25/10/2021 às 10h57min - Atualizada em 25/10/2021 às 18h57min

Jornalista grava reportagem durante preparação de corpo real para o velório

O vídeo, publicado no canal Vim te Mostrar, foi registrado na Funerária Santa Casa, em Belo Horizonte, e exibe as etapas do trabalho do tanatopraxista, profissional responsável por proporcionar a última despedida de uma pessoa falecida

SALA DA NOTÍCIA Grupo Balo

Após o sucesso do vídeo de estreia da série “As Profissões Mais Curiosas do Mundo”, no canal Vim te Mostrar, que apresentou o tanatopraxista, cuja função é preparar os corpos para o velório, o jornalista Heberton Lopes, que comemora mais de dois milhões de views no canal, foi além. Ele acaba de disponibilizar no YouTube a segunda parte da reportagem, que agora mostra todo o processo realizado em um falecido real com as explicações do supervisor da Funerária Santa Casa BH, Alexandre Alberto. 

Heberton Lopes deixa claro que a intenção não é chocar e muito menos exibir imagens sensíveis. “É um registro jornalístico curioso e que tem como objetivo quebrar tabus. Por mais que haja o receio de se falar sobre a morte, é necessário ter conhecimento para evitar preconceitos e crenças equivocadas. Por isso, após gravar pela primeira vez apenas a explicação sobre o trabalho do profissional de tanatopraxia, pedi autorização para acompanhar o processo em um corpo real”, conta o apresentador do canal Vim te Mostrar.

Para o jornalista, o vídeo demonstra o quanto o trabalho do tanatopraxista é importante para a sociedade. “São profissionais essenciais, que fazem o que a maioria não quer fazer. Devemos valorizar e reconhecer, pois o que seria de nós se não tivéssemos quem cuidasse dos nossos falecidos? Eu, que fui muito bem recebido na Funerária Santa Casa BH na primeira reportagem e vi o nível do profissionalismo, não aguentei ler os comentários preconceituosos no primeiro vídeo e ficar calado. Os mais mal-educados foram prontamente respondidos. E esse foi um dos motivos que me fez querer voltar e registrar o processo em um corpo real e, mais uma vez, sem apelos desnecessários”, explica.

Com o intuito de preservar a privacidade do falecido e da sua família, nada que pudesse revelar a identidade do corpo foi exibido. “Durante toda a gravação, nosso trabalho foi norteado pela ética e bom senso. Conforme eu já havia respondido em diversos comentários maldosos no primeiro vídeo, a intenção não é criar sensacionalismo, mas sim informar. Por isso, tudo o que não era estritamente necessário mostrar foi desfocado. Estive com o nosso cinegrafista, Jhonattan Nunes, por mais de seis horas nas dependências da Funerária Santa Casa e tomamos todas as precauções para evitar exposições indevidas. A equipe de edição, da produtora Alpha Produções, também foi orientada para que o vídeo fosse finalizado de forma que não chocasse o nosso público. Mesmo assim, no primeiro momento, o YouTube chegou a bloquear a monetização, inclusive limitando a reportagem para pessoas com mais de 18 anos. Fizemos algumas orientações e, após uma análise manual pela plataforma, o conteúdo finalmente foi liberado”, relata.

Na reportagem, que é dividida em duas partes, o supervisor da equipe da Funerária Santa Casa BH e professor do curso de Tanatopraxia da Faculdade Santa Casa BH, Alexandre Alberto, explicou todos os passos do trabalho de preparação de corpos. “Tivemos que nos paramentar com uma touca descartável. Já estávamos com máscaras e fomos orientados e não tocar em nada durante a visita aos setores onde os falecidos são preparados, por isso não usamos luvas. Vimos desde a atuação do setor de atendimento, o acionamento do carro funerário, a chegada do falecido no estabelecimento, a aspiração do sangue, passando pela injeção de fluídos para retardar a decomposição, até a vestimenta, acomodação na urna funerária e a colocação na van que o levou para o velório. O produto final é uma reportagem bem completa e didática”, finaliza o jornalista.

Assista agora:  https://youtu.be/5dTsFLLVgp0

Vim te Mostrar

Conhecido no mercado de comunicação e eventos, por estar à frente do Grupo Balo, agência responsável pela assessoria de imprensa de shows, festivais, artistas e empresas, Heberton Lopes criou o canal Vim te Mostrar, no YouTube, em março de 2020. De acordo com o jornalista, o objetivo é apresentar reportagens e vídeos de curiosidades em geral sob o olhar do profissional.

Para assistir aos vídeos do canal Vim te Mostrar, acesse www.youtube.com/vimtemostrar

Curta o @vimtemostrar no Facebook: www.facebook.com/vimtemostrar 
Siga o @vimtemostrar no Instagram: www.instagram.com/vimtemostrar

As sugestões de pautas podem ser enviadas nos comentários dos vídeos, no YouTube, ou pelo e-mail [email protected].


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »