02/07/2012 às 23h50min - Atualizada em 02/07/2012 às 23h50min

Bolívia utilizará ferramentas forenses para identificar carros roubados de outros países

Veículos roubados em países vizinhos, entre eles o Brasil, serão devolvidos aos seus verdadeiros donos, desde que comprovada a sua procedência. O Governo Boliviano firmou parceria com a Smart Water América Latina para arbitrar este processo

DOC Press Comunicação

O Governo Boliviano anunciou uma parceria com a Smart Water América Latina, empresa especializada na identificação de bens, para ser o “árbitro” na identificação da procedência de veículos supostamente roubados. A decisão foi tomada depois da repercussão gerada pela “Lei de Chutos”, que legaliza veículos estrangeiros que circulam na Bolívia sem documentação.

O Governo Boliviano, de forma pró-ativa, quer identificar a real procedência dos veículos e, se constatada a ilegalidade do mesmo, cuidar de todo o processo de devolução do bem. Tal identificação será feita de várias formas, entre elas, veículos que estejam marcados com o produto Smartwater, um líquido transparente equivalente a uma impressão digital, muito utilizado pela polícia britânica para localizar criminosos, identificar bens roubados e cargas desviadas. Quando exposto a luz ultravioleta, o mesmo brilha e, a partir daí, amostras são coletadas para identificação da procedência do bem marcado.

“O Smartwater é o resultado de uma combinação química de até 22 elementos inorgânicos da tabela periódica. Variando a concentração dos elementos, é possível fabricar infinitas amostras, equivalentes a impressões digitais”, explica Álvaro Velasco, Presidente do Grupo Tracker, distribuidor autorizado do produto no Brasil.

A solução pode ser aplicada em bens (carro, quadros, joias, eletrônicos, etc), para identificá-los em caso de roubo; em seres humanos para identificar, por exemplo, bandidos que participaram de um determinado crime; e em animais, em caso de perda ou roubo. “O produto é utilizado atualmente pela polícia britânica, com resultados comprovados. No Brasil, as autoridades já reconheceram a eficiência do sistema e estão se estruturando, com o auxílio do Grupo Tracker, para integrá-lo em breve”, completa Velasco.

 

SOBRE O GRUPO TRACKER

O Grupo Tracker é o distribuidor autorizado do produto Smartwater no Brasil. Em doze anos de atividade, já recuperou mais de 22 mil veículos, evitando um prejuízo de cerca de R$ 1,5 bilhão. A tecnologia utilizada nos rastreadores da Tracker é a radiofrequência, considerada a melhor solução para roubo e furto e imune à ação de inibidores de sinais - jammers. Também oferece produtos baseados no GPS/GPRS indicados para monitoramento e gestão de frotas.

No Brasil, foi a primeira empresa do setor a obter a Certificação da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Também é certificada pela ANATEL e CESVI.

Para mais informações www.grupotracker.com.br ou também nas mídias sociais: www.twitter.com/trackerdobrasil e www.facebook.com/tracker.brasil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »