras, raio X e radiografia digital. Produtos que dão um suporte completo aos médicos veterinários. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp