05/07/2012 às 01h20min - Atualizada em 05/07/2012 às 01h20min

Pizzaria Week para comemorar o Dia Nacional da Pizza

Já são mais de 120 pizzarias participantes

Cristina Ribeiro

Do dia 10 a 13 de julho, algumas pizzarias de São Paulo, darão desconto de 10% na compra de qualquer pizza da casa. Para conferir as casas que participam do evento basta consultar o site: www.pizzariaweek.wordpress.com

Paralelamente a este evento ocorrerá a 2ª Edição da Expo Pizzaria Roldão – evento que ocorrerá nos dias 10 e 11 de julho em parceria com a JKPG – empresa organizadora do evento – trazendo atrações e novidades.

As deliciosas redondas fazem muito sucesso no mundo e por aqui. O Brasil é o segundo consumidor de pizzas perdendo apenas para Nova York. Para se ter uma ideia existem, aproximadamente, 50 mil pizzarias no Brasil, entre estabelecimentos formais e informais. Metade delas fica localizada em São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.

Devido ao crescimento do setor é que São Paulo sediará pelo segundo ano consecutivo uma feita totalmente voltada ao segmento que acontecerá nos dias 10 e 11 de julho, das 11 às 19 horas, no Anhembi Hall Nobre III, no Parque do Anhembi. Trata-se da EXPO PIZZARIA ROLDÃO, realizada pela Agência JKPG e Atacadista Roldão.

Em comemoração ao Dia Nacional da Pizza (10 de julho), foi proposto um desafio para o renomado chef pizzaiolo Perciliano Neto de confeccionar uma pizza maior que a do ano passado (13 metros de comprimento). Agora a “Grande Pizza” terá 15 metros de comprimento e será feita na abertura da feira, no dia 10 de julho, a partir das 11 horas. Depois, a pizza será doada para uma instituição de caridade a definir.

Voltada à micro, pequenas e médias empresas, a EXPO PIZZARIA ROLDÃO contará com a exposição de produtos e insumos e mais: Workshops na Pizzaria Central, com palestras ministradas por profissionais do SENAI orientando sobre como abrir um estabelecimento e mantê-lo, atrair clientes, entre outras dicas; recheios e ingredientes, harmonização de pizzas com azeites e vinhos e muito mais.

O lançamento desta edição será a Ilha do Pastel, onde profissionais farão demonstração e degustação de produtos.

Vale destacar a Palestra sobre harmonização de diferentes sabores de pizzas com azeite no Espaço Tendências. O tipo de azeite usado em pizzas diversas tem que ser escolhido com cautela, pois um sabor acaba sobrepondo ao outro e até prejudicando o paladar final.

Para explicar as harmonizações mais apropriadas, a especialista divide as categorias das pizzas em: mussarela; queijos fortes; embutidos; vegetarianas, e doces. “Sim, doces! Uma pizza de chocolate com sorvete de creme combina perfeitamente com um azeite produzido com azeitona arbequina madura, que tem como característica um sabor levemente adocicado, aguça Patricia Galasini que é além da organizadora do evento especialista em harmonização de azeites.

“Idealizamos um evento direcionado ao empresário da pizza e às indústrias fornecedoras de matérias-primas, com o objetivo de fomentar ainda mais o Trade com inovações e conhecimento, e atrair novos empreendedores ao setor”, diz Patricia Galasini, da JKPG, empresa organizadora do evento.

Para o diretor de marketing do Atacadista Roldão, Jefferson S. Fernandes, este é o segundo ano que a empresa participa em parceria com EXPO PIZZARIA. “É um evento muito importante para o Atacadista Roldão, pois é um do segmentos mais importantes para nossa empresa. Toda ação que favoreça nosso clientes, estaremos sempre atuando.” O diretor diz ainda que, o Atacadista Roldão sempre buscar melhores práticas para atender cada vez melhor os clientes. “Acredito que esta feira trará novidades para o setor, desde fornos e equipamentos para pizzaria até insumos.É uma oportunidade para quem quer mostrar seus produtos e também para profissionais do setor de pizzarias.”

O Atacadista Roldão sorteará vale-compra para pizzarias cadastradas no evento EXPO PIZZARIA ROLDÃO 2012. Serão mais de R$ 5.000,00 em brindes.

A visitação à feira e a participação nas palestras e workshops são gratuitos, porém, a presença nas palestras exige inscrição prévia, já que as vagas são limitadas. Cadastros por meio do site: www.expopizzaria.com.br ou pelo telefone: 3071-2277.

 

DADOS E CURIOSIDADES DO SETOR:

- mais de 10.000 pizzarias no estado de São Paulo

- pizzas mais pedidas, mussarela, calabresa, portuguesa nesta ordem.

- ticket médio gasto por pedido para uma família de classe média com 05 pessoas – 02 pizzas – total aprox. R$ 35,00 a 55,00 dependendo do bairro.

- Existem 02 públicos distintos os que gostam da massa fina e crocante versus quem prefere bordas altas e macias

O orégano é um ingrediente clássico, super característico em pizzas. Como tem um gosto mentolado forte, é uma das poucas ervas que funcionam muito bem desidratadas. E a praticidade do orégano seco provavelmente foi a principal razão dele ser tão usado em São Paulo. Mas uma dica para quem prefere usa-lo seco é esfregar as folhinhas na ponta dos dedos antes de salpicar a pizza, para liberar o aroma.

O manjericão conquistou espaço nos sabores das pizzas como vedete da Margherita e se tornou um parceiro valioso nas preparações que levam tomate. É uma erva que funciona muito melhor in natura e deve ser reservada para entrar nas receitas somente no final, preferencialmente crua, para que sabor e aroma sejam preservados.

O alecrim tem conquistado o paladar paulistano em pizzas autorais. é encontrado em entradas crocantes feitas com massa de pizza e parmesão, além de coberturas mais temperadas, que levam abobrinhas e queijos nobres como o brie, por exemplo.

Verdura

Na capital paulista, pizza verde também pode ser sinônimo de escarola. Há quem diga que o costume de colocar a verdura refogada sobre as redondas nasceu na Moóca, bairro da Zona Leste conhecido pela concentração de imigrantes de descendentes de italianos. A onda verde contempla também o espinafre e a rúcula para os vegetarianos.

Mussarela – queijo fresco originário da região de Campânia. Pode ser feita com leite de vaca ou búfala, vendido com ou sem soro. Na pizza, o tipo da mussarela varia de acordo com o forno utilizado, para derreter sem queimar ou ficar borrachuda. Além do sabor, a principal função do queijo é dar liga aos ingredientes e, consequentemente, unidade à cobertura.

Parmesão – foi batizado em homenagem à vila de Parma. É o maior e mais antigo queijo italiano. Ele é feito de leite de vaca desnatado. Quando está fresco, é servido ao fim das refeições na Itália. E quando é curado, é ralado em massas, risotos e sopas.

Gorgonzola – queijo de leite de vaca com veios que variam do cinza ao azul foi criado no Norte da Itália, onde eram curados em grutas. Hoje, há diferentes métodos de fabricação, tipos de mofo e quantidade de sal que resultam em vários estilos de queijo. Os sabores picante, suave e adocicado são os mais famosos.

Provolone – queijo do Sul da Itália, em formato oval, que pode medir até 1 metro de cumprimento. Ele é feito de leite de vaca coalhado e esticado em camadas superpostas. O sabor pode ser adocicado, picante ou defumado.

A maior contribuição brasileira no casamento entre pizzas e queijos é o requeijão, que surgiu há cem anos com um subproduto feito a partir do soro do leite desnatado.

Regiões

A região Sul destaca-se com coberturas delicadas e equilibradas. A região central se confirma como região com potencial para agradar tanto um público com paladar tradicional quanto consumidores ávido por novidade com uso de ingredientes nobres na cobertura.

A região oeste tem preocupação com qualidade para as massas e queijos das coberturas. A região norte é pólo de cardápios criativos, utilizando ingredientes pouco usuais como filé mignon, pimenta dedo de moça e figo. E a região leste tem vocação para sabores autenticamente italianos, como mussarela, margherita e calabresa.

Afinal de contas a pizza é um alimento democrático. Todas as classes sociais consomem pizza!!!!

SERVIÇO: 2ª EXPO PIZZARIA ROLDÃO

DATA E HORÁRIO: 10 E 11 DE JULHO, DAS 11 ÀS 18 HORAS

LOCAL: ANHEMBI HALL NOBRE III – PARQUE ANHEMBI – AVENIDA OLAVO FONTOURA, 1.209

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »