03/07/2012 às 00h33min - Atualizada em 03/07/2012 às 00h33min

Julho é o mês do Rock no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Entre os destaques da programação musical, shows com Martin, Que Fim Levou Valdir?, Radiola Urbana com Rockers Control e Curumin, Prêmio Dynamite de música independente e Festival 20 Minutos com Marcelo Nova e Thunderbird

Agência Lema - foto: Divulgação

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso dedica sua programação musical em julho para comemorar o Mês do Rock. Shows na Sexta Sonora e no Ao Vivo no CCJ, Prêmio Dynamite de música independente, Radiola Urbana 72, Festival 20 Minutos, com apresentação de Thunderbird e show de Marcelo Nova, e Mostra Temática de Vídeo do YouTube, são os principais destaques do mês. Todas as atividades são gratuitas.

Segundo Karen Cunha, diretora de programação do CCJ, a programação foi toda pensada para estender a celebração do Dia Mundial do Rock, que é comemorado no dia 13 de julho. “O rock é o mote dos nossos shows, atividades, prêmios e debates, sempre contando com convidados muito especiais. Além disso, um dos encontros da mostra de vídeo do YouTube também será dedicado ao tema”, explica Karen.


Confira as atividades:

Prêmio Dynamite

Com o objetivo de fortalecer a produção independente e auxiliar na consolidação do cenário musical brasileiro, a Associação Cultural Dynamite realiza a edição de 10 anos do Prêmio Dynamite de Música Independente. Como é tradicional, a premiação será precedida pela Mostra de Música Independente, que trará quatro bandas por dia, buscando um retrato da diversidade de gêneros e localidades. Os shows serão precedidos por um debate sobre a cena independente, na sexta, dia 06 e por uma palestra com o curador do prêmio no sábado, dia 07.

Dia 06/07, sexta

14h – Palestra: Prêmio Dynamite

Com: Bruno Monstro, curador do prêmio.

Local: Espaço Sarau. Lotação: 70 lugares.

16h – Show:

Tigre Dente de Sabre (SP)

Joe e a Gerência (BA e SP)

Gil Duarte e o Sistema Asimov de Som (CE)

Mr. Punch (SP)

Local: Anfiteatro. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 15h, na recepção do CCJ.

 

Dia 07/07, sábado

17h – Debate: A Cena Independente

Com: Felipe Altenfelder (Fora do Eixo), Karen Cunha (CCJ), Mariana Soldi (Toque no Brasil) e Elisa Gargiulo (Dominatrix). Mediação: André Pomba (Dynamite).

Local: Espaço Sarau. Lotação: 70 lugares.

18h – Shows:

Mamma Cadela (SP)

Dubatak Sound System (RJ e SP)

Diego Schaun (BA)

Uirá França (DF)

Local: Anfiteatro. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 17h, na recepção do CCJ.

Ao Vivo no CCJ: Martin

Martin, guitarrista e parceiro da cantora Pitty no projeto Agridoce, lança show solo em formato semiacústico. Com canções escritas ao longo de 10 anos, o show juntará o repertório do álbum “Dezenove vezes amor”, feito com Duda Machado, e parcerias com Fábio Cascadura e Pitty, além de músicas inéditas. Martin mostrará, neste show, novos arranjos para suas canções, e subirá ao palco acompanhado por músicos de bandas amigas, recebendo também convidados especiais.

Dia 08/07, domingo, 18h. Anfiteatro. Livre. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 15h, na recepção do CCJ.

Radiola Urbana 72

Com curadoria de Ramiro Zwetsch, editor-chefe do programa Metrópolis, da TV Cultura, e criador do site Radiola Urbana, o projeto Radiola Urbana 72 reflete a diversidade criativa de 20 discos lançados 40 anos atrás através de cinco shows e nove programas de web rádio. Confira a programação completa no site: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br.

Nele, Rockers Control e Curumin interpretam “The Harder They Come”, de Jimmy Cliff, no dia 14 de julho. A principal banda de reggae de São Paulo se junta ao compositor, cantor e multi-instrumentista Curumin para revisitar o repertório da trilha sonora de “The Harder They Come” – que pode ser considerado o primeiro clássico internacional do reggae. Acostumada a refazer clássicos da música jamaicana em seus shows, a Rockers Control reúne os atributos para refazer o repertório do disco com uma identidade própria.

Dia 14/07, sábado, 20h. Anfiteatro. 90 minutos. Livre. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h, na recepção do CCJ.

Que Fim Levou Valdir?

Formado em 2006, na zona norte de São Paulo, o “Que Fim Levou Valdir?” faz um crossover de influências que vão do hardcore nacional (Mukeka di Rato, Discarga e Paura) ao metal mundial (Pantera) e novos nomes (Atreyu e Trivium). Seu segundo CD, "Os Porcos Sentam à Mesa", apresenta uma nítida evolução e o nascimento de uma sonoridade própria. Formação: Júlio Ramos (guitarras e vocal), Rodrigo Pedreira (vocal, berros e urros), André Pastura (bateria) e Bruno Ferrari (baixo).

Dia 15/07, domingo, 18h. 90 minutos. Livre. 50 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 17h, na recepção do CCJ. Local: Anfiteatro.

Sexta Sonora

Hellsakura

O que acontece se juntarmos a disciplina japonesa com a energia brasileira? Na música, já há uma resposta: Hellsakura. De São Paulo a Tóquio, o grupo mostra que sua energia e poder de cativar são universais. Liderada pela vocalista e guitarrista Cherry (ex-OKOTÔ), a banda está com álbum novo, “Blood to Water", lançado pelo veterano selo paulista Tumba Records. Formação: Cherry Taketani (guitarra e vocais); Donida (guitarra); Napalm (baixo); e Pitchu Ferraz (bateria).

Dia 13/07, sexta, 20h. 90 minutos. Livre. 50 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h, na recepção do CCJ. Local: Anfiteatro.

Stragos

Formada em 2003, “Stragos” surgiu do sonho adolescente de ter uma banda, mesmo num ambiente de pouca formação musical ou condições financeiras. A banda faz de sua história uma trajetória de ascensão ao rock brasileiro.

Dia 20/07, sexta, 20h. 90 minutos. Livre. 50 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 19h, na recepção do CCJ. Local: Anfiteatro.

Festival 20 Minutos com Thunderbird e Marcelo Nova

O projeto 20 Minutos selecionará seis bandas de rock para fazer um pocket show de exatos 20 minutos dentro da programação do Especial Mês do Rock. A banda ou artista solo mais votado pelo público volta no mês seguinte e se apresenta no projeto Sexta Sonora. Apresentação: Thunderbird. O show de encerramento fica por conta de um dos principais nomes do rock nacional, o cantor Marcelo Nova.

As inscrições dos artistas vão até dia 15/07 na recepção ou pelo e-mail: festival20minutos@gmail.com. Mais informações no site: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br

Dia 29/07, domingo, 15h30. Anfiteatro. Livre. 300 lugares. Retirar ingressos no dia do evento, a partir das 14h, na recepção do CCJ. Um ingresso por pessoa. É necessário apresentar documento com foto.

Mostra Temática de Vídeos do YouTube

Os monitores do Centro Cultural da Juventude organizam mais uma mostra de vídeos seguida de debates, instigando o público a refletir, questionar e discutir assuntos que fazem parte do nosso cotidiano. Os vídeos apresentados nos encontros são de livre acesso e estão disponíveis no YouTube.

Livre. Não é necessário retirar ingresso. Local: Espaço Sarau.

Youtube Rock’s

Após superar as barreiras étnicas da sociedade racista americana do fim da década de 40, o rock se espalhou para todo o mundo se tornando porta voz do descontentamento de jovens de todas as idades. De Chuck Berry a Marlyn Manson, a mostra apresenta a história desse ritmo que 'mudou' a história do mundo. Mediação: Alisson Monteiro e Fernando Knup.

Dia 14/07, sábado, das 16h às 18h.

Todas as atividades do CCJ são gratuitas. Horário de atendimento: terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h. O endereço é Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo. Telefone: (11) 3984-2466. Confira os serviços e a programação completa no site http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »