05/07/2012 às 00h39min - Atualizada em 05/07/2012 às 00h39min

Os bichos do Velho Chico

Futuro da fauna resgatada onde o rio vai transpor suas águas dependerá de reflorestamento. Lobo na praia: o guará troca o Cerrado pelo litoral paulista. Saiba como os alemães preservam ao mesmo tempo uma raça selvagem de cavalos e uma tradição centenária

Bureau de Ideias Associadas

Terra da Gente de julho está nas bancas. A reportagem de capa relata a corrida contra o tempo de biólogos e veterinários, para resgatar os bichos que estão na rota de transposição das águas do rio São Francisco. A preocupação geral é saber se haverá recomposição florestal para garantir o futuro desses animais. A reportagem Arca de Noé no semiárido é do colaborador Sérgio Adeodato, com fotos de André Pessoa e está na página 42.

Em sua coluna Dedo de Prosa, o editor executivo Valdemar Sibinelli escreve Hamilton para presidente!, inspirado na reportagem da página 40 (Confronto de gerações), focada no jovem agricultor Hamilton Ferreira do Carmo. Ele “comprou briga” com parte da família para salvar uma nascente na propriedade do clã. Para Valdemar, Hamilton encarna a parcela dos brasileiros que se conscientizaram de que a preservação é a semente do futuro.

Na reportagem sobre fauna, na página 14 – Lobos invadem a praia –, os colaboradores Dimas Marques (texto) e João Prudente (fotos) mostram como o lobo-guará, na luta pela sobrevivência, deixa seu bioma de origem, o Cerrado, atravessa a Mata Atlântica e é cada vez mais avistado no litoral paulista. Na Amazônia e no Pantanal, a espécie também enfrenta perigos desconhecidos.

A editora Valéria Forner e a fotógrafa Josiane Giacomini retratam a árvore de belas flores, com vários nomes populares - como cinzeiro e pau-de-tucano -, que se desenvolve bem em solos pobres e se constitui numa alternativa para reflorestamento de áreas degradadas. A recuperadora do Cerrado está na página 23.

Diretor de Redação de Terra da Gente, Ciro Porto assina Voo sem limites, na coluna Observador (página 32). Com base numa reflexão do livro O Homem Medíocre, do filósofo argentino Jose Ingenieros, e na própria observação das aves, o jornalista incentiva o leitor a sonhar e voar sem limites, rumo à consciência infinita.

Da Alemanha, a colaboradora Solveig Flörke (texto e fotos) revela que os últimos cavalos selvagens da Europa estão confinados numa reserva natural, na qual a preservação da espécie depende do controle populacional. Trata-se de uma tarefa que todo ano separa da tropa alguns garanhões e dá continuidade a uma tradição de mais de um século. Leia na página 35 Os últimos cavalos selvagens.

Na página 52, Sinal vermelho para a Economia Verde focaliza a Conferência Rio+20, realizada no mês passado, que confirmou o agravamento dos problemas ambientais, abriu espaço para discussões, mas não acelerou medidas efetivas pela sustentabilidade e pela redução da pobreza.

Ponta da Linha destaca na página 60 o atum-amarelo, um dos peixes marinhos mais fortes e rápidos, que coloca à prova a resistência e a técnica do pescador esportivo no litoral do Panamá, um cenário de grande biodiversidade do oceano Pacífico. O briguento do Pacífico tem fotos de Marcio Silveira e texto do repórter-pescador Eduardo Lacerda.

O texto Pé na estrada e fé na natureza, do colaborador João Prudente (texto e fotos), encerra na página 64 as grandes reportagens da edição 99 da revista. Prudente percorre o Caminho da Fé, o roteiro de 322 quilômetros que atrai peregrinos e turistas a 15 municípios paulistas e mineiros, e privilegia esses adeptos com belezas da natureza, montanhas, nascentes minerais e, claro, com muita paz em todo o trajeto.


Sobre a revista Terra da Gente

Oito anos de vida, 99 edições com uma verdadeira coleção sobre as características e o estado de conservação de pelo menos 160 espécies da flora e fauna brasileiras. Eis um pequeno balanço da revista Terra da Gente. Nascida de um programa homônimo de televisão que surgiu há 15 anos e faz sucesso no Brasil e no exterior, a revista é uma referência ao ensino de ciências, biodiversidade, meio ambiente e atingiu a marca de 25 mil exemplares/mês. www.terradagente.com.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »