15/10/2021 às 14h01min - Atualizada em 16/10/2021 às 00h00min

Safira Energia lança marca do Grupo alinhada à nova estratégia de negócios

Grupo está se transformando e avança para outros setores da economia, incluindo startups e financeiro

SALA DA NOTÍCIA GPCOM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
www.safiraenergia.com.br
Divulgação
O Grupo Safira, que iniciou suas atividades como Safira Energia e se desenvolveu com a oferta de soluções energéticas em todas as frentes relacionadas à geração, gestão, inteligência de mercado, comercialização e consultoria em energia elétrica, está se transformando e abrindo novas frentes de negócios, que vão além do setor de Energia e caminham nos mercados de startups e financeiro. E, com o objetivo de comunicar ao mercado seu novo posicionamento, o Grupo desenvolveu uma nova marca e identidade visual, alinhadas à sua nova estratégia de negócios.

“A digitalização das atividades e dos negócios avança em ritmo acelerado e, além de impactar o mercado de Energia, que originou nossa primeira empresa, está abrindo oportunidades ainda inexploradas e com enorme potencial de beneficiar outras verticais da economia. E o Grupo Safira quer ser protagonista dessa transformação, no desenvolvimento de novos negócios”, destaca Mikio Kawai Jr., CEO do Grupo Safira. “O futuro é digital e nós já estamos avançando nessa direção, ao investir em startups, no mercado financeiro e em grandes parcerias.”

A nova marca busca transmitir a imagem de diversidade – tanto dos negócios quanto das pessoas que integram o time; a percepção de inovação – na busca de soluções que podem transformar os mercados; e de evolução contínua do conhecimento sem limites, apoiando negócios que impactam positivamente a sociedade, com caminhos mais múltiplos e propostas mais plurais. 

“Ao mesmo tempo que trazemos novas soluções para o setor de Energia, por exemplo, com a criação da Safira Solar – negócio que une a geração de energia renovável a uma plataforma digital para democratizar o acesso do consumidor -, avançamos em outros negócios digitais, apoiando startups que já se comprovam de grande potencial de crescimento e que beneficiam várias verticais da economia”, destaca Kawai Jr.

Por meio dos programas Acelera Si9, de aceleração, e Safira Labs, de pré-aceleração, o Grupo Safira já apoiou mais de 15 startups em fase de pré-aceleração, de aceleração ou realizou investimento direto em equity. O apoio oferecido por esses programas abrange todas as fases do venture building, desde a pré-aceleração e mentoria das startups, cocriação de produtos, disponibilização de espaço colaborativo, networking e fornecimento de softwares de gestão para viabilizar o desenvolvimento das ações, até investimento direto e contato com investidores. 

Entre as empresas aceleradas destacam-se a Festa Compartilhada, plataforma que promove o conceito de economia compartilhada e o consumo consciente na realização de eventos e festas, e a Débito Direto, uma solução que atua como facilitadora para pequenas e medias empresas, centralizando por meio de uma plataforma digital o pagamento de contas através de um único boleto ou cartão de crédito. 

Em breve o Grupo Safira lançará uma fintech de antecipação de recebíveis e outras operações de crédito, para oferecer aos seus clientes mais uma alternativa para apoiar as empresas que integram os programas de inovação, suprindo uma demanda que não está na mira dos bancos tradicionais. 

“Fintechs de meios de pagamento e antecipação de recebíveis são transversais a todos os segmentos econômicos. Por dispensarem as empresas de investirem em soluções proprietárias, representam iniciativas com grande potencial de crescimento e proporcionam uma importante alavanca de desenvolvimento para startups”, completa o CEO do Grupo Safira.

Sobre o Grupo Safira:
O Grupo Safira iniciou suas atividades na área de Energia em 2008, por meio da Safira Energia, uma das principais empresas de comercialização e consultoria em análises, estratégias e soluções para o setor energético brasileiro, e a partir de 2018 ampliou sua atuação com foco em Negócios Digitais inovadores, investindo, por meio dos seus programas Acelera Si9 e Safira Labs, em startups de base tecnológica inovadoras e que possam contribuir com a modernização e digitalização do Brasil.

Posicionado em 661º lugar no ranking geral das 1.000 maiores empresas do País, elaborado pelo Valor Econômico em 2021, o Grupo Safira faturou R$ 1,036 bilhão em 2020. Desde 2019, estendeu sua atuação para outros negócios, como a recém-lançada Safira Solar, empresa que investe em plantas fotovoltaicas de até 5 MW para Geração Distribuída e que comercializa energia solar ao consumidor final por meio de aplicativo, bem como a participação em startups.

Na área de Energia, o portfólio do Grupo Safira inclui Gestão, Geração Distribuída, Comercialização e estruturação de dívida para projetos que entregam serviços para clientes atendidos tanto no mercado cativo como no mercado livre de energia. Conta com mais de 3 GW médios sob sua gestão, entre geradores e consumidores livres. Em 2020, ficou entre as cinco principais comercializadoras do Prêmio Destaque Energia do GPTW (Great Place to Work), reforçando a certificação que já possuía como uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar. Também em 2020, conquistou o Selo Verde do Programa de Certificação da Bioeletricidade da ÚNICA.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »