09/02/2015 às 17h30min - Atualizada em 09/02/2015 às 17h30min

Contribuintes ainda podem deduzir parte de seu imposto de renda para projetos socioculturais

Campanha é voltada para contribuintes deduzirem parte de seu imposto de renda para projetos de defesa e promoção dos direitos de crianças e jovens

Cíntia Gomes

A Rede Marista de Solidariedade por meio da campanha Imposto de Renda Solidário convida os contribuintes de todo o Brasil a deduzir parte do Imposto de Renda devido aos Fundos para a Infância e Adolescência (FIA).

Embora o prazo de dedução do IR para pessoa jurídica tenha terminado no fim de dezembro, pessoas físicas que ainda quiserem doar podem fazê-lo até abril do ano seguinte. Neste caso, podem deduzir até 3%, lembrando que a dedução só é válida para quem faz a declaração pelas Deduções Legais (declaração completa).

De acordo com Vanderlúcia da Silva, coordenadora de parcerias e projetos da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista, o contribuinte tem a oportunidade de doar para o FIA de uma forma mais prática. Estabelecida pela Lei 8.069/90 a doação ao FIA pode ser deduzida do Imposto de Renda e não traz ônus a quem colabora. “O sistema da Receita Federal, através do qual se prestam as Declarações de Imposto de Renda, traz um campo exclusivo para essa finalidade, no qual poderá escolher para qual conselho quer doar”, explica.

Esses fundos financiam projetos socioculturais cadastrados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.  A Rede Marista de Solidariedade que busca formar cidadãos humanos, éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meio de processos educacionais fundamentados nos valores Maristas, apoia esta iniciativa. Para mais informações sobre a campanha e os projetos envie um e-mail para infancia@marista.org.br .

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »