23/02/2015 às 14h50min - Atualizada em 23/02/2015 às 14h50min

4 dicas para alavancar as vendas da sua empresa em 2015

Frederico Kaufmann*

Com Assessoria

Sabemos que a economia brasileira não passa por um bom momento e as perspectivas para o próximo ano também não são favoráveis. Essa instabilidade está gerando receio nos empresários para novos investimentos. Desta forma, teremos que aproveitar bem as oportunidades que surgirão em 2015. Para isso, valem algumas dicas:

 

1 - Faça uma análise de mercado e foque no segmento que está melhor economicamente - Considerando esse cenário de desafios, a prospecção de novos clientes poderá ser uma das fases mais importantes no processo de vendas. Por mais que tenhamos menos possibilidades, sempre existem empresas precisando do nosso apoio, seja no momento onde estão faturando bem e querem maximizar seus lucros, seja quando estão em crise com minuciosos controles para corte de custos. Sendo assim, a postura do Gerente de Contas é fundamental para entender a realidade de cada empresa e se preparar com argumentos para uma boa negociação.

 

O primeiro passo para iniciar o ano com o pé direito é realizar um planejamento de vendas claro e objetivo, criando metas atingíveis e motivando a equipe. A necessidade de aumentar a receita é vital para todas as empresas e ela precisa vir com qualidade e o planejamento pode auxiliar neste aspecto.

 

2 - Tenha uma equipe capacitada e engajada. Obter resultados positivos no cenário competitivo é extremamente importante e conhecer suas vantagens é primordial - É necessário escalar pessoas com características diferentes, mas que se completem agregando valor à negociação. Outro aspecto de destaque para o consultor comercial ter sucesso no próximo ano, será administração do tempo no seu dia a dia de trabalho. Ele terá que eleger prioridades identificando quais oportunidades são mais interessantes, quais prospects possuem maior potencial de compra naquele determinado momento e desta forma, direcionar sua atenção a eles.

 

3 - Clientes satisfeitos indicam clientes e geram novos negócios - O posicionamento da marca tem o poder de criar na mente do consumidor uma identidade sobre um determinado produto e ou serviço. Por isso é preciso trabalhar muito esta consolidação, investindo fortemente em pessoas de alta performance. Isso porque o sucesso das entregas está diretamente ligado a conquista de novos clientes.

 

4 - É importante sempre estar oxigenando as parcerias - Construir bons relacionamentos é essencial, pois faz com que não apenas os vendedores, mas também os parceiros e clientes divulguem seu produto e serviço no mercado local. Além disso, realizar eventos e parcerias com agentes de classe, como sindicatos e entidades é importante para divulgar e fortalecer a marca.

 

Estimular essas negociações poderá fazer diferença no resultado final, por isso é preciso estar sempre atualizado com as tendências de mercado e cada vez mais preparado para atender as distintas demandas de cada cliente ou prospect, visando sempre fidelizar e gerar novas oportunidades de negócio.

 

*Frederico Kaufmann é gerente de contas da Sankhya Gestão de Negócios


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »