27/02/2015 às 15h52min - Atualizada em 27/02/2015 às 15h52min

Cambridge anuncia novo formato para medir proficiência em inglês

Após anos de pesquisa, foi desenvolvida a Cambridge English Scale para ampliar a compreensão do desempenho do candidato, detalhando os resultados e identificando as áreas a serem aprimoradas

Patrícia Barbosa

Sempre à frente, indicando tendências em metodologia de mensuração de resultados, Cambridge English Language Assessment, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge anuncia o seu novo modelo de reporte de resultados dos exames de proficiência linguística. A Cambridge English Scale é a nova forma, aperfeiçoada, que o departamento utilizará para reportar os resultados de seus exames a partir de 2015.

De acordo com Piri Szabo, Diretora Regional de Cambridge English no Brasil, a nova escala consolida uma evolução dos resultados relatados atualmente nos testes de proficiência. “A Cambridge English Scale é uma ferramenta que permite que alunos conheçam suas aptidões e dificuldades, enquanto professores, recrutadores e instituições de ensino podem ter acesso a resultados pormenorizados, com um panorama minucioso das habilidades individuais do candidato”, ressalta.

A Cambridge English Scale é uma graduação de pontos usada para reportar os resultados dos exames Cambridge English. A ferramenta se baseia no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas - CEFR, padrão internacional para descrever habilidade em idiomas e ampla escala de referência em proficiência linguística, apresentando resultados mais detalhados e precisos. A escala foi desenvolvida pela equipe de pesquisadores do departamento da Universidade para complementar o CEFR e aperfeiçoar seu método de avaliação.

Os resultados para quase todos os exames de Cambridge English serão informados com base na Cambridge English Scale, começando com o Cambridge English First, incluindo o First for Schools, o Cambridge English Advanced e o Cambridge English Proficiency, já disponíveis desde janeiro de 2015.

Como funciona?

A pontuação na Cambridge English Scale substitui a pontuação padronizada e o perfil do candidato. Os candidatos recebem uma pontuação global na Cambridge English Scale que determina o grau e o nível do CEFR obtidos. Recebem também pontuações para cada habilidade linguística avaliada: leitura, escrita, expressão oral, compreensão auditiva e uso do inglês.

O novo padrão de resultados permite verificar o nível alcançado pelo candidato em cada uma das diferentes habilidades avaliadas e como suas performances em cada uma delas podem ser comparadas. Esses resultados detalhados tornam mais fáceis descrever os níveis de habilidades linguísticas exigidos para admissão em Universidades ou no mercado de trabalho. Os candidatos e professores também são beneficiados ao receberem informações minuciosas sobre desempenho facilitando a identificação de áreas para melhorias.

Além disso, instituições de Ensino Superior e organizações que reconhecem os exames de Cambridge, terão acesso a informações mais precisas sobre cada habilidade do candidato, facilitando a especificação dos níveis exatos de inglês exigidos para admissão em cada instituição.

A escala foi baseada em uma ampla pesquisa e desenvolvida em resposta a sugestões recebidas de usuários dos exames. Os candidatos que já possuem o certificado de Cambridge English podem fazer a conversão de seus pontos de acordo com o novo modelo de pontuação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »