11/07/2012 às 00h41min - Atualizada em 11/07/2012 às 00h41min

Final do World Cosplay Summit 2012 – o maior concurso de cosplay do Brasil – será realizada durante o 15º. Festival do Japão

Etapa JBC Brasil premiará uma das nove duplas finalistas com a vaga para representar o país na final mundial da 10ª edição do concurso em Nagoya, no Japão

Editora JBC

O World Cosplay Summit 2012 – Etapa JBC Brasil será realizado dentro do 15º Festival do Japão – o maior e mais tradicional evento de cultura japonesa do Brasil – que acontece de 13 a 15 de julho no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5).

Organizado pela Editora JBC, a etapa final reúne participantes de todo o país, escolhidos nas oito etapas do concurso realizadas em eventos parceiros ao longo do ano. A nona dupla a concorrer é formada pelos vencedores da edição de 2011, os irmãos Mônica e Maurício Somenzari, que em agosto conquistaram o bicampeonato mundial e o terceiro título brasileiro no concurso.

No sábado dia 14, a partir das 14h, as duplas finalistas serão apresentadas na já tradicional Parada Cosplay, uma confraternização entre os participantes do concurso e os cosplayers que estiverem presentes no evento. Na parada eles desfilarão pelo festival mostrando suas roupas e performances bem próximos ao público.

A decisão do WCS 2012 – Etapa JBC Brasil acontecerá no domingo dia 15, a partir das 17h, no palco principal do evento, quando os concorrentes apresentarão suas performances perante uma mesa de jurados, de acordo com critérios de avaliação. Será então conhecida a dupla vencedora, que irá representar o Brasil na final mundial – a 10º edição do World Cosplay Summit – que será realizada em agosto na cidade de Nagoya, no Japão, e será transmitida pela primeira vez AO VIVO pela TV Aichi.

Na programação musical, destaque para as apresentações da cantora japonesa Tsubasa com a canção “Superação”, escolhida como tema do concurso em 2011, e da banda Gaijin Sentai, tocando temas de animes e tokusatsu (animações e séries japonesas), além de “Sekai no Choten E”, música tema de 2012 composta por Akemi, Rafael Moraes e Rogério Harada.

O WCS 2012 - Etapa JBC Brasil entra pela terceira vez no calendário de eventos do Festival do Japão e tem por objetivo incentivar a participação dos cosplayers, já que, na ocasião, eles se apresentarão não apenas para fãs, mas para muitos pais e crianças, que terão a oportunidade de ter contato com esse universo da cultura pop japonesa.

A atividade de cosplay (costume/fantasia + play/brincar) surgiu de um hobby nos anos 80, nos Estados Unidos, entre os fãs de Star Wars (Guerra nas Estrelas) e Star Trek (Jornada nas Estrelas) e serve para designar a atividade de se caracterizar e agir de acordo com determinado personagem. Importada para o Japão, a ideia ganhou projeção mundial graças à influência dos animes, mangás e games.

 

WCS 2012 - Etapa JBC Brasil

Data: 14 de julho (sábado)

Parada Cosplay: a partir das 14h, com concentração em frente aos bancos

Data: 15 de julho (domingo)

Final brasileira: a partir das 17h, no palco principal

AkibaSpace 3.0 + WCS 2012

Local: Centro de Exposições Imigrantes

End.: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5

Horários:

- 13/07 (sexta-feira), das 10 às 21 horas

- 14/07 (sábado), das 10 às 21 horas

- 15/07 (domingo) das 10 às 18 horas

Ônibus gratuito a partir do Metrô Jabaquara/SP (Linha AZUL do metrô)

R. Anita Costa (Saída Terminal EMTU) - 08h30 às 22h30
 

Sobre a Editora JBC
A JBC é uma editora fruto e reflexo da união entre duas culturas. É a única do setor no Brasil a se dedicar exclusivamente à difusão da cultura japonesa através de seus produtos. A editora imprime uma média de 12 a 15 novos mangás por mês, o que significa um novo mangá a cada dois dias. Por ano, são publicadas em média 180 edições, com tiragens que variam de 15 a 40 mil exemplares. A JBC tem ainda o maior portfólio de livros sobre a culinária japonesa em português, com mais de 50 títulos. Em 2011, a editora comemorou 10 anos desde o lançamento do seu primeiro mangá no país. Estamos chegando aos 18 anos de história, o que ajuda a construir o nosso papel de provedora de conteúdo, informação e tendências do Japão no Brasil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »