25/02/2015 às 19h50min - Atualizada em 25/02/2015 às 19h50min

Santil: atendimento diferenciado

Com desafio diário de atender com alta eficiência clientes de perfis variados, incluindo compradores jurídicos e consumidores finais, empresa investe em infraestrutura e qualificação de vendedores. Clientes reconhecem o alto nível de atendimento prestado

Carmen Rosa

Cada tipo de consumidor tem necessidades diferentes, o que exige atendimento e abordagens distintas por parte dos vendedores. Reconhecer essas características é um dos principais diferenciais da equipe de atendimento da Santil, uma das principais distribuidoras de material elétrico do país, que desde sua fundação, em 1978, atende um público amplo e com perfis variados.

 

Com vendas por telefone, nas lojas físicas e, mais recentemente, pelo site, a Santil entende que seja por conta do volume, do grau de conhecimento, das dúvidas ou mesmo da urgência da compra e da entrega, atender a pessoas físicas e jurídicas exige formas diferentes de contato. Por isso investiu em canais diversificados e na formação de vendedores qualificados para cada situação.

 

As áreas ligadas ao atendimento recebem investimentos constantes, tanto em estrutura como em número de colaboradores.Treinados em técnica de vendas e com conhecimento dos produtos que comercializam, esses profissionais estão aptos a sanar dúvidas dos clientes, propor soluções e entender as necessidades de cada caso. Somente nas lojas, cerca de 120 vendedores estão disponíveis aos consumidores e a equipe de televendas soma aproximadamente 140 atendentes.

 

“Mantemos relacionamento comercialcom a Santil há três anos. O atendimento prestado é excelente, sempre com profissionais técnicos que conhecem o que estão vendendo e com o melhor preço da região”, afirma Marcelo Melloni, assistente de compras da Tenda Atacado. “Destacam-se a qualidade dos materiais, preços competitivos, atendimento e entregas pontuais”, ressalta.

 

Agilidade

O avanço da tecnologia e a escassez de tempo trouxeram como desafio tornar o atendimento mais rápido, sem perder a eficiência. Muitos clientes passaram a utilizar os meios eletrônicos para realizarem seus pedidos e a Santil acompanhou essas mudanças.

 

Para isso, criou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) com uma equipe de profissionais bem treinados e experientes, com a função de atender em 24 horas a todas as solicitações vindas por meio do site da Santil.Diariamente, chegam ao SAC, em média, 80 e-mails, em sua maioria com solicitações de orçamentos, além de dúvidas ou orientações sobre o uso dos produtos, dicas de instalação, tecnologias, entre outros assuntos.

 

A agilidade no contato é um dos fatores que se destacam na avaliação de Osvaldo Reina Valensia, diretor da ORV Confecções, com atuação nas áreas de construção civil e confecção. “Tenho contato frequente há oito anos e a equipe de atendimento é muito profissional, o que permite ótimo relacionamento e rapidez no contato”, observa.

 

A agilidade também é atestada pelo  gerente de produção da IGB - Indústria Gráfica Brasileira, Carlos Testa, que considera este aspecto o diferencial da Santil.

 

Variedade e sinergia

Atualmente 70% das vendas são geradas pelo atendimento a pessoa jurídica e 30% por meio do varejo – em 2014 foram emitidas, em média, 40 mil notas e cupons fiscais mensalmente. Administrar com eficiência estes dois canais de vendas é um desafio diário. O portfólio de produtos inclui itens para uso industrial, comercial e residencial, mas a grande aposta é no segmento da construção civil por intermédio das vendas corporativas.

 

“Temos contatos frequentes, por realizarmos reformas amplas em escolas da rede pública do Estado de São Paulo e obras prediais, e o atendimento prestado é muito bom”, afirma Jorge Pinto Rodrigues, colaborador de suprimentos e comprador pleno da Construtora Itajaí, cliente da Santil há mais de dez anos e que destaca a ampla linha de materiais elétricos disponibilizada pela empresa.

 

Para dar suporte às vendas, a Santil conta com seis pontos de expedição, que facilitam a entrega dos produtos, além de um Centro de Distribuição com 9 mil m² de área de estoque. Uma equipe de conferentes e separadores altamente treinada atua para tornar mais rápida a entrega, com baixo índice de devolução de produtos.

 

Para Waldir Toledo, diretor de engenharia da Promatel Engenharia, estes são aspectos que se sobressaem: “Temos contato com a Santil há 10 anos e negociamos quase toda semana. O atendimento é muito bom, possuem rapidez no atendimento e entrega no local da obra”, elogia.

 

 

Perfil Santil

Fundada em 1978, a Santil Comercial Elétrica é uma das principais distribuidoras de material elétrico do país. Com soluções para uso industrial, comercial e residencial, atua fortemente no segmento da construção civil por meio de vendas corporativas, mas também atende pequenas revendas, indústrias e consumidores finais.

Possui cerca de 30 mil itens cadastrados e um giro mensal de aproximadamente 20 mil itens, sendo carros-chefes as linhas de cabos, lâmpadas, luminárias, tubos e conexões, conduletes e reatores. O amplo portfólio de produtos no setor elétrico, aliado à entrega rápida e atendimento altamente qualificado formam os principais diferenciais da Santil, reconhecidos tanto por profissionais da área elétrica, como consumidores.

Com mais de 450 colaboradores, atualmente a empresa possui quatro pontos de venda, sendo três na cidade de São Paulo (bairros do Piqueri, Centro e Água Branca – neste último não há loja aberta ao público) e uma em Osasco; além de um amplo Centro de Distribuição, no bairro Água Branca, com aproximadamente 9.000 m2 de área.

Com crescimento histórico superior ao desempenho do PIB brasileiro, a Santil vem aumentando seu faturamento em torno de 20% nos últimos cinco anos. Investimentos contínuos permitem um crescimento sólido e preparam a empresa para um incremento da participação no mercado de material elétrico.

 

 

Santil Comercial Elétrica Eireli

Loja Piqueri: (11) 3998.3000

Loja Osasco: (11) 3695.9000

Loja Santa Ifigênia: (11) 3338.0000

Televendas Santil Água Branca: (11) 3616.5000

sac@santil.com.br

www.santil.com.br

www.facebook.com/santilcomercial

 

Informações para imprensa:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 - 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Taís Augusto: (11) 4423.3150 - 99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »