18/10/2021 às 10h03min - Atualizada em 18/10/2021 às 11h40min

5º Encontro de Circo, Arte e Educação para uma Pedagogia do Palhaço terá espetáculos, oficinas e debates online, até 29 de outubro

Encontro, gratuito, pode ser assisitido pelos canais do @coletivocircusp e @circonobeco no Youtube e Facebook, além do Twitch @circonobeco.

SALA DA NOTÍCIA LN Textos
Juja Kehl

Começa nesta segunda-feira (18) o 5º Encontro de Circo, Arte e Educação para uma Pedagogia do Palhaço (Circusp), do Coletivo Circusp, que será realizado online eaté o próximo dia 29 de outubro. A programação inclui quatro espetáculos e diversos números circenses, atividades de formação e produção de conhecimento, mesas de debate, entre outras atrações, que poderão ser assistidas gratuitamente pelos canais do @circonobeco, no Youtube, Facebook e Twitch; e @coletivocircusp, no Youtube e Facebook.

Ao todo, o evento contemplará  38 projetos artísticos de sete estados - São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará - e também do Distrito Federal.

Programação

A abertura oficial será no dia 18 de outubro, segunda-feira, às 19h, com a exibição de depoimentos em vídeo sobre o Circusp.

Os quatro espetáculos selecionados - “Em Busca do Ingrediente Secreto” (foto), do Ateliê de Criações (São Paulo - SP), “In Concertina”, do Palhaço Ritalino (Londrina-SP), “Reciclown Circus”, da Cia Rarus Circus (Ribeirão Preto - SP) e “Atravessando Lugares”, da Cia Mano a Mana (São Paulo - SP) - serão apresentadas, respectivamente, nos dias 19, 21, 26 e 28 de outubro, sempre a partir das 16h.

Show de variedades (Variétés), Mostra “Lado B”, conteúdo para crianças(Espaço Cirquinho/Pscirquinho) e shows musicais, como o da cantora Tulipa Ruiz, que encerra o encontro no dia 29, às 20h, também pontuam a programação artística.

Já entre as atividades formativas, temas como ‘Introdução a transdisciplinaridade dos saberes circenses em âmbito escolar’; ‘Palhaçaria e Yoga do Riso’, “A Crise Na Arte”, “A Mulher Preta no Circo” e ‘Ritmo em cena: percussão corporal e música com objetos’ movimentam as oficinas, mesas de debate e bate-papos.

O 5º Circusp é parte do programa de fomento e difusão cultural do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (14.017/2020), edital ProAC Expresso LAB 49/2020, Governo Federal, Brasil.

Sobre o Circusp - O Circusp é um coletivo que se ramificou do antigo Infesta, série de eventos idealizados pelos pedagogos Marco Guerra e Thiago Batista em 2011 na Faculdade de Educação (FE-USP) e que visava prestigiar a arte do circo e do hip hop.

Atualmente, o grupo tem como objetivo unir as produções e pesquisas acadêmicas relacionadas à arte circense ao mesmo tempo em que desenvolve projetos de extensão para que o circo entre na Universidade.

PROGRAMAÇÃO - 5º ENCONTRO DE CIRCO, ARTE E EDUCAÇÃO
PARA UMA PEDAGOGIA DO PALHAÇO (CIRCUSP)

 

18 de outubro
SEGUNDA-FEIRA

16h – Oficina Formativa - C/ Marco Guerra.
LADO B - Pedagogia de palhaço/a/e 

19h – Abertura Oficial
Exibições de vídeos com depoimentos sobre o Circusp.

19 de outubro
TERÇA-FEIRA

10h – Oficina Formativa - C/ Silvia Brunello
LADO B - Introdução à Linguagem de Palhace

16h – Espetáculo ‘Em busca do ingrediente secreto’
Ateliê de Criações (São Paulo/SP)

19h – Mesa 1- “A Mulher Preta no Circo” - Convidada: Cida Almeida. Mediação de Vanessa Rosa (Clube do Livro)

20 de outubro
QUARTA-FEIRA

10h – Oficina Formativa - C/ Tetê Purezempla
Lado B - “Oficina de Palhaçaria Musical”

16h - Oficina Formativa - C/ Adriana Ximenez
Danças Brincantes

19h - Bate-papo com Prof. Rogério Almeida - “Arte, Estética e Educação”

20h - Varietê Antropofágico.  Homenageado: Palhaço Xamêgo Espetáculo de lançamento do encontro. Direção: Vanessa Rosa / Terreiros do Riso 

(Varietê Modernista Circusp de Abertura)

21 de outubro
QUINTA-FEIRA

10h – Oficina Formativa - C/ Fernando Ventureli
Lado B - Construção de Instrumentos Musicais

16h - Oficina Formativa - C/ Trupe Circuluz
Palhaçarias, Risadarias e Africanidades

16h - Espetáculo “In Concertina” - Palhaço Ritalino (Londrina/PR)

22 de outubro
SEXTA-FEIRA

15h - Rádio Circusp

19h – Mesa 2 - Circo, Universidade e extensão: Mediador: Maria Carolina Unesp. Convidados: Marco Bortoleto e Ermínia Silva

20h - Varietê Acadêmico - A Crise na Arte. Direção: Vulcânica Pokaropa | Mestres de Cerimônia: Rodrigo e Miguel 

23 de outubro
SÁBADO

10h - Oficina Formativa - C/ Nayara Rocha
Lado B - Brincando de ser Palhace

16h - Espetáculo
Espaço Cirquinho + Pscirquinho

20h – Variété “Lado B”

24 de outubro
DOMINGO

16h - Espetáculo
Espaço Cirquinho + Pscirquinho

20h – Variété “Lado B”

25 de outubro
SEGUNDA-FEIRA

14h – Oficina Formativa - C/ Bel Macari
Introdução a transdisciplinaridade dos saberes circenses em âmbito escolar 

19h - Mesa 3 - Circo e Educação: Novas ferramentas para atuar frente aos problemas educacionais na sala de aula Mediador Daniel Lopes. Convidados: Gilson Santos Rodrigues e Alice Viveiro de Castro

26 de outubro
TERÇA-FEIRA

10h – Oficina Formativa - C/ Renata Volpato
Lado B - Modos de olhar a vida através da palhaçaria 

14h - Oficina Formativa - C/ Collapso Cultural
Palhaçaria e yoga do riso

16h - Espetáculo ‘Reciclown Circus’ - Cia Raros Circus (Ribeirão Preto/SP)

20h – Espetáculo Varietê “Experimentalhaço”. Direção: Serafim | Mestre de Cerimônia: Palhace Donna

27 de outubro
QUARTA-FEIRA

10h - Oficina Formativa - C/ Leandro Silva Delgado
Lado B - Circo no Quintal - Bolha de sabão

14h - Oficina Formativa - C/ Collapso Cultural
Palhaçaria yoga do riso 

19h - Mesa 4 - Coulrofobia, medo de palhaço: Sombra e Arte. Mediador Marco Guerra. Convidadas: Beth Lopes e Márcio Douglas

20h - Varietê da Diversidade. Direção: Cibele Mateus

28 de outubro
QUINTA-FEIRA

10h - Oficina Formativa - C/ Renata Volpato
Modos de olhar a vida através da palhaçaria 

14 - Oficina Formativa - C/ Rodrigo de Abreu
Manipulação de objetos - Ponto fixo 

16h - Espetáculo
‘Atravessando Lugares’ - Mano a Mana (São Paulo/SP)

20h - Noite de Gala. Direção: Painé Santamaria | Mestre de Cerimônia: Fuska

28 de outubro
SEXTA-FEIRA

14 - Oficina Formativa - C/ Caê
Ritmo em cena: percussão corporal e música com objetos 

19h - Mesa 5 - Palhaço, psicanálise e educação -
Mediador Marco Guerra. Convidados: Christian Dunker e Cláudio Thebas.

20h - Espetáculo Varietê “CirKaos”. Direção: Artur Faleiros | Mestre de Cerimônia: Palhaça Fadinha 

Show Tulipa Ruiz

 

Fichas técnicas - Espetáculos  
 

"Em Busca do Ingrediente Secreto" - Ateliê de Criações (São Paulo/SP)
Chica e Olga vivem uma grande aventura em busca de um ingrediente secreto. Com o "fogão maravilhoso", percorrem lugares inimagináveis em um piscar de olhos e convidam o público a viajar nesta jornada. O desafio é preparar uma receita incrível para vencer o famoso Festival Gastronômico da Tia Gertrudes. Ao buscarem o ingrediente secreto, as duas descobrem que não podem desistir daquilo que mais querem.

"Reciclowns Circus" - Cia Raros Circus (Ribeirão Preto/SP)
Um gari e um coletor de materiais reutilizáveis se encontram em um dia de trabalho. Ao realizarem as tarefas cotidianas, acabam por enfrentar questões sobre o que é o lixo, como ressignificar e reutilizar os objetos descartados pela sociedade e se tudo pode ser recriado. Enquanto um deles quer simplesmente terminar o serviço, o outro quer transformar o mundo! Uma comédia que une o circo e o teatro, fazendo  nascer uma amizade que pode nos inspirar.

"In Concertina" - Palhaço Ritalino (Londrina/PR)
Munido de sua concertina musical, Ritalino realizará um concerto. Como as coisas não saem como o esperado, ele inicia uma saga para vencer os obstáculos que surgem, entre partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico. Mesmo com a aparente falta de sorte, o palhaço realiza um concerto emocionante, levando a plateia ao riso e ao onírico. In Concertina trata da metamorfose... do efêmero. Daquilo que é extremamente delicado, mas que antagonicamente traz uma força extraordinária. E como tudo no mundo e na vida, finda. Talvez, mais cedo do que gostaríamos de imaginar.

'Atravessando Lugares" - Mano a Mana (São Paulo/SP) 
Adaptação audiovisual da intervenção urbana criada por Mano a Mana, dupla de mão a mão formada por Marília Mattos e Dyego Yamaguishi. A exploração de técnicas acrobáticas se une à experimentação de espaços inusitados, com investigação de ambientes videográficos, cênicos, sonoros e de moda, artesanais. Ambientes que também são estéticos, sociais e políticos. Com outra perspectiva de criação, em linguagem audiovisual, através das lentes de Flávia Oliveira e sob a direção de Beatriz Evrard, a ideia é atravessar os caminhos do habitual


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »