11/07/2012 às 00h28min - Atualizada em 11/07/2012 às 00h28min

Livro detalha o surgimento do rock

O livro Raízes do rock também conta toda a evolução cultural e a da indústria fonográfica

Assessoria de Imprensa da Editora Nacional

Como surgiu o gênero musical que deu início à maior revolução cultural do século XX? Quem foram os primeiros astros do rock? Elvis, Litle Richard, Bill Haley? Para entender as raízes do rock a Editora Nacional lança o livro As raízes do rock, do jornalista francês especializado em música negra, Florent Mazzoleni. Totalmente ilustrado de fotos raras que exploram em detalhes os fundamentos do gênero, o livro mostra que o rock´n´Roll surgiu a partir de estilos populares entre os negros americanos, entre os anos de 1930 e 1940, como o Boogie Woogie, o blues negro do delta do Mississipi e o gospel. Grandes sucessos do rock como Hound Dog, por exemplo, são reprises de canções de rhythm blues negro. Mas o Rock´n´Roll só aparecia para o mundo através da junção rítmica da música negra americana com as músicas ligadas ás tradições musicais rurais dos brancos com o Country e o western swing.

O livro Raízes do rock também conta toda a evolução cultural e a da indústria fonográfica. O crescimento dos grandes selos independentes como a Capitol, Atlantic, Alladin e Black & White e o surgimento dos discos 45 rotações e os transistores. A importância de Nova Orleans como base rítmica do rock´n´Roll e o reinado dos grandes grupos vocais. Ao mesmo tempo em que acontecia a revolução musical, outra cultural e comportamental acontecia na mesma proporção. No mesmo período aparecia a televisão, a população negra lutava por seus direitos e se abolia as fronteiras geográficas e raciais. O livro mostra também a severa oposição ao gênero e que o Rock´n´Roll se moldou as poucos, frente a um contexto racial delicado, no momento em que os Estados Unidos conheciam um período econômico muito favorável, logo após a Segunda Guerra Mundial.

Para ilustrar todo esse período que compreende os anos de 1930 até meados dos 1950, As raízes do rock reúne mais de 300 fotos entre shows, capas de disco, recortes de jornais, selos de discos, cartazes promocionais e muito mais. Uma viagem profunda nas ondas do rádio e nas primeiras transmissões de TV, na febre das jukeboxes, nas lojas de eletrodomésticos, nos salões de dança e em um momento em que a música negra e branca começavam a se misturar dando lugar a vibrações inéditas e uma fusão rítmica que ainda não era chamada de rock´n´roll.


Sobre o autor Florent Mazzoleni é jornalista, autor, fotógrafo e viajante profissional. Tem diversas obras publicadas sobre música popular, em especial sobre o rock´n´roll, o gênero que fascina geração atrás de geração de jovens, há mais de 70 anos. Mazzoleni também se debruça de forma vigorosa em diversos de seus escritos e em especial nesse As raízes do rock, sobre as questões sociais e raciais que permeiam o fenômeno rock.

Serviço
Livro: As raízes do rock
Autor: Florent Mazzolieni
Tradução: Andrea Gottlieb Castro Neves
Editora Nacional
Preço: R$ 49,90

Páginas: 224                                  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »