25/02/2015 às 09h39min - Atualizada em 25/02/2015 às 09h41min

IBEVAR: Compromisso com os mercados de Varejo e Consumo

Instituto reúne executivos varejistas, de indústria e serviços

Dezoito Comunicação

Fundado em 2009, em São Paulo, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, o IBEVAR é uma instituição sem fins lucrativos. Criada por um grupo de profissionais ligados mercado varejista e de consumo, tem como propósito estabelecer um grupo de discussão, relacionamento e conhecimento a respeito do setor.

Além de promover e incentivar o relacionamento social e profissional entre os seus integrantes, o IBEVAR busca cultivar os princípios éticos e empresariais do segmento varejista. “Também faz parte dos nossos propósitos oferecer ambientes e meios propícios ao intercâmbio de ideias e conhecimentos profissionais. Para isso, promovemos pesquisas, simpósios, palestras e atividades correlatas, relacionadas à administração e gestão do varejo e do mercado de consumo”, explica o Presidente do IBEVAR, Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo.

Ainda de acordo com Prof. Felisoni, a instituição visa executar trabalhos e projetos técnicos operacionais relacionados às atividades desempenhadas por seus associados. Além disso, tem como compromisso atuar para o desenvolvimento da responsabilidade social entre seus associados e empresas ligadas ao IBEVAR.

Entre as iniciativas do Instituto estão a elaboração anual do “Ranking IBEVAR”, que relaciona as 120 maiores empresas do setor de Varejo e Consumo no Brasil. “O levantamento é realizado pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo da FIA) e conta com o apoio da PwC Brasil. Junto com a ranking, apresentamos uma análise econômica e estratégica do setor. Dentre outras, avaliamos as seguintes métricas: ranking por faturamento, números de funcionários, número de lojas, produtividade por loja, produtividade por funcionário e peso do consumo de bens nas despesas de consumo”, complementa o Prof. Felisoni.

Anualmente, o IBEVAR organiza a sua própria delegação para conferir a “Retail Big Show”, a maior feira do setor, realizada em Nova York pela National Retail Federation (NRF). “Em 2015, o Instituto também firmou uma parceria com a Universidade Columbia, considerada a 4ª melhor escola de negócios do mundo, e realizou um programa especial durante a NRF, no qual os participantes puderam conferir estudos de casos e setoriais, saber mais sobre as perspectivas para o mercado varejista e de consumo no Brasil e, ainda, enriquecer o networking”, conta Prof. Felisoni.

Também é premissa do IBEVAR incentivar e orientar a formação de comitês voltados para o estudo de áreas específicas do negócio do varejo. Em 2015, são três os comitês: Inovação em Marketing no Varejo, Mulheres no Varejo e Prevenção de Perdas no Varejo. Segundo Prof. Felisoni, o principal objetivo dos comitês é discutir, desenvolver, pesquisar e divulgar informações relevantes para o aprimoramento dessas atividades nas empresas. “Além disso, temos uma parceria com a Academia de Varejo, da UBS Escola de Negócios. Com isto, visamos formar e desenvolver o profissional do setor de Varejo por meio do aperfeiçoamento das habilidades necessárias  no mercado de trabalho”, finaliza o professor.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes.

O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA e da Academia de Varejo da UBS Escola de Negócios, que auxiliam na construção de conhecimento dos associados.

www.ibevar.org.br

Léo César
Assessoria de Imprensa 
leo.cesar@dezoitocom.com.br I www.dezoitocom.com.br
Tel Direto: (11) 3674-4419 / Tel: (11) 3674-4400 Ramal: 4450 
Cel: (11) 98515-5171


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »