28/06/2012 às 00h10min - Atualizada em 28/06/2012 às 00h10min

Kaur chama a atenção para a cidade em individual no Cartel011

Em sua primeira exposição individual, o artista apresenta telas onde procura dar cor ao cinza da cidade

Agência Lema

Até 2 de julho, o Cartel011 apresenta a exposição O Arquiteto Cósmico, de Kaur. Serão 12 trabalhos em spray sobre tela, resultado de sete meses de trabalho e 13 anos de pesquisa. As pinturas mostram a obstinação de Kaur em dar luz à cidade de São Paulo. Ao adicionar cor ao grafismo cinza da cidade, ele procura oferecer um entorno melhor – daí o título da mostra. O artista parte de geometrias que remetem tanto aos prédios que enchem o skylinequanto à imagem icônica da calçada da cidade, feita por Mirthes dos Santos em 1966, porém adicionando as cores fortes e contrastantes do spray. Todas as peças estarão a venda.

Além das cores, Kaur permite que os respingos típicos deixados pelas latas de spray manchem as pinturas, sinal ou rastro da passagem do artista. Rastro que já deixa pela cidade há 13 anos, com seu trabalho como grafiteiro, termo que ele carrega com o orgulho de quem procura dar atenção a partes mais esquecidas ou escondidas da cidade: “No trabalho de rua, sempre quis levar as pinturas para as partes menos privilegiadas da cidade, com a vontade de chamar atenção para um local abandonado ou degradado. Sempre quero melhorar a cidade que amo”, relata.

Kaur nasceu em 1980, no Cambuci, em São Paulo, reduto tradicional do graffiti nacidade. De lá vieram artistas consagrados, como Nunca, que escreve o texto curatorial da exposição. Vindo de uma infância de condições simples, o artista encontrava no trabalho dos grafiteiros da região uma possibilidade de ampliar seu olhar. Foi assim que deu início ao trabalho artístico e, consequentemente, aderiu ao coletivo VLOK, da qual participam Osgemeos, Finok, Nina, Nunca e Ise.

Sobre o Cartel011

O Cartel011 surgiu da necessidade de transformar o ambiente urbano, proporcionando um local de convivência que une conteúdo de diversos segmentos, além de promover ações para artistas e marcas, com o objetivo de sempre surpreender o público. Trata-se de uma nova proposta de ‘recipiente multidisciplinar’, promovendo a expressão plural no âmbito das artes, design, arquitetura/ decoração, tecnologia, moda, fotografia, música, comunicação e gastronomia. Sob comando dos sócios Cristian Resende e Fernando Sapuppo, o Cartel011 também concentra no segundo andar seu espaço de coworking com profissionais disponíveis para consultorias e prestação de serviços, dentro dos diversos segmentos apresentados pelo nú cleo.

 

O ArquitetoCósmico @ Cartel011

Abertura: 14 de junho de 2012, das 19h às 22h

Período expositivo: 15 de junho a 02 de julho

Rua Artur de Azevedo, 517, Pinheiros

De segunda-feira a sábado, das 11h às 20h

Telefone: (11) 3081-4141


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »