27/10/2021 às 14h00min - Atualizada em 27/10/2021 às 18h41min

“Mais importante parasita dos bovinos, os carrapatos têm de ser combatidos por produtos de eficácia comprovada”, destaca especialista

Carrapato do bovino pode causar grandes prejuízos

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
Irritação, perda de apetite e redução de peso estão entre os problemas enfrentados pelos bovinos quando acometidos por ectoparasitas – especialmente carrapatos, bernes e moscas. “Uma infestação séria faz com que os animais não apenas fiquem irritados, mas desenvolvam doenças, comprometendo o lucro dos produtores. No caso do carrapato, a tristeza parasitária é o principal problema sanitário. Os prejuízos dos pecuaristas vão desde a perda de arrobas por animal até a baixa precificação do couro, uma vez que os parasitas causam danos tanto sugando o sangue dos bois quanto ‘machucando’ o couro”, explica o médico veterinário e gerente de produtos para Grandes Animais da Syntec, Thales Vechiato.
O carrapato é o principal ectoparasita dos bovinos. Segundo a Associação Brasileira de Criadores, estima-se que esse inimigo cause prejuízos de aproximadamente US$ 3,2 bilhões por ano. De acordo com o especialista da Syntec, pode-se evitar a incidência de carrapatos com alguns cuidados. “A saúde geral do gado, incluindo seu estado nutricional, os níveis de estresse e até a genética são fatores importantes para prevenção do carrapato. Manter a alimentação equilibrada, incluindo acesso a suplementos minerais, sanidade dos animais em dia são procedimentos simples que ajudam a evitar ou a controlar a infestação de ectoparasitas. Vale lembrar que somente 5% deste parasita estão nos animais e os 95% no ambiente, ou seja, um controle não somente tático, mas estratégico é fundamental para reduzir as infestações na fazenda”, recomenda Vechiato.
Quando os ectoparasitas já estão presentes no gado, o tratamento deve ser feito com produtos específicos para esse tipo de problema sanitário. A Syntec oferece Ciper Duo, ectoparasiticida de amplo espectro de ação, formulado à base de Butóxido de Piperonila e Cipermetrina, piretróide responsável pela liberação de descargas nervosas repetitivas, que provocam a morte dos ectoparasitas.
“Os pecuaristas devem estar atentos à infestação de carrapatos. A prioridade é evitar o aparecimento do parasita. Porém, quando ele está presente é essencial usar produtos eficazes, com ação comprovada”, ressalta Thales Vechiato.
Sobre a Syntec
A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »