29/11/2021 às 16h30min - Atualizada em 29/11/2021 às 21h09min

O que é CRM e quais seus benefícios?

SALA DA NOTÍCIA Victor A
 

O CRM é uma abreviatura para Customer Relationship Management. É um sistema usado para construir e gerenciar relacionamentos com clientes.

Um sistema de CRM ajuda as empresas a gerenciar todas as interações com clientes e clientes em potencial. Com uma plataforma de CRM, as preferências do cliente são registradas e a atividade do cliente pode ser rastreada. 

Portanto, sempre que se fala com eles, independente de com quem falam, os clientes obtêm uma experiência totalmente personalizada e consistente.

O software de CRM ajuda as organizações a otimizar seus processos e fluxos de trabalho para que todas as partes do negócio estejam na mesma página. 

As equipes de vendas e marketing, especialmente, contam com o CRM para criar colaboração e melhorar sua produtividade. A venda de muflas eletricas, outrora complexas, pode se tornar muito mais simples por conta do CRM, por exemplo.

O objetivo geral é fornecer experiências mais envolventes ao cliente, aumentar a fidelidade e a retenção do cliente e impulsionar o crescimento e a lucratividade dos negócios.

Hoje você vai conhecer qual o significado do CRM e a importância para as empresas além dos principais benefícios e vantagens. Acompanhe.

Qual é o significado de CRM?

Se o seu objetivo é aumentar as vendas e a lucratividade, criar relacionamentos duradouros com os clientes e aumentar a retenção de clientes. Ele se concentra em colocar o cliente em primeiro lugar e oferecer uma experiência melhor e mais personalizada para o cliente.

Por outro lado, as pessoas costumam usar 'CRM' para a tecnologia, o que ajuda uma empresa a manter as informações de todos os seus clientes, leads e clientes potenciais armazenadas e organizadas em um só lugar. 

Além disso, uma solução de CRM permite que uma empresa acompanhe todas as interações com o cliente. Vender serviço de montagem estacao de tratamento de esgoto, por exemplo, ficou mais fácil pela customização do atendimento.

Confira agora quais são as principais vantagens do CRM para o seu negócio.

1. Melhor conhecimento dos clientes

Por mais simples que possa parecer, o simples fato de você ter todas as informações de cada contato armazenadas em um único local torna o CRM uma ferramenta de comunicação superpoderosa.

Como uma folha de dicas que oferece acesso fácil a informações importantes, um sistema de CRM oferece às suas equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente uma vantagem competitiva.

Eles não apenas sabem o nome completo de um contato, endereço de e-mail, número de telefone, endereço postal, site e contas de mídia social, mas também fatos críticos de negócios, como a posição de um contato na empresa

Além disso, tem informações sobre suas relações com outros contatos em seu banco de dados, a língua que falam e até mesmo seus aniversários. Com todas essas informações ao seu alcance, personalizar sua comunicação com um contato se torna muito fácil.

Em segundo lugar, com a ajuda do CRM, você pode salvar todas as atividades, projetos, vendas, mensagens de chat ao vivo, trocas de e-mail, faturas, pedidos, contratos ou solicitações de serviço ao cliente nas quais um contato já esteve envolvido.

Ou seja, um sistema de CRM permite que você conheça melhor quem são seus contatos e o que eles desejam. Se o seu cliente pesquisa sobre comissário de voo como fazer, pode ser direcionado ao seu site, mas sem um CRM adequado, ele não será retido.

2. Melhor segmentação

O CRM permite que você divida os dados por categorias e critérios, facilitando a criação de listas específicas. 

Usadas em vendas e marketing , essas listas segmentadas permitem que você execute campanhas de marketing específicas do  cliente e analise seu processo de vendas e pool de leads.

Quando você sabe a quem está se dirigindo, pode ajustar conscientemente sua oferta, suas táticas e até mesmo seu discurso de vendas. Você pode direcionar para empresas a venda do seu bebedouro industrial 100 l, por exemplo.

3. Melhor retenção de clientes

Além de ser um grande recurso para encontrar e nutrir seus clientes potenciais e novos, o CRM também é uma ótima ferramenta para manter os clientes existentes satisfeitos.

Um sistema de CRM traz alguns benefícios de “retenção de clientes”: ele o ajudará a cumprir suas promessas, lembrando-o de compromissos ou quando enviar e-mails de acompanhamento .

Mas o que torna o verdadeiro truque aqui é que o CRM também pode fazer com que você alcance os clientes que não foram contatados há algum tempo e talvez se sintam negligenciados.

4. Melhor antecipação das necessidades

Uma vez que um dos principais benefícios de ter um sistema de CRM é ajudar os vendedores a vender mais e mais rápido, o acesso ao histórico de interação com o cliente durante sua jornada permite antecipar as necessidades do cliente.

Se você conhece o histórico de compras do contato e quais hábitos de compra demonstraram que você pode ser proativo e apresentar ofertas novas ou melhores no momento certo.

Dessa forma, se o seu cliente fez compra recente de motor para portão deslizante ppa e um portão de alumínio e você vende tintas, pode oferecer ofertas via e-mail ou outros meios para que o cliente já adquira o produto para pintar essa cerca.

Um sistema de CRM também é indispensável para fornecer um ótimo atendimento ao cliente. O acesso ao histórico de interação facilita a oferta de atendimento ao cliente em tempo hábil.

5. Comunicação melhor e mais rápida

Não fazer seus clientes esperarem respondendo rapidamente às suas solicitações é um sinal de profissionalismo. Se o cliente pesquisar por porta de enrolar preço m2, por exemplo, e seu negócio aparecer primeiro e já oferecer atendimento, você sairá na frente.

Economizando tempo seu e de seus clientes, o sistema CRM, que oferece um conjunto de modelos de e-mail personalizáveis ​​e prontos para usar, cartas, documentos, propostas, orçamentos, convites, boletins informativos, entre outros.

Outro benefício é que um sistema de CRM também pode ajudá-lo a redigir SMS e e-mails e agendar seus envios com semanas ou meses de antecedência. E quando se trata de atender às solicitações de atendimento ao cliente, rapidez é tudo.

Com todo o histórico de interação de contatos a apenas um clique de distância, o CRM permite personalizar sua comunicação, enviar respostas oferecendo soluções rápidas para problemas recorrentes e enviar links para perguntas frequentes e vídeos.

Assim, se você sabe que seu cliente pesquisa por aluguel de gerador de energia preço, por exemplo, você consegue rastrear os sites que frequentou e enviar ofertas para o e-mail desse potencial cliente.

6. Melhor proteção da privacidade de dados

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) regulamentou o modo de lidar com dados dos clientes. Para cumprir os requisitos de privacidade de dados da nova regulamentação, é muito importante ter um software de CRM que tenha funcionalidade associada a LGPD.

O principal benefício do CRM aqui é que você economizará muito tempo e esforço, já que ser compatível com a LGPD é um trabalho em si, sem mencionar todas as consequências legais desagradáveis se você violar essa lei de privacidade.

Um sistema de CRM pode ajudá-lo a:

  • Documentar a permissão de seus contatos para armazenar dados pessoais;
  • Enviar notificações automáticas a todos os novos contatos sobre consentimento;
  • Gerenciar a assinatura de seus clientes para preferências de comunicação;
  • Configurar regras para atualizar detalhes pessoais para grupos de contatos.

Fazer tudo isso manualmente consumirá a maior parte do seu tempo e você também corre o risco de cometer erros. Porém, configurar um sistema CRM para fazer isso por você é uma maneira rápida, segura e confiável de tornar suas comunicações dentro da lei.

Se o cliente pesquisa por divisórias de drywall preço e é levado até um formulário no seu site para coleta de informações, o CRM organiza o consentimento e o armazenamento desses dados para uso posterior, mantendo a segurança e sigilo.

Conclusão

Você pode ter o produto mais incrível para oferecer, mas se não tratar bem seus clientes, não venderá nada. É por isso que construir bons relacionamentos com eles é a prioridade número um de todos os negócios.

O CRM contribui para uma melhor experiência do cliente, o que é essencial para fidelização e retenção de compras futuras. Assim, você amplia sua carteira de clientes e ainda protege seus dados estando em conformidade com as leis vigentes no país.

E isso é exatamente o que um CRM faz de melhor - ajuda você a manter um ótimo relacionamento com os clientes, tratando cada um individualmente, sem se esquecer deles e estar presente quando precisam de você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »