30/09/2021 às 11h27min - Atualizada em 30/09/2021 às 13h00min

Show inédito do Filó Machado Sexteto tem exibição online dia 30 de outubro

SALA DA NOTÍCIA Eliane Verbena
http://verbenacomunicacao.blogspot.com/2021/09/show-inedito-do-filo-machado-sexteto.html
Filó Machado Sexteto (foto de Dan Agostini)
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta show inédito do Filó Machado Sexteto, no dia 30 de outubro, sábado, com exibição no YouTube / FilóMachado, às 21 horas. O acesso é gratuito, integrando a programação do #CulturaEmCasa.

Com 60 anos de carreira, Filó Machado é reconhecido pelo virtuosismo como multi-instrumentista, pela originalidade e criatividade nas suas composições, pela interpretação e timbre personalíssimo e também pela força de seu canto. Para esta apresentação, Filó Machado se debruçou sobre um repertório de músicas autorais (algumas em parcerias), compostas ao longo de sua carreira, que nunca foram registradas em gravações. Algumas foram apresentadas somente em shows ao vivo e outras serão apresentadas ao público em primeira audição. O programa do show traz ainda duas canções de seu neto Felipe Machado, cantor e violonista, que o acompanha em shows, turnês e gravações, desde 2014.

O sexteto é Filó Machado na direção musical, nos arranjos, na voz e no violão, acompanhado por Felipe Machado (voz e violão), Sergio Machado (bateria), Rubem Farias (baixo), Jota P (sopros) e Fábio Leandro (piano). O espetáculo - gravado em vídeo no Estúdio Baeta - promete ilustrar um pouco de sua longa trajetória em busca da originalidade, regada por lindas melodias e acordes inspirados que permeiam a essência musical desse artista brasileiro.

O repertório

A música “Momento Exato” foi composta por Filó Machado, 1973. “A inspiração brotou de um sentimento estranho e intrigante. As primeiras palavras me vieram imediatamente” - Em um estado inexato estou / sem saber se fico ou se vou / longa estrada, relutante e fria / longe e perto / instante parto / momento exato de te encontrar. “Tarde de Novembro” é uma sonata que possui seis movimentos, datada de 1975. Segundo Filó, “é uma música complexa que carrega diversos estilos musicais, desde o clássico, o erudito, a bachiana e a dança russa, passando também pelo samba”. “Plano de Voo”, de 1979, foi feita em homenagem a um comandante da extinta companhia aérea VASP, que o convidou para a cabine de comando durante um voo de Campo Grande a São Paulo. Era um fã que frequentava os bares onde Filó Machado se apresentava. Composta em 1980, “Wal” é uma música em homenagem à sua amiga Walquíria, uma pessoa bastante conhecida na noite paulistana. “A inspiração veio de um lindo cartão postal que Wal me enviou quando estava viajando”, revela o compositor.

“Baião do Porão” é de 1980. Segundo o autor, traduz um período de quase duas décadas de ensaios no porão de sua casa. Composta em 1990, “Retrato Antigo” (1990) é uma canção que Filó divide com sua grande parceira Judith de Souza. O músico comenta que “um texto que falava de um retrato antigo originou a música”. De suas composições mais recentes, “Trilhas e Trilhos” (2020) é uma parceria com a cantora Andrea Brandão, uma admiradora de seu trabalho que escreveu, então, a sua primeira letra de música. Filó Machado compôs “Vadeco” (também de 2020) em homenagem ao amigo, o guitarrista Valdivino: “um artista, um amigo que tanto me ensinou na vida e, infelizmente, faleceu em decorrência da covid-19”. Felipe Machado assina “Samba da Tesoura” e “Dandara”, a segunda, em parceria com sua avó Judith de Souza. Este promete ser um lindo momento no show, quando neto e avós compartilham a composição e a harmonização.

FICHA TECNICA - Direção musical, arranjos, voz e violão: Filo Machado. Músicos: Felipe Machado (voz e violão), Sergio Machado (bateria), Rubem Farias (baixo), Jota P (sopros) e Fábio Leandro (piano). Produção executiva e direção geral: Camila Machado. Gravação e mixagem: Estúdio Baeta. Captação de imagem, edição e transmissão: Mikonos Vídeo e Áudio
Fotos: Marco Aurelio Olimpio. Técnico de palco: William Ramos. Assessoria de Imprensa: Verbena Comunicação. Apoio: Belic Arte.Cultura e Syhmom. Realização: Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa - ProAC - 11/2020.

Show: Filó Machado Sexteto
Data: 30 de outubro. Sábado, às 21h
Onde: YouTube / Filó Machado
Exibição gratuita - https://www.youtube.com/MrMachado4
Duração: 60 min. Classificação: Livre
Nas redes: @filomachadomusico

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp