15/10/2021 às 16h07min - Atualizada em 15/10/2021 às 16h38min

Fundação Telefônica Vivo comemora o Dia dos Professores com mais de 32 mil educadores formados em 2021

SALA DA NOTÍCIA Sala da Notícia
Fundação Telefônica Vivo

Neste dia 15 de outubro, em que é comemorado o Dia dos Professores, a Fundação Telefônica Vivo comemora mais de 32 mil educadores formados pela Plataforma Escolas Conectadas em 2021. A iniciativa, que faz parte do ProFuturo, programa da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, estimula a formação continuada de professores da rede básica de ensino, por meio de cursos gratuitos e online. Desde 2018, o Escolas Conectadas já formou mais de 135 mil educadores.

As formações têm como foco a troca de experiência entre educadores e a construção coletiva de conhecimento, com opções mediadas e autoformativas de diferentes cargas horárias, e certificados por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).  O conteúdo ministrado contempla demandas do cenário educacional brasileiro e beneficia não só quem está na sala de aula, mas também os gestores enquanto agentes de transformação da educação. 

Desde 2015, o projeto promove a inclusão de educadores na cultura digital e o desenvolvimento de competências do século XXI nos alunos, por meio da prática de novas metodologias de ensino, tendo o professor como figura central da transformação educacional. A plataforma oferece mais 40 cursos gratuitos, como “Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação”, “Ensino híbrido: como fazer na minha escola?”, “Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet”, que estão com inscrições abertas. 

O trabalho do projeto Escolas Conectadas vem sendo reconhecido e ganhou premiações relevantes. Em 2020, foi o único projeto brasileiro a receber o Prêmio UNESCO-Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum de Melhores Práticas e Desempenho no Aprimoramento da Eficácia de Professores. Também recebeu, em 2021, o World Summit Awards, importante prêmio internacional na área digital, na categoria Aprendizagem e Educação, da edição Brasil. 

  O mais recente lançamento da plataforma é o livro “Escola para Todos: promovendo uma educação antirracista” que traz um conteúdo fruto de inúmeras edições do curso homônimo, também disponível na plataforma.  O tema que contempla o curso e o livro “Escola para Todos: promovendo uma educação antirracista” faz parte de um dos paineis do evento enlightED Hybrid Edition 2021 que, pela primeira vez, terá uma edição nacional este ano, promovido pela Fundação Telefônica Vivo, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, em ambiente online. Este tema será objeto de uma das mesas do evento, sobre o viés da “Educação antirracista como instrumento de justiça social”. Para participar do evento, basta acessar o site e se inscrever gratuitamente. 

Sobre a Fundação Telefônica Vivo

Há mais de 22 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é uma das responsáveis pela esfera social no conceito ESG da companhia. Com foco em educação como aspecto essencial de transformação da sociedade, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem. A instituição oferece cursos à distância e gratuitos de formação continuada para qualificar educadores a desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas à BNCC, e plataforma online com recursos digitais de aprendizagem que apoiam professores, pais e alunos na rotina de estudos em casa. Para os jovens, oferece oportunidades que visam potencializar habilidades em três temáticas principais: projeto de vida, empreendedorismo social e tecnologias digitais. Além disso, a Fundação trabalha fortemente o voluntariado corporativo, que tem como objetivo sensibilizar e engajar colaboradores da Vivo em ações que gerem impacto social, tanto no formato presencial quanto digital.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »