29/11/2021 às 16h33min - Atualizada em 29/11/2021 às 21h09min

Dicas para tornar sua empresa uma líder de mercado

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Grande, pequenas ou médias empresas podem ser uma líder de mercado. O que os torna excelentes é uma combinação de pessoas, estratégia, execução e propósito. 

 

As pequenas e médias empresas devem identificar prioridades na área de pessoas, estratégia, execução e propósito. Na categoria de pessoas, essas empresas aproveitam os indivíduos que veem seu trabalho como uma função integrada.

 

A estratégia permite que as empresas cheguem a lugares onde nunca estiveram. Por fim, o propósito permite que as organizações se conectem a algo maior do que seus produtos e serviços. 

 

No entanto, um tema que encontramos em cada um desses grandes líderes de mercado é que quase todos têm uma parceria estratégica com agências de marketing. Não adianta oferecer seu serviço de análise termográfica, por exemplo, sem saber o público-alvo.

 

Para as empresas que buscam assumir a liderança de mercado, a primeira recomendação é o trabalho para refinar as qualidades de sua empresa, juntamente com o desenvolvimento de uma missão corporativa única que vai além de ótimos produtos e serviços. 

 

Neste artigo, veremos quais qualidades tornam uma empresa líder de mercado. Confira as estratégias de como sua organização pode se tornar líder de mercado, os benefícios de ser e como você pode obter ajuda para chegar lá.

1. Determinar a persona pode ajudá-lo a atender às necessidades de seus clientes 

Definir o público é extremamente importante para qualquer negócio. Principalmente se você não dirige um negócio do tipo padaria, que atende quase qualquer público com seus produtos. 

Mesmo em tal situação, os proprietários devem estar cientes de que o maior grupo de seus clientes será formado por pessoas da comunidade local que moram ou trabalham perto da padaria. 

Por outro lado, para aqueles que distribuem bens não essenciais, é importante esclarecer as personas e direcionar todas as atividades para gerar seu interesse. 

Por exemplo, seu piso de concreto valor m2 pode ter como público pedreiros ou casais que estão construindo.

2. Pessoas e equipes: procure motivação, inteligência e integridade

As pessoas são os ativos mais significativos e expressam a marca da organização para o bem ou para o mal. Organizações que prosperam possuem pessoas que possuem uma combinação de energia, inteligência e caráter. 

A parte do caráter permite que eles não apenas busquem a glória pessoal, mas também vejam como se encaixam na estrutura da organização geral. 

Dessa forma, é importante saber gerenciar boas pessoas, portanto:

  • Contrate boas pessoas e deixe-as comandar sua própria equipe;
  • Admita rapidamente os erros e fuja deles;
  • Remova a ignorância sempre aprendendo;
  • Enobreça as qualidades sempre que possível.

Para se tornar líder de mercado na categoria de pessoas, contrate com base no potencial e ajuste à cultura. Por exemplo, na sua equipe de impermeabilização caixa d água condominio é importante ter pessoas que compactuam da sua cultura organizacional.

Frequentemente, você não encontrará um funcionário que se encaixe 100% na descrição de seu cargo, mas se eles puderem aprender e aceitar o que sua organização está avançando, vale a pena dar o salto juntos.

3. Estratégia: um plano que tem impacto e é focado

Uma estratégia é a direção que sua empresa busca seguir, geralmente levando a uma posição financeira fortalecida ou influência de mercado. No entanto, existem vários níveis de estratégia que vão desde operações a tecnologia até o marketing. 

Essas áreas se unem para criar algo que simplesmente atenda a uma necessidade de uma forma memorável. Se você integra sua cadeia de suprimentos e estratégia de marketing, por exemplo, tem mais chances de fazer funcionar.

Portanto, olhe honestamente para os problemas do setor e seja um agente de influência e mudança positiva. Seja como uma rede de proteção de polietileno visando manter os funcionários estimulados e assim otimizar as atividades e crescer.

As empresas podem ir para o próximo nível em direção à liderança de marketing entendendo as tendências de seu setor e analisando cuidadosamente onde estão os investimentos atualmente e se as coisas precisam ser ajustadas. 

Existem livros e muitos artigos escritos sobre como formular estratégias de negócios, aprimorando o presente enquanto olha para o futuro. Isso geralmente significa o doloroso exercício de ter equipes se reunindo para encontrar maneiras de fazer as coisas melhor.

Às vezes até mesmo planejando com fornecedores de bebedero de agua barato, por exemplo, enquanto sua liderança conduz reuniões estratégicas para traçar o caminho a seguir para a organização como um todo.

4. Execução: acertando o alvo na qualidade, tempo e custos

Execução é a implementação de estratégias, muitas vezes com definição crescente e tendência para inovação quando as coisas não saem como planejado. 

Marcar um alvo na execução requer foco no tempo, custos e qualidade: ter apenas um que esteja fora do alinhamento pode atrapalhar a execução e diminuir até mesmo a melhor estratégia. 

O desafio com as organizações é que bons conselhos ou estratégias estão frequentemente disponíveis, mas o tempo e os recursos necessários nem sempre estão. É por isso que bons planos não se tornam bons resultados. 

Sendo assim, você deve dar às equipes a meta final e a autonomia para chegar lá rapidamente. Seu serviço será de distribuição de atividades, assim como empilhadeiras elétricas distribuem fardos de produtos.

Encontre pessoas que não podem deixar de olhar para os detalhes: essas são as pessoas que precisam conduzir o processo de execução enquanto gerencia o tempo, os recursos e o moral em geral. 

Ao mesmo tempo, encontrar descanso e espaço ajuda a reter os detalhes das pessoas porque elas precisam recarregar para se engajar novamente. 

Gerenciar a política também é essencial para uma execução suave, de forma que os recursos não sejam retidos e, ao mesmo tempo, evite que as tarefas entre as equipes aumentem. A política e a inércia organizacional são os principais obstáculos.

5. Inovação: reinventando para atender às necessidades em evolução dos clientes

O que torna as empresas bem-sucedidas é sua capacidade de reinventar e redistribuir recursos para atender aos clientes e suas necessidades em evolução. Sendo assim, crie ótimos produtos e use-os para melhorá-los.

Teste seu sistema de tecnologia construindo um sistema de informação de última geração que capacite sua cadeia de suprimentos a estar no topo de seu jogo. Integre, por exemplo, a venda de bandeja 1u fixa padrão 19 dentro de um site bem estruturado.

Isso significa gerenciar estoques para transportar apenas a quantidade certa de produtos, sem criar grandes despesas gerais no estoque, ao mesmo tempo em que envia as remessas a tempo para os clientes em todo o mundo.  

6. Liderança de mercado: conectando serviços e produtos ao quadro geral

O propósito é a direção e a razão de ser de uma organização. Conectar o propósito ao trabalho de nossos clientes permite que eles eliminem o ruído e também terá um impacto positivo de longo prazo na satisfação geral dos funcionários. 

Existem dezenas, senão centenas de empresas de treinamento, todas oferecendo treinamento de qualidade e serviço impecável. Assim, você pode se tornar líder no segmento de corrente de plástico para sinalização preço, por exemplo.

A finalidade ajuda a conectar produtos e serviços a algo maior em que as pessoas possam acreditar. Ajuda a identificar sua organização com um movimento que pode tornar a vida melhor para todos.

Portanto, observe os problemas micro e macro que estão sendo atendidos pelo trabalho de sua empresa. Semelhante à análise e identificação da causa raiz, fazemos várias camadas de perguntas. 

Todas as organizações oferecem um produto ou serviço, embora muitas vezes não alinhem o propósito com esses produtos. Para entender o propósito, pense no que acontece se o produto ou serviço for retirado? 

Como seus clientes serão impactados se produtos e serviços como os seus não existirem? Pergunte também o que é importante para os consumidores e conecte-o com a forma como seu serviço atende às necessidades. 

Temos um cliente de esgrima que faz e instala cercas, por exemplo. No entanto, quando os proprietários colocam uma cerca em seu lote, eles estão aumentando a segurança para aqueles que fazem parte de sua comunidade e o valor de varejo do bairro. 

Nosso cliente de esgrima não está apenas no negócio de esgrima, mas protegendo famílias e construindo comunidades, uma cerca de cada vez.   

Conclusão

Como vimos, tornar-se líder de um segmento não é uma tarefa simples e requer muita criatividade associada à tecnologia e inovação, para que haja um destaque em relação à concorrência.

Nesse sentido, você sempre deve investigar o que os outros estão fazendo para que você busque algo inusitado e que ninguém pensou ainda. Assim, você avança perante os concorrentes e projeta sua empresa ainda mais.

Siga essas dicas e busque implementar em sua empresa. Com isso, as chances de se tornar líder no segmento são grandes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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