25/11/2021 às 16h05min - Atualizada em 25/11/2021 às 16h34min

Cultura, gastronomia, artesanato e fé

Parte do projeto Bossa Criativa, a Mostra Virtual São Cristóvão exibe a partir de 27/11 série de vídeos com apresentações e depoimentos sobre história, patrimônio arquitetônico e manifestações culturais da cidade sergipana, a quarta mais antiga do Brasil. Evento é uma parceria de Funarte e UFRJ

SALA DA NOTÍCIA Henrique Koifman
Joba Ralacoxa (forró), atração do primeiro vídeo da mostra, foto de divulgação

Começam a ser veiculados, no sábado, 27 de novembro, pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube, os 12 vídeos que compõem a Mostra Virtual São Cristóvão. Ao longo da série, será apresentado um panorama da rica produção cultural daquela que é conhecida como a “Cidade Mãe de Sergipe” – é a quarta mais antiga do país e foi a primeira capital do estado. A mostra é a primeira de uma série que contemplará nove cidades que são patrimônios culturais da humanidade reconhecidos pela Unesco no Brasil: Ouro Preto e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (Minas Gerais); Brasília (DF); a cidade do Rio de Janeiro e Paraty (Rio de Janeiro), São Luís (Maranhão), Olinda (Pernambuco) e São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul), além da própria São Cristóvão (Sergipe). A iniciativa faz parte do projeto Bossa Criativa, que integra o programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. A mostra tem também como parceira a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água.

No roteiro, história, cultura, gastronomia, artesanato e fé na voz e nos trabalhos de alguns de seus filhos e filhas ilustres. Quem abre a série é Joba Ralacoxa, com seu forró, sendo seguido de outros destaques locais, como os lutiers Mestre Passos e Matheus Santana, os artistas plásticos Gladston Barroso, Cauê Mathias e Mestre Nivaldo Oliveira, a cordelista Dona Alda Cruz, a poetisa de Vera Lúcia e Dona Marieta da queijadinha e Vera Maria dos Bricelets, mestres na gastronomia. A série mostrará, também, criações de artesãos que produzem e expõem suas peças no Centro de Artesanato Sala dos Saberes e Fazeres, imagens que contam histórias com os fotógrafos Neto Astério e Thiago Santos e, ainda , ginga, dança e folguedos dos grupos folclóricos Caceteiras, Chegança e São Gonçalo – além de depoimentos de historiadores sobre a história e o patrimônio arquitetônico são-cristovenses.

Sobre o Joba Ralacoxa

Após passar por outras bandas, Joba Alves partiu para carreira solo em 2008 e, desde então, lançou cinco CDs. É morador de São Cristóvão, a qual homenageou com “Canção à Cidade Mãe”, composta com a parceira Érica Barbozza. Em seu currículo, apresentações em alguns dos eventos mais tradicionais do Sergipe, como Forró Caju, Fasc 2019, São João da Tradição, Rasgadinho (palco do forró), Encontro Nordestino de Cultura e Feira de Sergipe do Sebrae. Joba tem, também, se apresentado online, por meio de lives e gravações.

O Bossa Criativa

Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente foi lançado em 2020 e reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa – entre as quais, o circo. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo, com destaque para locais considerados patrimônios culturais da humanidade. A programação é composta ainda de festivais, séries, shows curtos, performances, palestras e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em ações presenciais, com participação de artistas de todo o Brasil. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto.


 

Serviço

Mostra Virtual São Cristóvão do Bossa Criativa

Quando: Primeiro vídeo postado em 27 de novembro de 2021, às 18h, no site do projeto www.bossacriativa.art.br e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube

Os vídeos, assim como toda a programação da mostra e do Bossa Criativa permanecerão disponíveis durante toda a duração do projeto.

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br

Informações sobre editais e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br

Assessoria de Comunicação da Funarte: ascomfunarte@funarte.gov.br


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »