22/10/2021 às 20h21min - Atualizada em 23/10/2021 às 00h06min

Preparo emocional, autoconhecimento... Veja quais são os desafios que todo empresário enfrenta ou enfrentará

SALA DA NOTÍCIA Clarice Tatyer
Foto de divulgação
Se você sempre quis ter seu próprio negócio, saiba que esta ideia representa um grande desafio. Contudo, por trás de todo sonho existem aspectos que também precisam ser observados para que sua ideia tenha consistência.

Para começar, esteja preparado para enfrentar desafios, diariamente, busque sempre a capacitação e melhoria do que você produz ou vende; mantenha-se sempre interessado e curioso em relação ao seu negócio.

Dessa forma, o desafio diário se torna um estímulo e não uma dificuldade.

E entre estes desafios, o desenvolvimento de habilidades como preparo emocional, autoconhecimento, interesse por questões burocráticas e por desenvolver a liderança, estão na linha de frente.

Vamos abordar, primeiro, o preparo emocional, algo fundamental quando se dirige um negócio. Por isso, cuide da sua saúde mental e trabalhe suas emoções, pois os desafios serão muitos e você precisa estar equilibrado para resolvê-los.

Em seguida, é preciso que você tenha preparo burocrático. Sim, o conhecimento dos trâmites que envolvem a sua empresa também é fundamental: as questões legais e tributárias, o conhecimento dos documentos legais que regem as áreas da sua empresa etc., tudo isso ajudará você a adquirir mais sabedoria quando tiver que tomar decisões, por exemplo. Muitos reclamam do excesso de burocracia, mas o melhor é aceitar que sem essa etapa, este conhecimento, sua empresa podem se tornar obsoleta ou sequer sair do papel.

Se você empreende ou pensa em empreender também sabe que as palavras ‘líder’ ou ‘liderança’ estão em quase todos os textos, vídeos e podcasts sobre os desafios enfrentados por aqueles que querem ser empresários, certo?
E nada mais adequado, pois a liderança ou o desenvolvimento desta qualidade, caso você não a tenha, é fundamental para qualquer empresário de qualquer tipo de negócio. Liderança é a palavra-chave quando se trata de empreender. Liderar no sentido de ter coragem e saber se posicionar; liderar no sentido de orientar colaboradores de forma clara e segura. Uma empresa realmente não consegue avançar sem um líder, por isso, o desenvolvimento da liderança, qualidade ligada à coragem, à capacidade de adaptação, criatividade, entre outras, é tão importante para quem deseja ser empresário.

Por fim, para que todas as etapas descritas sejam realizadas, o autoconhecimento é essencial. Mas o que significa ter autoconhecimento e porque ele é importante para um empresário? A resposta é simples: quando uma pessoa sabe mais sobre si mesma, quais são seus desejos mais íntimos, suas ambições, suas qualidades e os seus defeitos; quais pontos críticos precisam ser melhorados e quais são aqueles nos quais ela é realmente ótima; é mais fácil definir objetivos, encarar obstáculos e superar os desafios que surgem diariamente.
Por isso, o autoconhecimento é visto por muitos empresários de sucesso, como a base para que todos os itens citados anteriormente, sejam realizados sem grandes problemas.

Autoras: Vera Araújo e Soraia Mendonça sócias, mentoras ( empresarial), contadoras e treinadoras.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »