12/02/2015 às 14h10min - Atualizada em 12/02/2015 às 14h10min

Cuidados para a lavadora de alta pressão durar mais

JactoClean esclarece sobre alguns cuidados simples, que merecem atenção e ajudam a aumentar a durabilidade e o bom funcionamento das lavadoras de alta pressão

Carmen Rosa

Toda máquina, independentemente da finalidade, precisa de cuidados do início ao final da utilização, o que garante seu bom funcionamento e maior durabilidade. Assim é também com as lavadoras de alta pressão e, para isso, a JactoClean - referência nacional em equipamentos para serviços de limpeza - dá algumas dicas para conservação destes produtos.

 

A primeira delas é ler o manual de instruções da lavadora de alta pressão e os adesivos colocados na parte externa do equipamento, antes de iniciar a utilização. Ambos possuem informações que abrangem os cuidados necessários da instalação ao armazenamento. “A energia, a fiação, os acessórios, a operação, a manutenção, tudo influencia na durabilidade do produto. Seguir as indicações do fabricante é simples e fundamental”, explica Antonio Luis Francisco (PJ), Diretor Geral da JactoClean.

 

Quanto ao uso

Depois de acoplados corretamente os cabos e acessórios que serão utilizados, é preciso verificar se a tensão da rede elétrica está de acordo com o aparelho e checar se a variação da tensão está dentro dos parâmetros admitidos, do contrário o motor da lavadora de alta pressão pode ter dificuldades em funcionar, desligando constantemente, devido ao aumento de temperatura.

 

Para evitar o aquecimento da bomba, a JactoClean orienta que a máquina não seja acionada sem alimentação de água. Pelo mesmo motivo, alguns modelos de lavadoras de alta pressão não devem permanecer em funcionamento por mais de três minutos com o gatilho fechado.

 

O equipamento nunca deve ser puxado pelo cabo elétrico ou pela mangueira, o que danifica as peças, podendo exigir suas substituições. Além disso, é fundamental usar calçados com sola de borracha ou outro material isolante ou antiderrapante.

 

Armazenamento adequado

Guardar corretamente uma lavadora de alta pressão, em local protegido contra intempéries, é tão importante quanto a forma de utilizá-la. Um dos principais pontos é eliminar toda a água do circuito e despressuriza-lo após o uso, acionando o gatilho. "É simples: após desconectar as mangueiras de sucção e de alta pressão, ligue a máquina por 10 segundos e certifique-se de que a água depositada no cabeçote foi expelida", informa o executivo da JactoClean.

 

É preciso ficar atento, também, à formação de incrustações na bomba ocasionadas depois de longo tempo sem utilização da lavadora - a ocorrência dependerá da qualidade da água e, por isso, não é recomendado o uso de água que contém areia fina. Caso ocorra, é necessário girar o eixo do motor manualmente antes de ligar o equipamento à tomada - conforme instruções contidas no manual. Vale lembrar que as partes acessíveis da máquina devem ser limpas com pano úmido, sem nenhum tipo de produto químico, evitando o acúmulo de resíduos.

 

Manutenção em tempo

Uma recomendação fundamental é desligar sempre a lavadora de alta pressão da tomada para executar qualquer manutenção periódica. Para manter seu bom funcionamento, recomenda-se a lavagem do filtro, cuja periodicidade depende da frequência de uso e qualidade da água. Essa medida evita a redução da quantidade de água sugada e da pressão do equipamento.

 

Já o óleo da bomba deve ser trocado a cada 400 horas de utilização ou seis meses. A medida evita o desgastes prematuros e aumenta a vida útil do produto. Existem lavadoras de alta pressão que permitem a troca do óleo pelo consumidor - como a J6800, da JactoClean, que conta com vareta de verificação do nível de óleo. Para outros modelos - como a J6000 e J6200 da marca - o serviço deve ser executado exclusivamente numa rede autorizada.

 

"Antes de qualquer manutenção, recomendamos ao consumidor que busque o serviço de assistência técnica autorizada, pois alguns cuidados exigem habilidades que só um profissional treinado saberá orientar e executar", esclarece o diretor da JactoClean.

 

Caso seja necessário fazer a substituição de algum componente, como mangueiras de alta pressão, cabo elétrico, filtros, conexões e engates, é sempre indicado o uso de peças originais do fabricante, o que garante também a segurança do usuário.

 

 

Perfil JactoClean

A JactoClean é referência nacional em equipamentos para serviços de limpeza. Dispõe de soluções inteligentes, versáteis e seguras, voltadas ao uso residencial, comercial, profissional, industrial e agronegócio. Seu portfólio reúne lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó e líquidos, limpadoras a extração, motobombas para climatização, pulverizadores costais, acessórios e detergentes, produzidos com tecnologia de ponta, de acordo com os mais rígidos critérios de qualidade e submetidos a auditorias internas regulares, que comprovam a durabilidade, robustez e confiabilidade de seus produtos.

Seu moderno parque fabril, localizado na cidade de Pompeia (SP), está instalado num terreno de 10.000 m², sendo 5.000 m² de área construída. Atualmente, a empresa conta com 120 colaboradores, está presente em mais de 3.800 pontos de venda e possui mais de 600 postos de assistências técnicas autorizadas em todo o País. A JactoClean prioriza o crescimento sustentado da indústria, com investimentos feitos somente com recursos próprios e, em 2015, investirá principalmente na pesquisa, desenvolvimento e lançamento de novos produtos, visando ofertar uma gama maior de soluções e serviços aos seus clientes. Para este ano, a expectativa é de um crescimento de 7% nas vendas, se comparado a 2014.

A JactoClean faz parte de uma holding composta por importantes empresas que atuam nos segmentos agrícola, de transformação de plástico, meio ambiente, transportes, médico-hospitalar, ferramentaria, fundição e veículos elétricos. O grupo, criado a partir do surgimento de novos negócios da Jacto - fundada em 1948 -, é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.

 

 

JactoClean

Telefone: (14) 3405.3032 -  SAC: 0800-131513

vendas.clean@jacto.com.br

www.jactoclean.com.br

 

Informações para imprensa:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Regiane Damasceno: (11) 99527.6601 – 3562.5555 – regiane@viapublicacomunicacao.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »