11/02/2015 às 14h33min - Atualizada em 11/02/2015 às 14h33min

Intoxicação alimentar e o Carnaval: não deixe nada estragar sua folia

Dr. Andressa Schuta, clínica geral credenciada da Paraná Clínicas, dá dicas para ficar longe desse vilão durante o feriado

Juliana Sampaio

A intoxicação alimentar surge, principalmente, nos períodos de grandes festas. Náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e febre são alguns dos sintomas. E é por isso, que é bom ficar atento durante o Carnaval. Para quem for aproveitar o feriado na praia, vale a pena tomar algumas medidas preventivas para não estragar a folia. Segundo a Dra. Andressa Schuta, clínica geral credenciada pela Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, observar a higiene pessoal do vendedor ambulante é o primeiro passo. Dar preferências a frutas e alimentos embalados também é uma boa pedida. “Evitar consumir alimentos contendo cremes e maioneses é uma boa solução para aqueles que não querem passar o feriado no hospital. Também é muito importante lavar as latinhas de bebidas antes de abrí-las”, aconselha a médica. Nos restaurantes os cuidados também devem permanecer. “É sempre importante observar a organização e limpeza do ambiente. Na hora de comer, opte por carnes e pescados cozidos”, explica Dra. Andressa.

Mas, se mesmo assim, com todos os cuidados, surgirem sintomas como: sede excessiva, boca seca, fraqueza, sonolência, vômitos persistentes, febre alta e diarreia intensa, é fundamental procurar um atendimento médico. Nesses casos, o famoso soro caseiro pode auxiliar no tratamento e na recuperação do paciente. “É muito simples e fácil de preparar. Basta um litro de água filtrada e fervida, uma colher de sal, pode ser de cafezinho, e duas colheres de açúcar, que pode ser de sopa”, explica Dr. Andressa. Para aqueles que possuem o medidor fica mais fácil. A bebida deve ser ingerida várias vezes ao dia e depois de preparado deve ser utilizado por, no máximo, 24h.

 

Sobre a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais

Há mais de 45 anos no mercado, a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais oferece soluções em saúde para seus clientes. Atualmente possui cinco Centros Integrados de Medicina (CIM), que estão localizados nos bairros Batel (única Unidade Infantil de plano de saúde que oferece atendimento exclusivo 24 horas em Curitiba), Água Verde e Cidade Industrial de Curitiba (CIC), além de outros dois nos municípios de Araucária e São José dos Pinhais.

 

O CIM - Água Verde, por sua vez, possui mais de 80 consultórios médicos, realiza consultas a partir de 35 especialidades médicas e está posicionado como o primeiro empreendimento da capital paranaense a atender 100% das normas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Outra inovação dessa estrutura é o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos cirúrgicos de baixa-complexidade e que possui 17 leitos.  Já o CIM - CIC, localizado no bairro mais populoso de Curitiba e polo industrial da cidade, foi ampliado em 2013 e, agora, conta com 1.300 m² de área total, com capacidade para realizar consultas médicas eletivas em diversas especialidades e, ainda, de urgência e emergência em clínica geral, ortopedia e pediatria. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »