12/02/2015 às 00h19min - Atualizada em 12/02/2015 às 00h19min

Aprovado projeto de lei para diminuir tempo de espera de poda de árvore

Assessoria de Comunicação Gabinete Vereador Andrea Matarazzo

Foi aprovado em segunda votação na tarde desta quarta-feira (11) projeto de lei (PL) do vereador Andrea Matarazzo, líder do PSDB na Câmara dos Vereadores, para desburocratizar o serviço de poda de árvores na cidade. O texto do PL 166/2014  segue agora para sanção do prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

De acordo com o projeto, o engenheiro agrônomo da subprefeitura fica responsável por autorizar serviços de podas de árvores em locais públicos da capital. A mudança proposta é que o laudo não mais precisará ter o aval do subprefeito, o que agiliza o serviço de poda na cidade. “Atualmente há cerca de 80 engenheiros agrônomos da Prefeitura dedicados ao serviço. São poucos diante dos dois milhões de árvores que a cidade tem e esta manutenção fica com atrasos que chegam a dois anos, ocasionando muitas quedas”, afirma Matarazzo.  A cidade registrou, no período de 28 de dezembro de 2014 a 12 de janeiro de 2015, metade das quedas de árvores esperadas para um ano. Ao todo, foram mil árvores caídas desde o final de dezembro, um recorde.

Quando foi secretário Municipal das Subprefeituras (de 2006 a 2009), Andrea Matarazzo detectou este gargalo no processo de poda e tratamento de árvores. Para chegar à redação final deste do PL, a equipe técnica do vereador dialogou intensamente com engenheiros agrônomos do município, representantes do sindicato dos engenheiros e com associações de bairro. Estas discussões culminaram com a audiência pública realizada na Câmara Municipal na terça-feira desta semana (10), em que técnicos e representantes da prefeitura se debruçaram sobre o tema.

Relatório da Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo referente ao ranking das reclamações que chegaram ao órgão ao longo de 2014 coloca a questão da jardinagem como a segunda maior demanda dos paulistanos. O vereador acredita que, se sancionada, a nova lei poderia reduzir de aproximadamente um ano para até seis meses a espera do cidadão que solicita a poda à Prefeitura.

O projeto de lei completo está no link: http://andreamatarazzo.com.br/pl-1662014-poda-de-arvore/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »