22/11/2021 às 10h22min - Atualizada em 22/11/2021 às 20h38min

Disponibilidade é fator determinante para se ter sucesso na Black Friday

Por Eduardo Camasmie, diretor da Insert Payments*

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Ferreira Cruz
O mês de novembro é um dos mais aguardados pelo varejo, tendo em vista que a Black Friday já se consolidou como a data mais importante em nosso calendário, ultrapassando até o Natal em faturamento e volume de vendas. Ano após ano, estudos mostram crescimentos superiores a dois dígitos e a edição de 2021 também, ao que tudo indica, não será diferente. Isso posto, é imprescindível preparar o seu negócio de forma adequada para não ter problemas na hora da conversão e potencializar os seus resultados. 

E assim como ocorre no mundo corporativo, muitas pessoas também aguardam ansiosamente pelo período. Levantamento produzido pela Meliuz, por exemplo, mostra que comprar um produto de desejo é a principal motivação para 63,9% dos consumidores. Ou seja, uma má experiência na hora de fechar o negócio pode ser decisivo para que ele troque o seu carrinho pelo da concorrência. Definitivamente foi-se o tempo em que o brasileiro só se importava com os descontos. Oferecer segurança, facilidade e, principalmente, disponibilidade, já se tornou um enorme diferencial. 

O seu empreendimento está preparado para o pico de acessos simultâneos? E para o alto volume de transações? E seus parceiros de tecnologia e serviços? Basta uma compra negada ou demora para a finalização do checkout para que a visita não se converta em venda. Mais do que investir em marketing, é importante ter atenção na infraestrutura de tecnologia e evitar qualquer tipo de lentidão, instabilidade ou indisponibilidade nos serviços. Estimativa da consultoria Sofist mostra que, em 2019, essa tríade problemática custou ao varejo pelo menos R﹩ 132 milhões durante a Black Friday e a Cyber Monday. Para mitigar essas questões não há como fugir: o serviço de monitoramento de negócios tem de estar em sua estratégia de atuação. 

A infraestrutura não pode ser um gargalo para o sucesso corporativo. Como profissional experiente do mercado, tenho atuado em inúmeros projetos há mais de 30 anos, vários deles ligados diretamente a disponibilidade e desempenho de serviços e tecnologia. O investimento para montar um hub desse tipo é alto e, para mantê-lo, os custos recorrentes são muitas vezes agressivos. Por isso, sempre recomendo buscar um parceiro que possa assumir esse tipo de serviço que, definitivamente, não faz parte do seu core business. E ao entender o seu próprio negócio, será mais fácil descobrir até onde se pode chegar, identificar pontos fracos e impulsionar melhorias que vão garantir um crescimento saudável para a sua empresa e diferenciá-la frente a concorrência. 

Quando você passa por alguma instabilidade, a pior coisa é você não saber o que aconteceu e nem mesmo o que fazer para restaurá-lo, ou ainda, se irá se esse problema irá se repetir e quando... concorda? A gestão de eventos, o monitoramento e a gestão de incidentes são itens chave para a tomada de ação rápida e assertiva. Quando você tem as métricas conhecidas e relevantes exibidas bem ali em sua frente, em dashboards inteligentes e em tempo real, além de uma equipe capacitada e pronta para te atender 24 horas por dia, sete dias por semana, estabilidade, previsibilidade e performance vêm junto. A disponibilidade deve ser tão importante para a sua estratégia de atuação quanto o estoque, a logística etc. Ela é um fator determinante para se ter sucesso na Black Friday e em quaisquer outros momentos de sua operação. 

*A Insert Payments é uma unidade de negócios pertencente ao Grupo New Space e é especializada em soluções e serviços para o mercado de meios de pagamento 
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