27/10/2021 às 16h01min - Atualizada em 27/10/2021 às 18h26min

The smarter E South America: recorde de público do evento reafirma relevância do mercado de energia solar

28 mil visitantes prestigiaram a feira e o congresso, que seguiram todos os protocolos de segurança vigentes

SALA DA NOTÍCIA Pedro Carvalho

São Paulo, 27 de outubro de 2021 - Três dias com pavilhões movimentados, público qualificado e congresso de primeira linha, criando uma atmosfera de confiança e sucesso, negociações frutíferas e a certeza de que este é o momento de desenvolver a nova realidade energética. Apesar de todas as restrições que a pandemia de COVID-19 ainda impõe, e obedecendo a todos os protocolos de segurança, o evento The smarter E South America 2021 trouxe ao Expo Center Norte, entre os dias 18 e 20 deste mês, mais de 250 expositores e cerca de 28 mil visitantes de 29 países, evidenciando a liderança do encontro na América Latina.

Mercados em alta

O setor solar na América do Sul está em ascensão. Após a capacidade solar instalada acumulada total ultrapassar as marcas de 5, 6 e 7 GW em 2020, o Brasil já passou de 11 GW este ano. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) declarou que o país instalou mais energia solar em 2020 do que em qualquer ano anterior. No ano passado, as instalações atingiram o recorde de 3.150 MW – a soma de 2.540 MW de geração distribuída e 618 MW de geração centralizada. "Desde 2012, a fonte solar fotovoltaica já movimentou mais de R$ 57,2 bilhões em investimentos e gerou mais de 330 mil empregos acumulados no Brasil", completa Rodrigo Lopes Sauaia, CEO da ABSOLAR. Os especialistas desse mercado confiam que em 2021 haverá um desenvolvimento ainda mais dinâmico. 

Em seu Plano Decenal de Expansão de Energia, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) prevê que a energia solar fotovoltaica poderá alcançar entre 24,7 e 43,2 GW em capacidade instalada acumulada até 2030. No caso da geração centralizada, o PDE 2030 considera que os leilões de energia acrescentarão anualmente uma capacidade média de 559 MW entre 2021 e 2030. Já para a geração distribuída, prevê-se entre 16 e 35 GW de capacidade instalada acumulada no mesmo período. Somando geração centralizada e distribuída, o PDE 2030 prevê um acréscimo médio entre 1,8 e 3,7 GW na capacidade solar fotovoltaica entre 2021 e 2030.

No evento, ficou claro que essa dinâmica não se aplica apenas ao setor solar. Vêm ganhando força os projetos de armazenamento de energia; há um foco crescente em distribuição e consumo inteligentes de energia; e a eletromobilidade tem o potencial de ser a chave entre a nova realidade energética e o universo da mobilidade.

Três feiras, uma missão

Acelerar a transformação, disponibilizar energia renovável a qualquer hora, em todo lugar; construir um setor de transporte e energia interconectado, limpo e moderno; enfrentar desafios e aproveitar oportunidades para o setor como um todo; permitir que as diversas áreas trabalhem juntas e em harmonia; promover soluções e conceitos flexíveis – essa é a visão do The smarter E South America. O evento, que ocupou 31,5 mil m² do Expo Center Norte, marcou a volta das feiras e sinalizou uma importante mensagem às empresas, que festejam o retorno dessas atividades. Os visitantes e expositores que não puderam comparecer ao polo de inovações tiveram oportunidade de participar do congresso via internet, e podem agora acessar artigos, depoimentos e entrevistas para acompanhar o que perderam.

“Foram três dias excelentes em São Paulo que evidenciaram o valor das feiras. Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que se juntaram a nós para possibilitar esse ambicioso projeto,” afirmam em conjunto o Dr. Florian Wessendorf, diretor administrativo da Solar Promotion International, e Daniel Strowitzki, diretor executivo da Freiburg Management and Marketing International, os organizadores internacionais do evento The smarter E South America.

“A edição deste ano foi, ao mesmo tempo, gratificante e desafiadora. E o grande desafio foi o curto prazo para conclusão, seguindo rigorosamente todo protocolo de segurança vigente. O evento certamente só foi possível graças à confiança das expositoras e ao comprometimento de nossa equipe e de nossos fornecedores. Estamos extremamente satisfeitos com os resultados, que superaram nossas expectativas,” completa Mônica Carpenter, gerente geral da Aranda Eventos.

Para Rodrigo Sauaia, da ABSOLAR, a retomada presencial do evento trouxe ainda mais confiança ao setor. "Foi um marco importante e uma oportunidade para reencontrar e conhecer pessoas, empresas, tecnologias e estratégias que fazem do mercado solar um sucesso cada vez maior. Estamos contentes e animados para a próxima edição em 2022.”

 

Sobre The smarter E South America

Com suas três feiras paralelas de energia, o evento The smarter E South America é o eixo inovador latino-americano para o novo mundo da energia. Sua abordagem dos temas sobre a transformação do sistema energético abrange os cruzamentos entre soluções e tecnologias. The smarter E South America cria oportunidades de abordar toda área essencial da cadeia de valor. Destacando geração, armazenamento, distribuição e uso da energia e as maneiras como esses aspectos interagem e podem se articular inteligentemente, The smarter E South America congrega interessados no futuro da energia vindos dos mercados mais influentes do mundo.

O The smarter E South America reúne os seguintes eventos:

• Intersolar South America – A maior feira e congresso para o setor solar da América do Sul

• ees South America – A meca sul-americana de baterias e sistemas de armazenamento de energia

• Eletrotec+EM-Power South America – A feira de infraestrutura elétrica e gestão de energia

Além da integração intersetorial e da descentralização, outro elemento crucial do novo panorama energético é a digitalização. Há uma crescente demanda por soluções integradas e inteligentemente interligadas. Como resultado, as empresas dependem cada vez mais de sistemas e serviços desse padrão. Antenado com esse contexto, o The smarter E South America apresenta soluções e tecnologias para fornecimento inteligente, sustentável e lucrativo de energia.

O The smarter E South America é organizado pela Solar Promotion International GmbH, Pforzheim, pela Freiburg Management and Marketing International GmbH, e co-organizado pela Aranda Eventos & Congressos Ltda.

 

The smarter E South America 2022

Data: 23–25 de agosto de 2022

Para mais informações sobre The smarter E, visite: www.ThesmarterE.com.br


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »