29/10/2021 às 11h07min - Atualizada em 29/10/2021 às 11h12min

b4waste foi escolhido para representar o Brasil na COP 26

SALA DA NOTÍCIA ANDRESSA PEDROSO BREGALANTI

A b4waste faz parte de um seleto grupo de empresas que irá apresentar seus negócios para líderes globais, em novembro, durante a COP26 - conferência da ONU para questões climáticas, que acontecerá em Glasgow, Escócia. A empresa está entre as 20 iniciativas brasileiras selecionadas pelo IdeiaGov, hub de inovação aberta do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Connected Places Catapult, do Reino Unido.  

A b4waste empresa que faz parte da Net Zero e a tem como um dos principais pilares a  redução  da emissão de gás carbono, vai passar por uma jornada de mentorias para o fortalecimento de estratégias de colaboração com governos, outras companhias e terceiro setor, como forma de ampliar seu impacto e contribuir ainda mais para o combate às mudanças climáticas, na agenda Net Zero 2050.  

A produção e consumo de alimentos é um capítulo fundamental na questão climática. Toda a cadeia de valor dessa indústria tem procurado práticas inovadoras de cultivo, industrialização e valorização humana, como uma saída para a escassez diante das mudanças climáticas que se anunciam, impondo a inovação como questão de sobrevivência.

Nesse sentido, b4waste se apresenta para além uma solução de consumo e economia. Chega para quebrar um ciclo de desperdício e, no seu lugar, gerar iniciativas sustentáveis levando prosperidade para a mais importante cadeia produtiva do planeta.

A solução é bem simples: b4waste é um aplicativo que une os estabelecimentos que precisam encontrar um destino para produtos próximos da sua data de vencimento, e o consumidor, que vai comprar de forma sustentável marcas de prestígio com descontos de, no mínimo, 50%. O app é totalmente gratuito.

Por trás dessa ideia, os empresários Luciano Kleiman (ex-CEO da Grand Cru e com passagens pela Adidas e Birkenstock),  Daniel Neuman (fundador da The Gourmet Tea) e Hyung Jun Kim (assíduo em startups da venture capital alemã Rocket Internet).

“b4waste nasceu da dor que eu e meus sócios experimentamos com a questão do desperdício. Não nos conformamos com a ideia de descartar comida em um País que ainda convive com a fome e em um mundo que não admite um consumo desassociado da responsabilidade social,” afirma Luciano Kleiman.

A apresentação das startups brasileiras na COP 26 será aberta ao público e acontecerá de forma virtual, pelo link: https://cp.catapult.org.uk/event/addressing-net-zero-challenges-uk-sao-paulo-latin-america-partnership/

 

Sobre o IdeiaGov

O IdeiaGov é o hub de inovação aberta do Governo do Estado de São Paulo que conecta pessoas e organizações com a missão de resolver desafios públicos para gerar impacto positivo na sociedade. Liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo do Estado de São Paulo e pela Procuradoria-Geral do Estado, o IdeiaGov é operado pela associação Impact Hub Brasil e conta com diversos parceiros.

Sobre a Connected Places Catapult

Connected Places Catapult é uma organização do Reino Unido que promove inovação em cidades, transportes e lugares comprometidos em gerar desenvolvimento econômico de maneira sustentável e de forma que beneficie a todos.

Sobre o desperdício

Três refeições desperdiçadas equivalem à emissão de CO² de um carro rodando sem parar por 24 horas ou 48 km percorridos por um jato. Isso sem falar na emissão de gases por degradação de alimentos que podem ser até 300 vezes mais nocivos que o próprio gás carbônico.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »